sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Xi diz que China expandirá cooperação com o Iraque

# Publicado em português do Brasil

A China atribui grande importância ao desenvolvimento das relações com o Iraque e está pronta para promover sua parceria estratégica para um maior desenvolvimento, disse o presidente chinês Xi Jinping nesta quarta-feira.

Em uma conversa por telefone com o presidente iraquiano Barham Salih, Xi disse que a China está disposta a continuar a apoiar a luta do Iraque contra a pandemia da COVID-19, expandir a cooperação bilateral em campos como energia, eletricidade e transporte e ajudar o Iraque com a reconstrução econômica e o desenvolvimento social.

Xi destacou que o Iraque foi um dos primeiros países árabes a estabelecer relações diplomáticas com a República Popular da China, e também um parceiro importante da China para a cooperação do Cinturão e Rota na Ásia Ocidental e Norte da África.

Como uma amiga sincera do povo iraquiano, a China tem participado ativamente da reconstrução econômica do país, com a cooperação bilateral amigável e prática fazendo progressos constantes em vários campos, observou Xi, acrescentando que os dois países têm se apoiado e se ajudado desde o início da pandemia da COVID-19.

A China, enfatizou Xi, apoia firmemente os esforços do Iraque para defender sua soberania nacional, independência e integridade territorial, lutar contra o terrorismo e salvaguardar sua segurança e estabilidade nacional.

Xi acrescentou que seu país também apoia o povo iraquiano a escolher independentemente um caminho de desenvolvimento em consonância com as condições nacionais do Iraque, e se opõe a qualquer interferência externa nos assuntos internos do país.

Ele expressou sua esperança de que as várias facções no Iraque fortaleçam a unidade, busquem novos progressos no processo político interno e realizem a paz e a estabilidade a longo prazo, bem como a prosperidade e o desenvolvimento.

A China, disse ele, está pronta para trabalhar com países amigos, incluindo o Iraque, para promover a paz e o desenvolvimento e construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.

Por sua vez, Salih disse que o 100º aniversário da fundação do Partido Comunista da China é um evento marcante tanto para a China quanto para o mundo, acrescentando que deseja à China maiores conquistas na jornada à frente a partir deste novo ponto de partida.

Observando que o Iraque e a China são grandes civilizações com uma longa história, ele disse que o lado iraquiano entende as medidas tomadas pela China para salvaguardar a soberania nacional, a segurança e a integridade territorial, e adere firmemente à política de Uma Só China.

O lado iraquiano, acrescentou, aprecia a China por sua ajuda na reconstrução econômica do Iraque e na sua luta contra a COVID-19, e está disposto a aprofundar as relações amistosas com a China.

Ele disse que o Iraque espera fazer esforços conjuntos com a China para fortalecer continuamente a cooperação em resposta à pandemia, expandir a cooperação bilateral em comércio e investimento e expandir os intercâmbios e a cooperação em áreas como cultura, turismo, juventude e esportes.

O Iraque, acrescentou, também está pronto para trabalhar com a China para intensificar a comunicação estratégica, abordar as mudanças vertiginosas nas circunstâncias internacionais e regionais, lutar contra o terrorismo e salvaguardar a paz e a estabilidade regionais e globais.

Xinhua | Diário do Povo | Web editor: Milena Wang, Renato Lu

Sem comentários:

Mais lidas da semana