domingo, 28 de agosto de 2022

O SILÊNCIO DO FBI SOBRE A HISTÓRIA DE HUNTER BIDEN -- Caitlin Johnstone

Caitlin Johnstone* | em Consortium News

A implantação de  algoritmos de Zuckerberg para agradar o FBI é um exemplo flagrante de como bilionários e governo trabalham juntos para controlar informações em uma oligarquia.

#Traduzido em português do Brasil

O Facebook restringiu a visibilidade da história do laptop Hunter Biden do The New York Post no período que antecedeu a eleição de 2020 depois de receber conselhos do FBI, de acordo com o CEO do Facebook/Meta, Mark Zuckerberg.

“Então, seguimos um caminho diferente do Twitter”,  disse Zuckerberg  durante uma aparição na quinta-feira no The Joe Rogan Experience.

“Basicamente, o pano de fundo aqui é o FBI, acho que basicamente veio até nós – algumas pessoas da nossa equipe ficaram tipo, 'Ei, hum, só para você saber, tipo, você deveria estar em alerta máximo. Houve a – nós pensamos que havia muita propaganda russa nas eleições de 2016. Informamos que basicamente está prestes a haver algum tipo de despejo de – é semelhante a isso. Portanto, fique atento.'”

Zuckerberg disse que foi tomada a decisão de restringir essas informações na plataforma multibilionária do Facebook. Ele disse que, diferentemente do Twitter, que proibiu totalmente o compartilhamento do artigo, o Facebook optou pela opção um tanto mais sutil de censura por algoritmo.

“A distribuição no Facebook diminuiu”, disse ele, acrescentando, quando pressionado por Rogan, que a diminuição da visibilidade do artigo aconteceu de forma “significativa”.

Como  discutimos anteriormente , a censura por algoritmo está se tornando o método de censura preferido em grandes plataformas do Vale do Silício, porque pode ser feito para muito mais pessoas com muito menos objeção do que desplataformações e proibições diretas.

Além de ser censurado em todas as plataformas de mídia social, a história do laptop de Hunter Biden foi primeiro  ignorada e descartada  pela grande mídia, depois  transformada em uma operação de desinformação russa. Esses meios de comunicação acabaram  admitindo que  os   e-mails vazados provavelmente eram autênticos, e Hunter Biden os autenticou tacitamente quando  reconheceu  que a informação “poderia” ter vindo de seu laptop.

Nada do que sabemos até agora que veio daquele laptop foi tão escandaloso quanto a frente unificada apresentada pela mídia de notícias e pelo Vale do Silício para reduzir o impacto político de uma surpresa de outubro antes das eleições presidenciais.

E agora sabemos que a razão pela qual a maior plataforma de mídia social do mundo censurou essa história em particular foi porque eles foram advertidos pelo FBI a não permitir que tais informações circulassem. Quantas dessas outras instituições suprimiram essa notícia porque foram informadas pelo FBI ou outras agências governamentais? Com que frequência as agências governamentais dos EUA se envolvem no ato de censura? Que outras informações estão sendo suprimidas desta forma ou de formas semelhantes? Que outras informações serão suprimidas no futuro?

Por causa dos véus do governo e do sigilo corporativo que obscurecem nossa visão dos comportamentos do poder, não temos respostas para essas perguntas. Tudo o que temos é o que oligarcas como Zuckerberg escolhem nos dizer, de qualquer maneira e em que medida eles escolhem nos contar sobre eles.

Mas mesmo o que nos disseram é muito feio. Uma agência governamental e uma plataforma de mídia social de influência sem precedentes se unindo para silenciar o discurso político impactante é censura por qualquer definição sã. Os liberais convencionais podem apresentar todos os tipos de argumentos sobre por que as  justificativas em expansão contínua   para a censura online são boas e normais e não são realmente censura, mas eles são capazes de manter essas justificativas quando as agências governamentais estão ativamente envolvidas? É realmente melhor quando o discurso político está sendo censurado por uma colaboração de agentes do governo e bilionários do que censurado diretamente pelo governo sozinho?

Alan MacLeod  tem publicado  uma série de  relatórios com o Mintpress News  documentando a forma como muitos veteranos do FBI, CIA, NSA e outras agências governamentais foram recrutados para trabalhar para empresas de tecnologia como Google/YouTube, Facebook/Meta e Twitter. A intimidade com que essas entidades governamentais e corporativas estão trabalhando juntas está crescendo e eles estão se esforçando cada vez menos para escondê-la.

Em uma estrutura de poder sem limites claros que separam as corporações do governo, a censura corporativa  é censura  estatal. A estrutura de poder mais poderosa da Terra está ficando cada vez mais descarada e sem vergonha sobre essa realidade.

Você sabe que está vivendo em uma oligarquia quando Mark Zuckerberg tem mais influência política sobre seu país do que qualquer autoridade eleita. A democracia é uma ilusão. Aqueles que vivem sob o império dos EUA são uma população propagandeada e politicamente impotente que só pensa que é livre porque recebeu a ilusão de liberdade, e cada vez menos esforço está sendo feito para sustentar essa ilusão.

Somos governados por sociopatas não eleitos que não têm sabedoria, compaixão e nenhuma intenção de abandonar seu governo. Isso continuará a menos e até que um número suficiente de nós acorde para o que está acontecendo para detê-los.

*O trabalho de Caitlin Johnstone é  totalmente suportado pelo leitor , então, se você gostou desta peça, considere compartilhá-la, seguindo-a no  Facebook ,  Twitter ,  Soundcloud  ou  YouTube , ou jogando algum dinheiro em seu pote de gorjetas no  Ko-fi ,  Patreon  ou  Paypal . Se você quiser ler mais, pode  comprar os livros dela. A melhor maneira de garantir que você veja as coisas que ela publica é se inscrever na lista de e-mails no  site dela  ou  no Substack, que receberá uma notificação por e-mail para tudo o que ela publicar. Para mais informações sobre quem ela é, onde ela está e o que ela está tentando fazer com sua plataforma,  clique aqui . Todas as obras são de co-autoria com seu marido americano Tim Foley.

*Este artigo é de CaitlinJohnstone.com e republicado com permissão.

Sem comentários:

Mais lidas da semana