domingo, 27 de março de 2022

EXTERMINADOR DA RÚSSIA E O MINISTRO DOS MILAGRES

Artur Queiroz*, Luanda

O engenheiro à civil Adalberto da Costa Júnior ameaça os angolanos de agressões em todo o país, como fez na província do Uíje e particularmente no município de Sanza Pombo, onde fui centenas de vezes com meu Pai carregar a camioneta com arroz, que era o melhor do mundo. Terra de gente pacífica, os sicários da UNITA lançaram o ódio e a violência sobre a população mais jovem, numa manobra intimidatória que visa criar “zonas de influência” antes das eleições. Fizeram o mesmo em 1992. De tal forma que o acto eleitoral decorreu sem a presença dos outros partidos em vastas zonas do país. 

Cuidado! A primeira paulada é que mata a cobra. É preciso travar imediatamente o Galo Negro e impedir, desde já, a criação de “ilhas” onde só a UNITA pode ir a votos. A juventude tem de ser protegida dos vândalos que manipulam, mentem, ameaçam, agridem e matam. Antes que seja tarde. As grandes tragédias entre nós começaram assim. Savimbi cercou o bairro do Miramar e tornou a vida impossível a todos os moradores. De repente partiu para o cerco à cidade e tudo acabou numa guerra sangrenta depois das eleições de 1992.

Em 1992, as tropas de Savimbi impediram que a Comissão Nacional de Eleições fizesse o seu trabalho em algumas zonas do país. De repente, ninguém mais conseguiu entrar em vários municípios. A situação foi de tal forma grave que chegou a alvitrar-se a possibilidade de adiar as eleições. Não travar a UNITA a tempo deu a tragédia da rebelião pós eleitoral que só terminou em 2002. Avisei.

Angola tem de estar com o chupista António Costa debaixo de olho. Ele hoje disse que “ninguém toca no espaço da OTAN (ou NATO)”. As tropas da Federação Russa ouviram este ronco e fugiram espavoridas da Ucrânia. O Presidente Putin escondeu-se num bunker e recusa-se a sair de lá enquanto o António Costa não for desarmado. António Guterres já mandou capacetes azuis às riscas para Portugal a fim de impor a paz. O indómito Costa mata a cobra e mostra a fisga. Um herói português de alto coturno. Ai de quem tocar na NATO (ou OTAN).

A União Europeia declarou o Governo da Polónia como antidemocrático. Denunciou que as autoridades polacas espezinham o estado de direito. O presidente da choldra quer que a NATO (ou OTAN) entre na guerra da Ucrânia, a todo o custo. O ocidente livre, democrático e heróico, diz que afinal a Polónia é a pátria da liberdade. Mudam-se os estrondos, mudam as opiniões.

Ursula von der Leyen, a patroa do cartel falido que dá pelo nome de União Europeia, diz que acabou a chantagem do gás. Vai assinar amanhã um contrato de fornecimento com os EUA. Como a compreendo. Muitas cidadãs e cidadãos alemães andaram entes anos todos a ruminar vinganças contra os russos. Foram eles que derrubaram o III Reich na Frente Oriental. Esmagaram as divisões nazis desde Leninegrado até Berlim. Pelo caminho libertaram milhões de seres humanos dos campos de concentração nazis. Por fim ocuparam Berlim e acabaram com Hitler. 

A OTAN (ou NATO) está a fazer uma guerra contra a Federação Russa por procuração da Ucrânia. É agora! Vingança! Vamos acabar com os malvados russos que esmagaram o III Reich! A senhora Ursula von der Leyen anda a ver muitos filme de cobóis. Ainda não percebeu que os EUA e a OTAN (NATO) foram derrotados pelos talibãs, uns sujeitos que vivem com uma tâmara seca e um dedal de água durante uma semana. Pacientes. Persistentes. Destemidos. As tropas ocidentais saíram do Afeganistão à pressa e agora optaram pela guerra económica. Cuidado com esse truque. Não se esqueçam do 11 de Setembro. Há sempre alguém que vos entra pela casa dentro e depois é uma tragédia. Avisei.

Um tal Costa e Silva pertencia aos Comités Amílcar Cabra (CAC). Em 1974 e 1975 ele dizia que éramos todos traidores e burgueses. Viva o camarada Mao! Depois Nito Alves amansou o bicho e ele passou a ser caçador de esquerdistas. Viva a União Soviética! Morte aos esquerdistas burgueses e traidores!

Para abreviar a história, o Costa e Silva foi preso como fraccionista em 1977, depois do 27 de Maio. Levou umas galhetas, quiçá uns bicos e disseram-lhe que se não tivesse juízo era encostado à parede como os seus chefes. O homem borrou-se todo e chamou deus à sua presença. O todo-poderoso veio. Quando se viu perante o criador ele gritou: Milagre! Milagre! Milagre! Arrojou-se ao chão, lambeu a poeira, pôs os olhos em alvo, rezou, rezou e prometeu:

- Meu Deus! Se me salvares do pelotão de fuzilamento juro que serei burguês para toda a vida. Vendido, canalha, pulha, tudo o que a democracia liberal quiser que eu seja. 

Não sei se Deus lhe deu muita atenção. Nas sei que o bicho a partir de agora é ministro da Economia e do Mar do Governo da República Portuguesa. Herói do Mar! Costa e Silva mais os outros radicais dos CAC e da OCA estão todos bem na vida. No topo de tudo. Por isso me questiono muitas vezes: Quem eles serviam naquele tempo? Às ordens de quem fizeram o 27 de Maio? Às ordens de quem estão hoje? Tenho uma resposta: Elas e eles fizeram muito mal a Angola. São responsáveis por tragédias sem nome. As suas acções prejudicaram gravemente Angola e os angolanos. Vão saber quem ganhou com eles e vão ver que bate certo. 

Os portugueses têm sempre alguém ligado ao 27 de Maio no executivo. Saiu a Francisca Van-Dúnem entrou o Costa e Silva. O nosso ministro das ossadas pode estar descansado. Vai continuar a ter altos apoios para o negócio.

Eu cá sou ucraniano. Mas ninguém me dá um tacho. Nasci azarado. E como não me envolvi com os maoistas e os “ocas” serei sempre um zé nada e ninguém.. 

*Jornalista

Sem comentários:

Mais lidas da semana