quarta-feira, 15 de junho de 2022

EXÉRCITO RUSSO CAPTUROU MERCENÁRIOS DOS EUA EM KHARKIV, NA UCRÂNIA

#Traduzido em português do Brasil

Os militares russos capturaram dois mercenários dos EUA que lutavam nas fileiras das forças de Kiev perto da cidade de Kharkiv, na Ucrânia, informou o The Telegraph em 15 de junho.

A agência britânica identificou os dois mercenários como Alexander Drueke, 39, e Andy Huynh, 27. Drueke serviu no Exército dos EUA no Iraque, enquanto Huynh, um ex-fuzileiro naval, nunca esteve em combate ativo antes.

Um camarada não identificado dos dois mercenários disse ao Telegraph que eles faziam parte de uma unidade de dez homens que se envolveu em uma batalha feroz com uma grande força russa em uma cidade perto de Kharkiv em 9 de junho. Ambos os homens desapareceram após a batalha. Os esforços de reconhecimento não mostraram vestígios dos dois homens e a suposição de que eles caíram no cativeiro foi confirmada no mesmo dia quando os canais de notícias russos no Telegram relataram a captura de “dois americanos” perto de Kharkiv.

O Departamento de Estado e o Pentágono ainda não comentaram a captura, nem o Ministério da Defesa russo.

Se confirmado, Drueke e Huynh serão os primeiros mercenários dos EUA a serem capturados pelos militares russos. Kiev recrutou milhares de mercenários, incluindo muitos dos EUA, nos primeiros dias da operação militar especial russa na Ucrânia.

Nas últimas semanas, as forças de Kiev empurraram um grande bloco de mercenários estrangeiros para as linhas de frente mais quentes em Kharkiv e na região de Donbass, em uma tentativa de apoiar suas forças em colapso. Muitos desses mercenários já foram mortos , incluindo pelo menos um ex-soldado britânico.

A Rússia e seus aliados já alertaram que não tratarão mercenários estrangeiros como prisioneiros de guerra. Como parte dessa política, os mercenários britânicos Shaun Pinner e Aidan Aslin foram  condenados  à morte por fuzilamento na República Popular de Donetsk no início deste mês. Os dois mercenários foram capturados na cidade de Mariupol em abril. Drueke e Huynh podem enfrentar uma sentença semelhante, se estiverem de fato em cativeiro russo.

South Front

Sem comentários:

Mais lidas da semana