segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Alemanha suspende missão militar no Mali em meio a tensão diplomática

A medida vem em resposta à recusa do governo do Mali em conceder direitos de sobrevoo a uma missão de paz da ONU.

A Alemanha suspendeu a maioria de suas operações no Mali depois que o governo local, liderado por militares, negou os direitos de sobrevoo a uma missão de paz das Nações Unidas.

“O governo do Mali se recusou mais uma vez a conceder direitos de sobrevoo a um voo planejado para hoje” para a rotação de pessoal, disse um porta-voz do Ministério da Defesa alemão em uma entrevista coletiva regular na sexta-feira.

Em resposta, a Alemanha decidiu “suspender até novo aviso as operações de nossas forças de reconhecimento e voos de transporte CH-53”.

O porta-voz do governo, Steffen Hebestreit, disse que a Alemanha está preparada em princípio para participar de uma missão internacional de paz, mas somente se isso for apoiado pelo governo do Mali.

A ministra da Defesa, Christine Lambrecht, recebeu garantias de que os direitos de sobrevoo seriam restaurados de seu colega maliano, Sadio Camara, na quinta-feira.

Mali, com sua população de cerca de 20 milhões, passou por três golpes militares desde 2012 e é considerado extremamente instável.

Desde o golpe mais recente em maio de 2021, o país é liderado por um governo militar de transição que mantém relações estreitas com a Rússia.

Proibição de tropas estrangeiras

Na semana passada, a ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, acusou o governo do Mali de ter “torpedeado repetidas vezes” os esforços da Bundeswehr.

A perda dos direitos de sobrevoo ocorreu logo após o Mali proibir tropas estrangeiras, incluindo as da Alemanha, de uma seção do aeroporto da capital que abriga uma base da ONU.

A Alemanha tem participado da Missão de Estabilização Integrada Multidimensional da ONU no Mali (MINUSMA), uma força de paz criada para aumentar a segurança após a rebelião tuaregue de 2012, um estágio inicial do conflito armado em curso no país.

As potências ocidentais vêm reavaliando seus compromissos com o Mali em meio à hostilidade do governo militar, com a França e outros países europeus recentemente retirando tropas envolvidas em operações de contraterrorismo contra rebeldes armados.

Aljazeera | Imagem: AFP

Sem comentários:

Mais lidas da semana