Anúncio foi feito pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, na manhã desta quarta-feira.
Portugal vai acolher 50 refugiados afegãos para já, numa fase "mais imediata", anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros, na manhã desta quarta-feira, na TVI24.
De acordo com Augusto Santos Silva, Portugal mostrou-se disponível, no domingo, no quadro da União Europeia, a acolher 20 afegãos. Já esta terça-feira, no quadro da NATO, o Governo português disponibilizou-se a receber mais 30 cidadãos.
A prioridade agora, como explicou o governante, é acolher cidadãos que colaboraram com as forças internacionais e que se sentem mais ameaçados pelos talibãs.
"Temos a obrigação de proteger e salvaguardar a vida de muitos milhares de afegãos que colaboraram com as forças internacionais, como tradutores e intérpretes, que têm a sua segurança posta em perigo, e nós devemos protegê-los", salientou Santos Silva.
Numa fase posterior, no quadro das mesmas organizações, Portugal, assim como outros Estados-membros, irão acolher um maior número de refugiados: "Há uma obrigação moral da Europa em apoiá-los", reiterou o ministro.
Notícias ao Minuto | Imagem: © Global Imagens
Sem comentários:
Enviar um comentário