segunda-feira, 20 de junho de 2022

Angola | A CONTINUIDADE DO BANDIDO À EUROPEIA – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

A agência noticiosa portuguesa (LUSA) é o órgão oficial da UNITA e, temos de reconhecer, cumpre o seu papel na perfeição. Hoje começou em Lisboa o “Congresso Internacional de Angolanística”, uma peça da campanha do Galo Negro com vista às eleições de 24 de Agosto. Por trás dos arbustos estão sinistros savimbistas como João Soares e Vítor Ramalho. Têm todos, uma característica em comum: Estão tesos e andam à caça de dinheiro como kiombo atrás das lavras de batata-doce. A operação está em marcha, desde o Congresso da Nação que juntou trânsfugas do MPLA e a sociedade à civil disfarçada de Frente Podre da UNITA (FPU). Nem patriótica e muito menos unida como já se viu pela demissão de Manuel Vitória Pereira. 

As próximas eleições em Angola vão decorrer num momento em que as grandes potências ocidentais estão a lançar manobras de destabilização nos países africanos e em todos os que, noutros continentes, têm matérias-primas preciosas para alimentar o sistema, como gás e petróleo. O que se passa no Leste da República Democrática do Congo diz-nos respeito e os danos podem sobrar para os angolanos. Muito cuidado! 

A directora da União Europeia para África, Rita Laranjinha, esteve entre nós com a missão de mobilizar Angola para o negócio da guerra da Ucrânia. Washington e Bruxelas estão completamente falidos e querem que sejam as vítimas do costume a pagar os milhares de milhões que estão a esbanjar naquela aventura criminosa e leviana. Os ucranianos pagam a parte do sangue e das vidas. 

Os mentores da guerra estão a fazer tudo para que sejam os países africanos dependentes e dominados a pagarem o ouro ao bandido. O ministro Tete António já disse que Angola não vai na canção dos bandidos. A partir de agora termos de esperar todas as manobras de destabilização possíveis e imaginárias, para rebentarem com a festa das eleições e transformá-la na tragédia de 1992, quando perceberam que o petróleo e outras matérias-primas preciosas não iam passar para as mãos dos seus agentes (UNITA).

O “Congresso Internacional de Angolanística” é uma peça importante para transformar a festa da democracia (Eleições de Agosto 24) num pesadelo. Os senhores da guerra na Ucrânia vão destabilizar Angola o mais que puderem. Hoje, Paula Roque um ser híbrido metade Galo Negro metade nazi do defunto regime de apartheid, afirmou: "Tudo indica que estas eleições serão as menos transparentes e credíveis de todas”. A agente savimbista e dos racistas de Pretória (ainda estão vivos e têm cada vez mais força!) deu esta dica: “Tenho receio do que possa acontecer no dia pós-eleições”. Isto é angolanística e da carne do lombo!

O Congresso Internacional de Angolanística é uma iniciativa da Rede de Investigação Científica de Angola (Angola Research Network). Sabem o que é? Eles também não. Mas pela conversa de Paula Roque têm um trunfo qualquer na manga. Não fosse ela filha da guerrilheira da UNITA Fátima Roque. 

Ai não sabiam? Pensavam que a Mana Fatita só se interessava por diamantes de sangue. Ou que só sabia roubar o vestido da madrinha dela para ir na farra do Salão dos Anjos. Nada disso. Também foi guerrilheira da UNITA, que conseguiu o estatuto de movimento de libertação angolano em Dezembro de 1974, quando já nada havia para libertar em Angola e a guerra colonial tinha acabado. O MPLA assinou o cessar-fogo com Portugal em Outubro. E desde essa data até Dezembro, Fátima Roque fez a guerrilha na cama de um quarto no Hotel Tivoli. Quem quer bons tachos, luta por eles.

Cuidado com a destabilização até 24 de Agosto e após a divulgação dos resultados eleitorais. Eles já estão com a moca afiada para partir tudo. Aquela carta aberta do empresário de grande sucesso Francisco Viana é um sinal de partida. Hoje, o Adolfo Maria, ainda mais apodrecido do que a Frente Podre da UNITA (FPU) publicou um texto no “site” da UNITA Club K, onde debita um chorrilho de mentiras sobre Gentil Viana. Até o apresenta como fundador do MPLA o que é redondamente falso. Mas o “Afrique” foi uma figura muito importante porque por ele podemos chegar a uma faceta importantíssima de Agostinho Neto. 

Gentil Viana fez terríveis confusões no MPLA. Debitava uns paleios e desaparecia. Agostinho Neto voltava a integrá-lo. Como fez com tantas e tantos outros. Para ele, todos eram recuperáveis, todos eram necessários, todos faziam falta na luta armada de libertação nacional. O próprio Adolfo Maria foi protegido. Os comandantes da guerrilha na II Região (Cabinda) exigiram a expulsão dele, por comportamentos contra revolucionários. Não eram guerrilheiros de base. Eram mesmo comandantes, como o comissário político da Frente Norte, Eurico Gonçalves. Agostinho Neto protegeu-o. Agora, a cair de podre, morde-lhe os calcanhares. Um porco rastejante!

Angola está a viver a belíssima festa das eleições. Mas a Frente Podre da UNITA (FPU) quer estragar tudo, como sempre. Já receberam ordens dos donos para destabilizarem Angola. Como estão a destabilizar a RDC, nosso vizinho. E o Mali. Mas também a África do Sul. Úrsula von der Leyen disse que os ucranianos “estão a morrer por nós”. Tremenda mentira, os EUA e a União Europeia estão a empurrar os ucranianos para a morte. Querem prolongar o estado de guerra a todo o custo. Quem vai pagar? As vítimas de sempre. África anda a pagar aos vendedores e matadores de africanos há mais de 600 anos. Sempre que o bandido precisa de ouro, pagam os africanos, pagam os asiáticos, pagam os sul-americanos. Basta!

Vamos levar a festa da democracia em frente, com alegria, como quem ama a liberdade. Foi isso que o MPLA nos ensinou: Amar Angola. Amar o Povo Angolano. Amar a Liberdade. Não vamos recuar agora, que tudo se conjuga para dar certo. O sistema unipolar está a dar as últimas. Uma nova ordem mundial está a ser desenhada e Angola tem de fazer parte do novo mapa. Se a União Europeia nos mandar outra Rita Laranjinha qualquer, temos que lhe indicar a porta da rua, antes mesmo de entrar.

*Jornalista

Sem comentários:

Mais lidas da semana