quarta-feira, 28 de julho de 2021

Portugal | OBRIGADO OTELO!

Palmas, Grândola e "obrigada Otelo" no último adeus ao estratega do 25 de Abril

"Obrigada, Otelo" foi a senha no último adeus ao estratega do 25 de Abril, numa cerimónia restrita do crematório de Cascais, antecedida de honras militares, palmas, "Grândola Vila Morena" e críticas à ausência de luto nacional.

Depois do cortejo fúnebre que partiu da Academia Militar, em Lisboa, a urna que transportou o corpo de Otelo Saraiva de Carvalho, que morreu no domingo, chegou ao início da tarde ao Centro Funerário de Cascais, em Alcabideche, onde o esperavam dezenas de pessoas e 10 militares da secção de Artilharia Antiaérea N. º1 do Exército.

Ouviram-se três salvas no momento de tirar o caixão, coberto pela Bandeira Nacional, do carro funerário, seguindo-se momentos de silêncio, em homenagem a Otelo Saraiva de Carvalho.

Numa tarja grande e branca, com letras em vermelho-escuro, podia ler-se "Obrigada, Otelo", mensagem que foi repetida por muitos dos presentes durante a breve cerimónia que decorreu à entrada do crematório.

Cravos vermelhos, "Grândola Vila Morena" e palmas não faltaram na despedida do estratega do 25 de Abril.

No entanto, e tal como tinha acontecido na Academia Militar, várias pessoas manifestaram o seu desagrado por não ter sido decretado luto nacional.

Aos jornalistas, o contra-almirante Manuel Martins Guerreiro, companheiro de Otelo no Conselho da Revolução, começou por afirmar que "o fundamental é que os portugueses sintam e queiram homenagear o Otelo", considerando que isso aconteceu nos últimos dias.

Jornal de Notícias com agências | Imagem: Epa/Miguel A. Lopes

Sem comentários:

Mais lidas da semana