segunda-feira, 7 de março de 2022

A GUERRA PÁRA E AVANÇAM NEGOCIAÇÕES NA UCRÂNIA

Ucrânia rejeita corredores humanitários para a Rússia e a Bielorrússia. Nove mortos em ataque a aeroporto em Vinnytsia

Ucranianos e russos devem voltar esta segunda-feira à mesa das negociações, num dia em que as Nações Unidas vão também discutir a situação humanitária causada pela invasão ordenada por Putin

07 mar09:58

Rita Carvalho Pereira

Delegação russa já partiu para negociações com Ucrânia

Uma delegação russa já partiu para a Bielorrússia, onde, esta segunda-feira, deverá acontecer a terceira ronda de negociações entre a Ucrânia e a Rússia, avança a agência Reuters, citando a agência de notícias Sputnik da Bielorrússia.

07 mar09:57

Lusa

Grupo de hackers Anonymous reivindica ataque a televisões russas

O grupo de 'hackers' Anonymous reivindicou esta segunda-feira a responsabilidade por um ataque cibernético sobre os principais canais de televisão russos, transmitindo imagens não editadas da guerra na Ucrânia.

Numa publicação na rede social Twitter, o grupo disse que os canais afetados foram o Russia 24, o Channel One e o Moscow 24.

O ataque teve também entre os alvos as plataformas audiovisuais russas Wink e Ivi -- semelhantes à Netflix --, que contam com milhares de assinantes.

LER MAIS

07 mar09:36

Rita Carvalho Pereira

Rússia falta a audiência no Tribunal Internacional de Justiça da ONU

A Rússia rejetou, esta segunda-feira, comparecer numa audição no mais alto tribunal das Nações Unidas, com a Ucrânia a pedir uma ordem imediata para o fim do conflito.

"O tribunal lamenta a não-comparência da Federação Russa nestes procedimentos", declarou Joan Donoghue, a presidente do Tribunal Internacional de Justiça, o principal órgão judiciário da ONU, em declarações citadas pela AFP.

07 mar09:20

Rita Carvalho Pereira

Ucrânia considera "imorais" os corredores humanitários russos

A Ucrânia declarou, esta segunda-feira, que a proposta de abrir corredores humanitários para que a população ucraniana seja encaminhada para território russo e bielorrusso é "completamente imoral".

Um representante da presidência ucraniana sublinhou, numa declaração citada pela BBC News, que os cidadãos ucranianos "devem ter o direito de ser retirados pelo território da Ucrânia".

LER MAIS

07 mar09:17

Rita Carvalho Pereira

Corredores humanitários abertos na Ucrânia conduzem à Rússia e Bielorrúsia

O cessar-fogo decretado pela Rússia, esta manhã, para a imposição de corredores humanitários, está a gerar controvérsia quanto à sua segurança. De acordo com a agência de notícias AFP, vários dos corredores humanitários anunciados para as cidades de Kiev, Mariupol, Kharkiv e Sumy conduzem a população ucraniana para território russo ou bielorruso, país alíado de Putin.

De acordo com a agência de notícias russa Ria, citada pela BBC News, entre as quatro cidades abrangidas, apenas Mariupol e Sumy têm opções de rotas de evacuação que dão para território ucraniano. Os cidadãos de Kiev são encaminhados para a Bielorrússia e os de Karkhiv para a Rússia, com as forças militares russas a garantir "o controlo da evacuação, recorrendo até ao uso de drones".

Os corredores em causa deveriam abrir esta manhã, pelas 10h00 de Moscovo (7h00 em Lisboa), depois de duas tentativas prévias falhadas de cessar-fogo, nas quais as forças russas e as forças ucranianas se culparam mutuamente.

A decisão russa de abrir estes corredores teria sido tomada a pedido Emmanuel Macron, de acordo com o ministério da Defesa da Rússia, porém, representantes do Presidente francês já vieram desmentir que Macron tenha pedido corredores que vão dar à Rússia.

"Esta é mais uma forma de Putin impor a sua narrativa e afirmar que os ucranianos é que são os agressores e que os russos estão a oferecer asilo a toda a gente", declarou um representante do Palácio do Eliseu, em declarações ao canal de televisão francês BFMTV.

LER MAIS

07 mar09:01há 57 minutos

Rita Carvalho Pereira

Ataque a aeroporto em Vinnytsia faz nove mortos

O ataque aéreo ao aeroporto de Vinnytsia, no centro da Ucrânia, este domingo, causou a morte de nove pessoas, avança a agência de notícias AFP.

Os serviços de emergência ucranianos adiantam que, esta segunda-feira, foram resgatadas seis pessoas com vida dos escombros, tendo sido encontrados também os corpos de nove vítimas mortais.

"São cinco civis e quatro militares", indicam os serviços ucranianos, citados pela AFP. Os trabalhos de busca no local do ataque continuam a decorrer.

07 mar08:58

Rita Carvalho Pereira

Pelo menos 5000 detidos em manifestações na Rússia contra guerra

Pelo menos 5000 pessoas que se manifestavam sem autorização contra a invasão na Ucrânia foram detidas no domingo em 69 cidades da Rússia, informou, esta segunda-feira, a organização não-governamental (ONG) OVD-Info, especializada em monitorizar manifestações.

Este é um número de magnitude sem precedentes num único dia, muito mais do que durante a onda de protestos no início de 2021 em todo o país contra a prisão do opositor russo Alexei Navalny.

LER MAIS

07 mar08:49

Rute Fonseca

"Dez dias de guerra viraram a minha vida, não sei se vou ficar como era"

Depois de 20 horas de viagem, Galyna Hackmadzay conseguiu sair de Kiev. Está na Polónia e conta que o comboio onde viajou estava cheio de crianças sozinhas.

Estas imagens não a deixam dormir, confessa ter medo que esta guerra não acabe.

Foi no sábado que Galyna Hackmadzay decidiu deixar Kiev, diz que não aguentava mais e aceitou a ajuda de dois amigos que estão nas forças especiais da Ucrânia. "Eu hesitei, mas estava muito cansada e decidi sair. Eles ajudaram.-me a ir até à Polónia. A viagem foi muito complicada, sobretudos nas zonas que ficam a cerca de 50 quilómetros ao redor de Kiev. Fomos parados muitas vezes, à noite ficamos parados a ouvir as bombas muito perto de nós."

LER MAIS


 Russos anunciam cessar-fogo em quatro cidades. Nova ronda de negociações esperada esta segunda-feira

Ucranianos e russos devem voltar esta segunda-feira à mesa das negociações, num dia em que as Nações Unidas vão também discutir a situação humanitária causada pela invasão ordenada por Putin.

07 mar08:42

Lusa

Bolsas europeias em forte baixa, apreensivas com consequências económicas da invasão russa

As principais bolsas europeias abriram esta segunda-feira de novo em forte baixa, devido às consequências económicas da invasão da Ucrânia pela Rússia, com o preço do petróleo a disparar, que pode acentuar a já elevada inflação.

Cerca das 08h20 em Lisboa, o EuroStoxx 600 descia 1,99% para 413,34 pontos, o petróleo Brent subia para 127,01 dólares por barril e o euro caía para 1,0872 dólares.

LER MAIS

07 mar08:13

Carolina Quaresma

Russos e ucranianos voltam a sentar à mesa das negociações

Esta segunda-feira, a Rússia e a Ucrânia devem participar numa terceira ronda de negociações.

Recorde-se que na reunião anterior as duas partes chegaram a acordo para um primeiro cessar-fogo que permitisse o estabelecimento de corredores humanitários para a saída de civis e entrega de medicamentos e mantimentos, mas a medida ainda não foi cumprida.

07 mar08:08

Rita Carvalho Pereira

China anuncia que vai enviar ajuda à Ucrânia e está disponível para mediar conflito

A China disponibilizou-se, esta segunda-feira, para mediar negociações no conflito entre a Ucrânia e a Rússia. O anúncio foi feito pelo ministro chinês dos Negócios Estrangeiros, Wang Yi, que revelou também que o país enviar ajuda humanitária para a Ucrânia.

"[A China] está disposta a trabalhar com a comunidade internacional para levar a cabo a mediação necessária", declarou o ministro.

O governante chinês acrescentou ainda que a relação de amizade entre a China e a Rússia continua sólida, apesar das condenações internacionais à ação militar ordenada por Putin.

"A amizade entre os dois povos continua sólida como uma rocha e ambos os lados têm prospetivas de cooperação futuras muito vastas", disse Wang Yi.

LER MAIS

07 mar07:50

Lusa

Rússia recruta combatentes sírios para lutar na Ucrânia

Moscovo está a recrutar especialistas sírios em combate urbano para lutar na Ucrânia, de acordo com autoridades norte-americanas consultadas pelo The Wall Street Journal.

Relatórios dos EUA indicam que a Rússia, que opera dentro da Síria desde 2015, recrutou nos últimos dias combatentes sírios na esperança de que a sua experiência em combates urbanos possa ajudar a tomar Kiev.

"O número de combatentes recrutados é desconhecido, mas alguns deles já estão na Rússia a preparar-se para entrar no conflito", segundo o jornal.

LER MAIS

07 mar07:45

Carolina Quaresma

Apoio aos ucranianos. Serviço criado pela Ordem dos Notários já recebeu centenas de pedidos

Centenas de ucranianos já pediram ajuda a Portugal para sair do país. Há uma semana, a Ordem dos Notários criou uma plataforma com serviços gratuitos para ajudar todos os que decidam fugir da guerra. Os serviços são gratuitos e contam a colaboração de notários de vários países europeus, assim como de tradutores.

Em declarações à TSF, Jorge Batista Silva, bastonário da Ordem dos Notários, diz que muitas pessoas saíram da Ucrânia sem documentos e explica o que acontece nestes casos.

LER MAIS

07 mar07:24

Lusa

Cáritas Portugal inicia campanha de ajuda à Ucrânia

A Cáritas Portugal inicia esta segunda-feira uma campanha de angariação de fundos para apoiar as populações afetadas pela guerra na Ucrânia, angariação de fundos que conta com o apoio da Conferência Episcopal Portuguesa.

A Cáritas Portugal informa que a verba angariada nesta campanha tem como objetivo reforçar a capacidade de resposta da Cáritas na Ucrânia, nos países fronteiriços e o eventual acolhimento a famílias deslocadas em Portugal.

LER MAIS

07 mar07:07

Lusa

Preço do petróleo Brent sobe 12,25% e aproxima-se de máximo histórico

O preço do petróleo bruto Brent para entrega em maio subiu esta segunda-feira 12,25% no mercado de futuros de Londres, alcançando o valor mais alto desde 21 de julho de 2008.

A cotação do barril de Brent, que serve de referência na Europa, atingiu os 130,21 dólares (119,7 euros) por barril.

A invasão russa da Ucrânia desencadeou um aumento acentuado do preço do petróleo bruto, que, após o aumento de hoje, se aproxima do seu máximo histórico, acima dos 146 dólares, atingido no início de julho de 2008.

LER MAIS

07 mar05:51

Gonçalo Teles

Russos anunciam período de cessar-fogo para abrir corredores humanitários

Os militares russos devem, na manhã desta segunda-feira, cumprir um período de cessar-fogo para permitir a abertura de corredores humanitários em Kiev, Mariupol, Kharkiv e Sumy, avança a agência Reuters, que cita a agência Interfax.

Esta ação terá sido tomada a pedido do Presidente francês, Emmanuel Macron, diz o ministério da Defesa da Rússia.

Os corredores devem abrir-se às 10h00 de Moscovo (7h00 em Lisboa).

07 mar05:27

Norte-americanos dizem que Rússia está a recrutar sírios para combater na Ucrânia

A Rússia está a recrutar combatentes sírios com experiência em confronto urbano, enquanto intensifica o ataque à Ucrânia, avança o Wall Street Journal, que cita quatro oficiais norte-americanos. O objetivo de Moscovo na Síria é reunir forças para tomar Kiev.

Um dos oficiais norte-americanos disse mesmo ao WSJ que alguns destes combatentes já estão em território russo e prontos para se juntarem aos confrontos na Ucrânia, embora não seja para já claro quantos foram recrutados.

LER MAIS

07 mar05:26

MNE ucraniano diz que 20 mil voluntários estrangeiros querem combater pela Ucrânia

Quase 20 mil combatentes estrangeiros voluntariaram-se para ajudar a Ucrânia a combater a Rússia, disse o ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros, Dmytro Kuleba, este domingo. "O número agora está próximo de 20 mil (voluntários). Vêm principalmente de países europeus", disse à CNN.

Segundo o governante ucraniano, "muita gente odeia a Rússia" há anos, mas não ousava opor-se. "Quando as pessoas viram que os ucranianos estavam a lutar, que não estavam a baixar os braços, isso encorajou-os a juntar-se à luta", acrescentou.

LER MAIS

07 mar05:25

Gonçalo Teles

Zelensky garante que Ucrânia não vai "perdoar nem esquecer" ataques dos russos

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, garantiu este domingo, num vídeo publicado nas suas redes sociais, que os ucranianos não vão perdoar a violência que as forças russas estão a infligir sobre o país e denunciou o que dez ser o "assassinato deliberado" de civis.

"Não vamos perdoar e não vamos esquecer-nos, vamos punir todos os que cometeram atrocidades nesta guerra no nosso país", reforçou Zelensky, que prometeu que os responsáveis "não vão ter um local sossegado nesta Terra que não seja a campa".

LER MAIS

07 mar05:25

Pedro Cruz

Reportagem TSF. "Até me esqueci que estamos em guerra"

Num banco do jardim da praça principal, dois jovens jogam xadrez. No enorme passeio pedonal, famílias inteiras, descontraídas, aproveitam a tarde para caminhar na baixa da cidade. Há milhares de pessoas nas ruas, os cafés e restaurantes estão cheios. Ouvem-se risos, conversas, e gente que espreita as montras que ainda exibem os saldos de inverno.

LER MAIS

TSF |  Imagem: Forças militares controlam checkpoint na região de Kiev © Roman Pilipey/EPA

Sem comentários:

Mais lidas da semana