sábado, 27 de agosto de 2022

Alemanha recusa reconhecer soberania marroquina sobre o Sahara Ocidental

O ministro das Relações Exteriores da Alemanha se recusa em Rabat a reconhecer a soberania marroquina sobre o Sahara Ocidental

Rabat (ECS).-  A Alemanha continua a envergonhar a diplomacia marroquina, já que as duas partes evitaram aprofundar a questão do Sahara Ocidental na reunião realizada esta quarta-feira na capital marroquina, Rabat. Berlim anunciou oficialmente que apoia os esforços das  Nações Unidas  para alcançar uma solução justa para o problema no âmbito das negociações sob os auspícios da ONU.

Durante  a visita da ministra das Relações Exteriores Annalena Baerbock ao Marrocos, Nasser Bourita  não conseguiu convencer a Alemanha a mudar de posição e a cooperação se limitou a questões puramente de segurança, especialmente a luta contra o terrorismo, a imigração ilegal e os direitos humanos no Marrocos.

A Alemanha reiterou seu apoio à mediação da ONU para resolver o conflito no Saara Ocidental, embora tenha descrito a proposta marroquina como uma "boa base" para resolver o conflito.

Baerbock saudou a nomeação do enviado pessoal do secretário-geral das Nações Unidas, o diplomata ítalo-sueco Staffan de Mistura, e reafirmou o total apoio de seu país aos seus esforços para chegar a uma solução política para este conflito no âmbito da ONU.

Além disso, ele expressou sua forte posição em apoio aos esforços do Enviado Pessoal para alcançar uma solução política justa, sustentável e aceitável com base na Resolução 2602 (2021) do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Mas, ao mesmo tempo, o novo governo alemão assegura que com a apresentação do Plano de Autonomia em 2007, Marrocos deu um importante contributo para aquele acordo (...), sem efectivamente anunciar o seu apoio a esse plano.

O chefe da diplomacia alemã reiterou o apoio de Berlim a uma solução política, duradoura, pragmática e mutuamente aceitável no âmbito das resoluções da ONU e especialmente a mais recente resolução 2602 de 31 de outubro de 2021. Por sua vez, o chanceler marroquino Nasser Bourita indicou que a visita é um "forte sinal" da firmeza das relações bilaterais que "tiveram um novo impulso" desde o seu restabelecimento

Fonte: ECSAHARAUI | em Rebelion

Imagem: Annalena Baerbock e Naser Burita esta quinta-feira em Rabat / JALAL MORCHIDI (EFE)]

Sem comentários:

Mais lidas da semana