quarta-feira, 24 de novembro de 2021

A administração de Biden é a República de Weimar a caminho do fascismo dos EUA

# Publicado em português do Brasil

Finian Cunningam* | Strategic Culture Foundation

A crescente inflação econômica e os problemas sociais sob o governo Biden apontam para um resultado desastroso que aguarda os Estados Unidos.

A adoção do extremismo político pelo Partido Republicano nos Estados Unidos preocupou os historiadores constitucionais com a tendência para o fascismo. Se for esse o caso, o infeliz governo Biden pode ficar na história como uma imitação da República de Weimar antes da ascensão do fascismo americano.

Esta semana viu dois exemplos de como o Grande Velho Partido de Abraham Lincoln caiu em uma espécie de culto extremista.

Um congressista republicano, Paul Gosar (R-Arizona), foi formalmente sancionado por postar um vídeo de desenho animado editado mostrando-o assassinando outro legislador, a democrata Alexandria Ocasio-Cortez (D-New York City). O vídeo também mostrou Gosar empunhando espadas em um ataque sangrento ao presidente Joe Biden.

O político republicano não se desculpou pelo incitamento à violência. A maioria dos membros de seu partido no Congresso se recusou a votar a favor da censura.

Não se trata apenas de um vídeo bobo que pode ser facilmente descartado como uma piada de mau gosto.

Há um endosso crescente da violência de membros republicanos contra oponentes políticos. Isso está de acordo com os legisladores republicanos assumindo abertamente posições públicas em apoio a grupos de milícias de extrema direita, como os Oath Keepers e os Proud Boys. Esses grupos são melhor descritos como fascistas, promovendo a ideologia da supremacia branca.

O outro acontecimento esta semana foi a acusação formal de Steve Bannon em conexão com seu suposto papel na insurreição de 6 de janeiro no Capitólio em Washington DC. Acredita-se que Bannon tenha coordenado com o então presidente Donald Trump uma tentativa de derrubar a certificação do Congresso da eleição de Joe Biden como o novo presidente. Naquele dia agitado, Trump e seus acólitos incitaram milhares de apoiadores a atacar violentamente o prédio do Congresso. Foi uma tentativa de golpe perpetrada por extremistas de extrema direita movidos por falsas alegações de fraude eleitoral.

Trump ainda está escondido nas sombras do processo político dos EUA. Apesar do impeachment no desastre de 6 de janeiro, ele nunca foi responsabilizado pelo que foi um audacioso ataque fascista às instituições democráticas. Trump continua a cuspir a Grande Mentira sobre a fraude eleitoral e o fato de ser enganado na Casa Branca. Ele reclama de como Biden está destruindo a América, acusando Biden com slogans infundados de “socialismo radical” e “marxismo cultural”. Esses rótulos são politicamente analfabetos no estreito espectro do sistema bipartidário dos Estados Unidos. Mas eles são úteis para distrair os eleitores da verdadeira guerra de classes que está sendo travada impiedosamente contra a maioria dos trabalhadores americanos pelo sistema oligárquico, um sistema em que ambos os partidos são servidores leais.

Pela atitude desafiadora e truculenta dos republicanos rejeitando as acusações de violência política, é plausível ver o partido gravitando em direção ao fascismo. Combinado com essa tendência está a adoção da inimizade racista contra as minorias étnicas e os imigrantes que são denegridos como “estrangeiros ilegais”. Os republicanos promovem teorias de conspiração que causam divisão, como a "substituição dos brancos", que afirma que os americanos brancos estão sendo deliberadamente marginalizados por pessoas de cor.

A linguagem política está se tornando cada vez mais dogmática e odiosa, pelo que qualquer um que não concorde com o Partido Republicano, dominado por Trump, pode ser caluniado como traidor e inimigo. Entre os 13 legisladores do Partido Republicano que votaram pela aprovação do projeto de infraestrutura de US $ 1 trilhão de Biden, a maioria deles foi perseguida por partidários agitados por extremistas como o deputado Majorie Taylor Greene. Alguns até receberam ameaças de morte.

Aqui está o problema: a crise na sociedade americana deriva do capitalismo e de sua oligarquia. Vastas desigualdades, pobreza, desemprego, assistência social e saúde precárias, habitação e educação, e assim por diante, estão todos enraizados no fracasso histórico do capitalismo dos Estados Unidos. Pessoas como Trump e outros nobres do Partido Republicano, assim como os democratas, são os beneficiários do golpe capitalista. No entanto, Trump e sua turma, bem como eruditos da mídia sem noção, enganam grosseiramente o público, dizendo-lhes que todos os seus problemas derivam do “socialismo radical” e do “marxismo cultural” impulsionados pelo governo Biden.

Trump e o Partido Republicano estão promovendo a política fascista como uma panacéia sob o pretexto de “Salvar a América”.

Biden e sua frágil administração democrata estão ajudando e incentivando a ascensão do fascismo nos Estados Unidos porque são muito tímidos em desafiar o sistema capitalista e a oligarquia arraigada. O Partido Democrata está muito ocupado perseguindo uma "política de identificação" superficial em vez de enfrentar a política de classe que realmente causa impacto na maioria dos americanos.

Biden e os democratas estão apenas mexendo no sistema em uma vã tentativa de torná-lo mais brando. Como diz a velha piada: qual é a diferença entre republicanos e democratas? Os Dems usam lubrificante quando estão te ferrando.

Nesse estágio, entretanto, todo o sistema voraz está destruindo a estrutura da sociedade dos Estados Unidos e empobrecendo dezenas de milhões de americanos. O que é necessário é um programa socialista formidável e completo que transforme o sistema de lucro e riqueza privados para uma pequena minoria. A ironia é que a maioria dos americanos, incluindo republicanos comuns e eleitores democratas, provavelmente apoiaria uma política tão radical.

Mas uma política radical não vai acontecer sob os democratas. Eles apenas irão prolongar o sistema que está esmagando a sociedade sob um falso verniz de “reforma progressiva”. Em tais circunstâncias fúteis, os fascistas Trump podem atacar pessoas vulneráveis ​​em busca de soluções aparentemente rápidas.

A República de Weimar da Alemanha (1919-1933) consertou o fracasso capitalista e, ao fazê-lo, criou o caos e fomentou o extremismo e o fascismo que culminou no Terceiro Reich nazista. A crescente inflação econômica e os problemas sociais sob o governo Biden, bem como a crescente desilusão juntamente com o surgimento de políticas extremistas, apontam para um resultado desastroso semelhante à espera dos Estados Unidos.

* Ex-editor e redator de grandes organizações de mídia. Ele escreveu extensivamente sobre assuntos internacionais, com artigos publicados em vários idiomas

Sem comentários:

Mais lidas da semana