segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

NEGOCIAÇÕES UCRÂNIA–RÚSSIA AVANÇAM. UCRÂNIA QUASE NA UE E NA NATO?

UCRÂNIA VAI ENTRAR NA UE ATRAVÉS DE ESTATUTO ESPECIAL

Ucrânia exige "cessar-fogo imediato" e retirada de tropas russas. Delegação de Kiev já chegou à fronteira com a Bielorrússia

A Ucrânia exigiu um cessar-fogo russo imediato e a retirada de tropas, quando uma delegação de Kiev chegou para conversar com a representantes russos no quinto dia da ofensiva de Moscovo contra o país.

"A delegação ucraniana chegou à fronteira ucraniana-bielorrussa para participar de negociações com representantes da Federação Russa", disse a presidência ucraniana em comunicado. "A questão chave das negociações é um cessar-fogo imediato e a retirada das tropas da Ucrânia." -- AFP

Zelensky pede aos soldados russos que deponham as armas e saiam do país

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apelou hoje aos soldados russos para que deponham as armas, numa mensagem divulgada antes das conversações com Moscovo, em que Kiev exige a retirada das forças russas.

"Larguem as armas, saiam daqui, não acreditem nos vossos comandantes, não acreditem nos vossos propagandistas. Salvem apenas as vossas vidas", disse Zelensky numa mensagem em russo, citado pela agência francesa AFP.

Representantes ucranianos e russos realizam hoje negociações perto da fronteira da Ucrânia com a Bielorrússia, um país aliado de Moscovo.

A presidência ucraniana disse que vai exigir um cessar-fogo imediato e a retirada das tropas russas da Ucrânia.

O conselheiro presidencial Vladimir Medinsky, que chefia a delegação de Moscovo, disse que a Rússia está disponível para um acordo que seja do interesse das duas partes. -- Lusa

Zelensky quer a adesão imediata da Ucrânia à UE

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, quer a adesão imediata do seu país à União Europeia (UE).

"Apelamos à UE para a adesão imediata da Ucrânia através de um novo procedimento especial", disse Zelensky num novo discurso em vídeo, citado pela AFP.

"O nosso objetivo é estarmos juntos com todos os europeus e, mais importante ainda, estarmos em pé de igualdade. Tenho a certeza de que é justo. Tenho a certeza de que é possível", acrescentou. -- DN

Ursula von der Leyen defende a entrada da Ucrânia na União Europeia

A presidente da Comissão Europeia Ursula Von der Leyen, em declarações ao canal Euronews, afirmou que existem muitos tópicos entre a Ucrânia e a União Europeia que permitem esta integração, referindo que "de facto a Ucrânia ao longo do tempo pertence à União Europeia. Eles são um de nós e queremos que eles entrem."

Esta declaração é feita na sequência de uma decisão inédita da União Europeia em fornecer armas à Ucrânia. -- RTP

Sem comentários:

Mais lidas da semana