terça-feira, 8 de março de 2022

Yanukovych escreveu para Zelensky e pede que pare derramamento de sangue

Yanukovych pediu a Zelensky para parar o derramamento de sangue e chegar a um acordo a qualquer custo

# Publicado em português do Brasil

MOSCOU, 8 de março - RIA Novosti - O ex-presidente da Ucrânia Viktor Yanukovych pediu a Volodymyr Zelensky que parasse o derramamento de sangue a qualquer custo.

"Eu entendo muito bem que você tem muitos 'conselheiros', mas pessoalmente você é obrigado a parar o derramamento de sangue a qualquer custo e chegar a um acordo de paz. Isso é o que se espera de você na Ucrânia, Donbass e Rússia", diz o apelo, cujo texto foi recebido pela RIA Novosti.

Yanukovych disse que o povo ucraniano e os parceiros de Kiev no Ocidente ficariam gratos por tal passo.

"Quero apelar para Vladimir Zelensky de uma maneira presidencial e até um pouco paternal. Vladimir Alexandrovich, você provavelmente sonha em se tornar um verdadeiro herói! Mas heroísmo não é ostentação, não se trata de lutar até o último ucraniano. Ele está em si mesmo. -sacrifício, em vitória sobre seu próprio orgulho e ambições para salvar a vida das pessoas", disse o ex-presidente.

Ele observou que percebe com dor o que está acontecendo agora em sua terra natal e se solidariza profundamente com o sofrimento que os ucranianos são forçados a suportar. Ao mesmo tempo, sublinhou que "em qualquer tragédia há um momento em que ainda pode ser detida".

"Desde seu primeiro dia, você prometeu parar a guerra na Ucrânia, e é por isso que toda a Ucrânia o apoiou. Você poderia se tornar o presidente do mundo, mas, infelizmente, isso não aconteceu", afirmou Yanukovych.

Três rodadas de negociações entre as delegações russa e ucraniana ocorreram em 28 de fevereiro, 3 e 7 de março no território da Bielorrússia . Durante a segunda rodada, as partes chegaram a um entendimento sobre a provisão conjunta de corredores humanitários para a evacuação de cidadãos, entrega de alimentos e medicamentos.

A quarta rodada de negociações ocorrerá em um futuro muito próximo, disse Leonid Slutsky, chefe do Comitê de Assuntos Internacionais da Duma e membro da delegação de Moscou.

A Rússia lançou uma operação militar na Ucrânia em 24 de fevereiro. O presidente Vladimir Putin chamou seu objetivo de "a proteção de pessoas que foram submetidas a bullying e genocídio pelo regime de Kiev por oito anos". Para isso, segundo ele, está prevista a "desmilitarização e desnazificação da Ucrânia", para levar à justiça todos os criminosos de guerra responsáveis ​​por "crimes sangrentos contra civis" no Donbass .

O desenvolvimento da situação - no relatório online >> em RIA Novosti

Imagem: © RIA Novosti / Sergey Pivovarov - Victor Yanukovich na foto

Sem comentários:

Mais lidas da semana