sexta-feira, 11 de março de 2022

Reação dos EUA e Reino Unido a relatórios sobre biolabs na Ucrânia impressiona

# Publicado em português do Brasil

Também a delegação russa levantou a questão dos laboratórios biológicos dos EUA na Ucrânia, observou Konstantin Gavrilov

MOSCOU, 9 de março. /TASS/. O chefe da delegação russa nas Negociações de Viena sobre Segurança Militar e Controle de Armas, Konstantin Gavrilov, descreveu como impressionante a reação dos Estados Unidos, Reino Unido e Ucrânia aos relatórios sobre os laboratórios biológicos administrados pelos EUA na Ucrânia.

Gavrilov lembrou que uma reunião do Fórum de Cooperação em Segurança foi realizada para se concentrar na operação especial russa na Ucrânia, segurança nuclear e biológica, questões humanitárias e a transferência ilegal de armas pequenas para a Ucrânia.

A delegação russa levantou a questão dos laboratórios biológicos dos EUA na Ucrânia, disse ele.

"Sabe o que é incrível? É a reação dos representantes dos EUA, Reino Unido e Ucrânia após nosso discurso", disse o chefe da delegação russa no canal de notícias Rossiya-24 na quarta-feira.

Gavrilov disse que os representantes dos EUA e do Reino Unido disseram que a atividade dos laboratórios biológicos não viola os regulamentos internacionais, enquanto a delegação ucraniana não reconheceu sua existência. O chefe da delegação russa acrescentou que em mais de 30 anos nunca havia encontrado algo assim em sua prática diplomática.

"A julgar por nossas sessões, eles (representantes da OSCE - TASS) fizeram de tudo para fugir da questão (dos laboratórios biológicos administrados pelos EUA na Ucrânia - TASS) em seus discursos, enfatizando que a Rússia está conduzindo uma guerra, agressão, distorcendo os fatos e tudo assim. Tanto na mídia quanto aqui. Nada de novo. Mas eles estão evitando esse tópico de todas as maneiras possíveis. Nós o levantamos proativamente e geramos uma enxurrada de reações", disse Gavrilov.

"Você sabe, algum tipo de confusão. E quando você cita [o subsecretário de Estado para Assuntos Políticos dos EUA Victoria] Nuland dizendo que eles fariam o possível para evitar que material de pesquisa biológica caísse nas mãos das forças russas, eles simplesmente fazem não ouvir", disse ele.

Na terça-feira, Nuland disse que existem instalações de pesquisa biológica na Ucrânia. Washington estava fazendo o máximo para evitar que "qualquer um desses materiais de pesquisa caísse nas mãos das forças russas".

Anteriormente, Igor Kirillov, que chefia a força de proteção contra radiação, química e biológica do exército russo, informou que uma rede de mais de 30 laboratórios biológicos foi formada em solo ucraniano por ordem da Agência de Redução de Ameaças de Defesa (DTRA) do Departamento de Defesa dos EUA. . Segundo ele, em 24 de fevereiro, todos foram instruídos pelo Ministério da Saúde ucraniano a destruir completamente os agentes biológicos localizados nos laboratórios.

Sem comentários:

Mais lidas da semana