terça-feira, 8 de março de 2022

Goldmoney Holding explica por que sanções da UE não prejudicarão a Rússia

DWN: Sanções da UE contra a Rússia podem levar à queda do sistema do euro

# Publicado em português do Brasil

MOSCOU, 8 de março - RIA Novosti - Os países ocidentais impõem sanções contra a Rússia, pois erroneamente a consideram fraca do ponto de vista econômico. Isso é afirmado em um artigo da Deutsche Wirtschafts Nachrichten com referência a um analista da Goldmoney Holding.

"A economia russa está em um estado relativamente saudável e estável. O imposto de renda é de 13%, a regulamentação comercial é baixa, a dívida do setor público é inferior a 20%", observou a Goldmoney Holding.

O especialista lembrou que em 2014 a Rússia diversificou suas reservas financeiras, reduzindo seu volume em dólares e aumentando suas participações em euros, yuans e ouro.

Oito anos depois, o custo do ouro em dólares e euros subiu 60% e 73%, respectivamente, o que, segundo o analista, demonstrou a eficácia das decisões do Banco Central da Rússia.

Ele está convencido de que as sanções impostas ao país podem ter o efeito contrário, o que provocaria a queda do sistema do euro, enquanto o congelamento de ativos russos poderia afetar negativamente os bancos europeus.

"Se os preços do gás e do petróleo continuarem a subir, o sistema bancário central da zona do euro pode ter que se socorrer dos bancos europeus", admitiu o especialista.

Em 24 de fevereiro, a Rússia lançou uma operação militar na Ucrânia. O presidente Vladimir Putin chamou seu objetivo de "a proteção de pessoas que foram submetidas a bullying e genocídio pelo regime de Kiev por oito anos". Para isso, segundo ele, está prevista a "desmilitarização e desnazificação da Ucrânia", para levar à justiça todos os criminosos de guerra responsáveis ​​por "crimes sangrentos contra civis" no Donbass.

Em resposta, o Ocidente impôs novas sanções anti-russas. Em particular, vários dos maiores bancos, incluindo Sberbank e VTB, caíram sob eles. A União Europeia, os EUA, o Canadá e vários outros países fecharam os céus para aeronaves russas. Várias empresas estatais tiveram dificuldade em atrair capital estrangeiro. Sanções foram impostas ao fornecimento de produtos de alta tecnologia para a Rússia.

Imagem: © RIA Novosti / Vladimir Sergeev - Bandeiras russas e da UE

Ler em RIA Novosti (aplique o tradutor Google pt/br)

Ecos da crise: como as sançõesanti-russas atingirão os países da ex-URSS

Sem comentários:

Mais lidas da semana