sexta-feira, 22 de julho de 2022

Hospitais preparados para nos guardar nos frigoríficos das morgues e pouco mais…

PORTUGAL PÁTRIA MADRASTA

O Curto do Expresso por Miguel Cadete. É p’ra já. Sem espinhas, sem preâmbulos, sem considerações disto ou daquilo. Hoje já estamos de fim-de-semana e com uma calaceira digna do verão. Verão que aqui no PG iremos “incomodar” muito pouco. Quase nada. Bom dia e torrem-se bem ao sol, cancro na pele é o que está a dar. Agora com efeitos cadavéricos mais breves no tempo… Porque não há médicos, porque as “máquinas” para os exames e prováveis curas estão avariadas e existem muito poucos para as necessidades… Porque já lá vão muitos anos que os mesmos de sempre (PS-PSD-CDS) vêm fazendo as maiores tropelias para rebentar com o SNS – Serviço Nacional de Saúde. Fiquem-se com esta, que até já tinham esquecido. Os hospitais estão preparados para nos guardar nos frigoríficos das morgues e pouco mais… Saúde para vós e um queijo. Sem ela e ele estamos lixados. Bem, um carrascão pomadoso e guloso de Borba a acompanhar é mais de meia-saúde. Pois. 

Quanto ao resto, às desgraças do povoléu, todos sabemos muito bem que os que se governam em Portugal fazem do país Pátria Madrasta, fecham-se em copas e em grupelhos como súcias de malfeitores, tratam-se do bom e do melhor que é de todos... mas só para eles. Era assim antes e é assim agora. E ainda dizem com grande descaramento que vivemos em democracia. Vivemos? Pois.

Um som: FIM DE SEMANA PARA GANHAR CORAGEM -- A vida é feita de pequenos nadas - Sérgio Godinho

MM | PG


Hospitais não estão preparados para o calor. Montenegro promete "banho de realidade" a Costa. Vamos passar frio devido à guerra do gás?

Miguel Cadete | Expresso (curto)

Bom dia!

Já está nas bancas a edição do Expresso com data de 22 de julho de 2022. Se ainda não é assinante, pode fazê-lo aqui.

Na manchete pode ler-se que os hospitais portugueses estão sem proteção contra as vagas de calor. As autoridades sabem que, a para da gripe sazonal, os picos de calor e de frio são os principais responsáveis pelo excesso de óbitos nas instituições hospitalares públicas. Segundo o Instituto Ricardo Jorge, terão sido em número de mil as mortes acima do normal para esta época provocadas pela vaga de calor que nos últimos dias assolou o país. A ausência de aparelhos de ar condicionado – ou a sua não verificação técnica – terá feito entre os idosos e os doentes crónicos as suas vítimas predilectas. Um estudo de 2003 produzido pelo mesmo Instituto Ricardo Jorge demonstrou que a mortalidade aumenta 60% no caso de não existência de sistemas de climatização adequados.

Luís Montenegro promete “dar um banho de realidade” a António Costa. O presidente do PSD, que hoje se encontra com o primeiro-ministro, comentava ao Expresso a prestação de Joaquim Miranda Sarmento, enquanto novo líder da bancada do maior partido da oposição, afirmando que esta contrastava com a de Costa, que durante o debate do Estado da Nação “foi só forrobodó e folclore retórico”. Na agenda da reunião de hoje encontra-se, entre outros, o tema do novo aeroporto de Lisboa. Montenegro promete também endurecer a oposição ao governo.

António Costa muda de estratégia. O líder do executivo marcou para este sábado um Conselho de Ministros “informal”, o terceiro na última semana, para lançar o ano político que aí vem. Em cima da mesa vai estar o lançamento do Orçamento do Estado para 2023, assim como o novo pacote de medidas de apoio às famílias e empresas para compensar a inflação e a subida das taxas de juro, previsto para setembro e anunciado, sem detalhes, no debate do estado da nação.

Governo chegou esta semana a acordo com a União das Misericórdias e Instituições Particulares de Solidariedade Social para assegurar a gratuitidade de frequências das creches geridas pelo sector social. Mas ignorou o sector privado.

O gás está a deixar em pé de guerra vários países da União Europeia. A proposta da Comissão Europeia para que todos cortem o seu consumo em 15% entre agosto e março foi mal recebida em vários estados, nomeadamente em Espanha e Portugal. Saiba se vamos passar frio nos próximos ou se vai ser só necessário baixar a temperatura da água e o termostato dos edifícios de habitação. E o que, afinal, divide a Europa.

O Banco Central Europeu anunciou a maior subida da taxa de juros dos últimos 22 anos. O BCE já sinalizou novos aumentos em próximas reuniões numa altura em que a inflação já vai nos 8,6%, muito acima dos 2% que são a sua referência para este ano. Essa é a manchete do Caderno de Economia.

Mário Ferreira obteve €3 milhões em reembolsos de IRC. O empresário dono da TVI teria pago mais €630 mil de IRC se o negócio do navio “Atlântida” tivesse sido feito em Portugal e não em Malta.

SEF investiga influencers brasileiros suspeitos de auxílio à imigração ilegal.

Na Revista do Expresso leia o perfil de Vladimir Putin ou a forma como a sua liderança necessita de liderados capazes de o susterem no poder.

Saiba também por que razão a Coca-Cola esteve proibida em Portugal durante 50 anos. Esta é uma história que começa em 1927, com a famosa campanha publicitária de Fernando Pessoa e que só termina 50 anos depois, quando um Governo de Mário Soares pediu 300 milhões de dólares emprestados aos EUA. Salazar tinha pavor da visão do mundo representada pela Coca-Cola.

Não perca ainda os podcasts do Expresso, disponíveis nas várias plataformas:

Arlindo Oliveira: “Os computadores têm aprendido bastante. Às vezes tão bem que até pensamos que são realmente inteligentes”. Em entrevista a Francisco Pinto Balsemão, no podcast Deixar o Mundo Melhor, o especialista em Inteligência Artificial fala da sua formação académica, os cargos importantes que ocupou e a paixão por algoritmos, computadores e tabuleiros de xadrez.

Covid-19 em Macau: “Estou a ver o resto do mundo a abrir e nós aqui sem viver”. Neste episódio do Expresso da Manhã, Paulo Baldaia conversa com Carla Grilo e Natacha Fidalgo, duas professoras que vivem em Macau, onde “há pessoas com ataques de pânico e crises de ansiedade”.

O primeiro Estado da Nação da maioria absoluta e as últimas horas do Governo Draghi. Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado fazem a análise no Linhas Vermelhas em podcast do que se passou durante o primeiro grande debate da maioria absoluta de António Costa.

Tenha um bom fim de semana!

LER O EXPRESSO

Sem comentários:

Mais lidas da semana