domingo, 22 de agosto de 2021

Portugal | O empurrão de Costa

Rafael Barbosa* | Jornal de Notícias | opinião

Agosto aproxima-se do fim e António Costa deu, em entrevista ao "Expresso", o tiro de partida para a discussão que aí vem sobre o Orçamento do Estado, que será feita com bloquistas e comunistas.

Para o cidadão comum são boas notícias: haverá um aumento "significativo" no abono de família; bem como uma redução no IRS (seja por via do aumento do número de escalões; seja por via do aumento das deduções às famílias com filhos). Mas há mais. Todos os ministérios terão um aumento dos seus orçamentos na ordem dos 1,2% (ou seja, haverá mais dinheiro disponível, uma vez que a inflação deverá rondar os 0,8%). E no caso da Ciência, Saúde, Educação e Administração Interna, o primeiro-ministro promete ser ainda mais generoso. Finalmente (e mesmo sem abrir muito o jogo), fica claro que haverá aumentos para a Função Pública (com uma preocupação especial em valorizar os técnicos superiores). Nem parece ano de pandemia. Muito menos de vacas magras. Talvez de vacas voadoras impulsionadas pela "bazuca" europeia.

Manda a prudência que é melhor esperar para ver a versão final do OE 2022. Como é melhor esperar para ver se, ainda em 2022 (menos provável), ou só em 2023 (mais provável), passada que esteja a flexibilidade justificada pelos estragos causados pela pandemia, a União Europeia não imporá novas restrições orçamentais (convém lembrar, a propósito, que a dívida pública atingiu um novo máximo em final de junho: 350 mil milhões de euros). Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe, diz o provérbio, antigo mas capaz de resistir à passagem do tempo. Seja como for, e enquanto o rumo não se define, o líder socialista deu mais um empurrãozinho às hipóteses do seu partido nas próximas eleições autárquicas. Sempre fica mais longe a hipótese de um voto de castigo. No curto prazo, António Costa já ganhou. Se os portugueses também ganham alguma coisa com isso, o tempo dirá.

*Diretor-adjunto

Sem comentários:

Mais lidas da semana