segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

A UCRÂNIA E A “INFORMAÇÃO BANHA DA COBRA” NO SEU MELHOR

Ao recolhermos informação nos órgão de comunicação social deparamos com algo que poderia ser considerado desinformação e péssimo profissionalismo de escribas e papagaios que nos pretendem baralhar às ordens de quem sabem bem e porquê.

Acerca do ponto de situação na Ucrânia é flagrante a informação díspar. Enquanto podemos olhar para o que menciona na SIC há cerca de duas horas – a CNN não faz melhor, assim como muitos outros – é referido Guerra na Europa ao minuto: explosões em Kiev e Kharkiv, prédio atingido por míssil.

Em contrapartida, aproximadamente há mesma hora, a RTP anuncia: Noite calma em Kiev à espera das negociaçõesO que vai de encontro a declarações que apresentamos a seguir via site da Interfax - agência russa na Ucrânia, onde é referido pelo prefeito da cidade (presidente de câmara municipal da cidade) que a noite em Lviv (Kiev) foi tranquila e foi passada pacificamente.

E então? Em que ficamos? Em quem acreditar? No presidente da câmara da cidade ou nos abundantes papagaios que os órgãos de comunicação social têm por supostos profissionais do jornalismo que aparentemente parecem preferir vender banha da cobra?

Pois é. Acreditar ou não acreditar fica ao critério de cada um dos que consomem o produto final que nos chega, a informação ou a desinformação. Decida-se… e desconfie sempre. (PG)


A noite em Lviv (Kiev) passou tranquilamente, nos postos de controle longas filas para entrada na cidade - Sadovy

O prefeito de Lviv, Andriy Sadovy (na foto), afirma que a noite na cidade passou pacificamente, não houve interrupções no fornecimento de água, eletricidade e gás.

De acordo com Andriy Sadovy no Telegram Channel, a partir das 9h30 de 28 de fevereiro, mais de 3.000 moradores de Lviv estão patrulhando a cidade.

"A noite passou pacificamente. Os moradores estão ajudando ativamente os policiais e patrulhando 24 horas por dia junto com a polícia e as forças de TerDobyni. Lembraremos que, se você estiver pronto para proteger nossa cidade, entre em contato com a administração distrital de Lviv mais próxima", disse o comunicado. declaração disse.

Segundo o prefeito, atualmente há longas filas nos postos de controle para entrar na cidade.

"Estamos trabalhando para fortalecer nossos postos e ajudar a polícia nas inspeções de carros para acelerar as viagens", disse Sadovyi.

Ele também disse que todos os serviços em Lviv funcionam normalmente.

"Devido à precipitação durante a noite, os equipamentos de remoção de neve estavam funcionando nas ruas da cidade. O transporte público também continua: 98 autocarros e trólebus, 129 autocarros circulam pela cidade. Não há interrupções no fornecimento de água, eletricidade e gás", disse o prefeito.

Interfax. ua 

Sem comentários:

Mais lidas da semana