domingo, 20 de fevereiro de 2022

Com lucros de milhões, Novo Banco quer mais dinheiro do Fundo de Resolução

PORTUGAL

Apesar dos lucros obtidos em 2021, que devem rondar os 200 milhões de euros, o banco herdeiro do BES de Ricardo Salgado prepara novo pedido de capital ao Fundo de Resolução. 

Segundo o Jornal Económico, que divulgou a informação esta sexta-feira, o valor exacto do pedido ainda não é conhecido, uma vez que também ainda não são conhecidos os resultados finais obtidos pela instituição em 2021, mas notícias vindas a público dão conta de que devem rondar os 200 milhões de euros. 

A possibilidade de vir a pedir nova injecção de capital já tinha sido avançada em Maio pelo presidente executivo do Novo Banco, numa audição da comissão parlamentar de inquérito (CPI).

Segundo afirmou então António Ramalho, a instituição herdeira do BES poderia vir a pedir uma nova capitalização ao Fundo de Resolução, a rondar os 100 milhões de euros, referente às contas do ano passado. 

Desde a resolução do BES que os apoios públicos ao Novo Banco já ultrapassaram os oito mil milhões de euros. As audições realizadas no âmbito da CPI, designadamente a António Ramalho, mas também a Mário Centeno e a Carlos Costa, actual e ex-governador do Banco de Portugal, permitiram concluir que o Estado está a pagar quase o mesmo que custaria a nacionalização do Novo Banco, mas perdendo activos e receitas.

Em Setembro de 2020, PS, PSD, IL, PAN, Ch e CDS-PP chumbaram no Parlamento a reversão da venda do Novo Banco e a sua transferência para a esfera pública. 

AbrilAbril

Sem comentários:

Mais lidas da semana