sábado, 12 de fevereiro de 2022

CONTOS TRADICIONAIS ANGOLANOS -- A Alegre Gente que Veio do Arco-íris

Seke La Bindo

Esta história aconteceu no chão dos hereros, ou helelos, há tantos anos que a Terra era uma menina acabada de nascer. Dimbas, Muchimbas, Chavícuas, Hacavonas, Cuvales, Cuanhocas e Gendelengos são filhos dos oma-zimbo, ventres sagrados das primeiras mulheres que deram à luz aqueles que constituíram o Clã do Sol (Ovakwaneiuva) e o Clã do Arco-Íris (Vakwatyikondyi).

As primeiras mulheres alimentaram os filhos com abundância de leite e eles cresceram com os rebanhos ou brandiam as zagaias. Gostaram tanto do seu chão que deram a si próprios o nome dos que resolveram ficar (Vaherera okukala). Os povos vizinhos preferiram chamar-lhes Herera, os que são alegres. Mas eles também são poetas e trovadores.

Em Capangombe, terra dos Cuvales, os pastores fizeram este poema ao monte que vigia a vida nas planícies: Omphunda y Epale/ Ondundu ya tyongolundu/ yatala omapia/yakukolovela oyongundya. Para eles, “o monte Epale/morro pedregoso e alcantilado/ fixa os olhos nos campos/ contempla lá do alto as camponesas”.

Um dia chegou a guerra ao paraíso dos que foram gerados pelos ventres sagrados das primeiras mamãs No Sul, o bravo rei Maharero resistiu mas não evitou a submissão ao poderoso rei do Jau. 

Os trovadores hereros choraram então trovas amargas. Durante muitos anos a guerra matou a alegria e o boi do coração: Ongombe yokulikwambela. Mas os que brandiam as zagaias e sabiam cuidar das vacas cobertas conquistaram de novo a liberdade e com ela regressou a alegria entre os do Clã do Sol e os do Clã do Arco-Íris.  

O trovador Mutaeni quis marcar com música e poesia a reconquista da esperança nas planícies desérticas de Calupanda: Olha os nossos pássaros/que esvoaçam pairando/ao irem pousar em bando. “Tala odondila detu/ dituka ondyendye/ tyimadikawilila omuyala!”

Tyitunda era uma bela menina quando regressaram os dias da liberdade. Junto ao tronco sofrido de uma omu-ti cortaram-lhe as argolas de madeira dos braços e das pernas. Mais tarde foi conduzida pela Nkhandie para a aldeia onde foi recebida pela Mãe Velha que deu à luz a sua Mamã. 

Durante a noite, as raparigas de Capangombe cantavam o mais belo cântico da iniciação: Mba mwalala, imukeni!/ Omphembayalia ozondele/ otyinkhula tyalia ovatalume./ Owatali vomeho ovana vovihangepole/ ozomphindi delisa/ omipolo vyelisa kana! “Se estais a dormir, levantai-vos!/ O boi branco comeu as crias/ o boi vermelho devorou os homens burros./ As que contemplais são meninas bem formadas/ suas pernas bem torneadas/ as suas feições são tão belas!”

Tyitunda casou com um jovem pastor e deste casamento nasceram os Cuvales, que percorreram alegres aquele mundo imenso que vai dos planaltos da Cahama, Otchinjau e Chitado até ao longínquo bico do Caluheque. 

Hoje os descendentes de Tyitunda apascentam o gado no Camucuio, Caitou, Capangombe e Bibala, onde as águas nascem ferventes. Os seus olhos conhecem todas as tocas das montanhas do Hambo. O oma-zimbo de Tyitunda é tão sagrado como a liberdade do tempo, seja de dia ou de noite. E tem a magia de um povo que nasceu do ventre do arco-íris num dia prodigioso de sol e chuva.

Sem comentários:

Mais lidas da semana