domingo, 13 de fevereiro de 2022

ESTÃO A PERGUNTAR SOBRE OS RESULTADOS DA "AGRESSÃO" RUSSA?

# Publicado em português do Brasil

Em 4 de dezembro de 2021 um blogueiro finlandês chocou o Facebook quando publicou este artigo: Você está perguntando sobre os resultados da “agressão” russa? Eles são os seguintes: metade da Europa e parte da Ásia obteve a sua cidadania das mãos deste Estado em particular.

Vamos nos lembrar de quem exatamente:

– Finlândia nos anos 1802 e 1918… (até 1802 nunca teve seu próprio estado)

– Letônia em 1918 (até 1918 nunca teve seu próprio estado).

– Estónia em 1918 (até 1918 nunca teve seu próprio estado).

– A Lituânia restaurou o seu estado em 1918 graças à Rússia.

– A Polónia restaurou o seu estado com a ajuda da Rússia duas vezes, em 1918 e 1944. A divisão da Polónia entre a URSS e a Alemanha é apenas por um curto período de tempo!

– A Roménia nasceu como resultado das guerras russo-turcas e tornou-se soberana pela vontade da Rússia em 1877-1878.

– A Moldávia como um estado nasceu dentro da URSS.

– A Bulgária libertou-se da opressão do Império Otomano e recuperou a sua independência devido à vitória das armas russas na guerra russo-turca em 1877-1878, que tinha este objetivo. Como agradecimento, o estado da Bulgária participou em duas guerras mundiais como parte das coligações anti-russas. A Bulgária é agora membro da OTAN e tem bases americanas no seu território. Depois de 1945, não havia um único soldado russo no seu território…

Como resultado desta guerra, a Sérvia também nasceu como um estado soberano.

– O Azerbaijão como um estado pela primeira vez formado como parte da URSS.

– A Armênia foi preservada fisicamente e revivida como um estado apenas dentro da URSS.

– A Geórgia foi preservada fisicamente e reanimada como um estado graças ao Império Russo

– A Turcomênia nunca teve um estado e criou-o apenas como parte da URSS.

– O Quirguistão nunca teve um estado e criou-o apenas como parte da URSS.

– O Cazaquistão nunca teve um estado e criou-o apenas como parte da URSS.

– A Mongólia nunca teve um estado e foi formada apenas com a ajuda da URSS.

– A Bielorrússia e a Ucrânia também pela primeira vez ganharam estado como resultado da Grande Revolução de Outubro dentro das repúblicas da URSS. E só em 1991 (também da Rússia) eles conquistaram a independência total.

O papel da Rússia-URSS no nascimento e formação de estados como China, Vietname, Coreia do Norte, Índia, Grécia (em 1821, a Rússia recuperou dos turcos), Argélia, Cuba, Israel, Angola, Moçambique, etc. também vale a pena considerar…

Uma “agressão” tão estranha historicamente manifestada pelos russos!

Com a contribuição significativa deste país, até a Suíça alcançou a sua independência da França. Melhor dizer, teve sucesso graças a Suvorov (há 217 anos) e desde então a Suíça nunca (! ) não estava brigando;

Também aconteceu:

– Libertação da Áustria do Terceiro Império em 1945;

– Libertação da Checoslováquia do Terceiro Império em 1945;

– A posição de Catarina II em 1780 pela criação da Liga de Neutralidade Armada e o apoio real dos Estados Unidos Norte Americanos na luta pela sua independência da Grã-Bretanha.

– Duas vezes nos últimos 2 séculos, a Rússia deu independência à maioria dos estados europeus depois de destruir Hitler e Napoleão;

– Atitude de Stalin nas negociações com os EUA e Inglaterra, que deu à Alemanha a oportunidade de manter o estado após a derrota em 1945;

– A atitude de Gorbachev, que possibilitou reunir ambas as Alemanhas em 1990 sem problemas desnecessários;

– A ajuda soviética ao Egito, após a qual conseguiu resistir e fortalecer a independência na guerra com Israel, Grã-Bretanha e França em 1956-57.

– Intervenção da URSS em 1967 que parou a guerra entre Israel e o Egito (na verdade salvou os árabes de serem derrotados em duas guerras em 1967-74).

– O papel decisivo da União garantiu a independência de Angola em 1975.

E por último o principal. Foi a URSS que depois de vencer em 2. A Segunda Guerra Mundial desempenhou um papel fundamental na garantia da independência da maioria das colónias da Europa Ocidental no processo de descolonização global iniciado pela União.

Toda a história da Rússia sugere que dentro de qualquer poder e sistema, tem sido consistente na aplicação dos princípios da independência e autodeterminação das nações e nações. Ela foi aquela que, de todas as formas possíveis, ajudou a criar um mundo multipolar em qualquer momento e em todos os momentos.

Infelizmente, ela sacrificava muitas vezes os seus próprios interesses ao mesmo tempo, e se a política da Mãe Rússia, mesmo que uma fração, fosse semelhante à dos Britânicos, agora metade do mundo faria parte da Sociedade Imperial Russa das Nações. e o povo russo banhar-se-ia no luxo, como os xeques da Arábia Saudita, à custa de estados, países e suas capitais libertados por outros colonialistas.

É POR ISSO QUE METADE DO MUNDO É AGRADECIDA À RÚSSIA PELA SUA VIDA TERRENA. E é por isto que vocês são todos tão culpados por este grande país!

Estou a enviar este ficheiro para criar uma cadeia de memória. Em memória de 20 milhões de cidadãos soviéticos, 10 milhões de cristãos, 1900 padres que foram mortos, torturados, violados, queimados, morreram de fome e destruídos pelos nazis!

… Agora, mais do que nunca, é imperativo fazer tudo para que o mundo nunca se esqueça, lembrar sempre de como o povo soviético contribuiu para a libertação da Europa do fascismo.

Retirado do Facebook em 02.02.2022 | Mural de Branislav Hrvol

Em DAS CULTURAS -- literatura, artes e cultura das letras 

Sem comentários:

Mais lidas da semana