domingo, 25 de setembro de 2022

ARRISCAR TUDO PARA SAIR DE ÁFRICA E ATRAVESSAR O MEDITERRÂNEO

Amor, determinação e arriscar tudo para atravessar o Mediterrâneo

A jornada de Sadia do Benin para a Europa a faria enfrentar uma rota de migração mortal e se separar do marido.

LexieHarrison-Cripps | Al Jazeera

Estava escuro quando Sadia*, 25 anos, subiu da praia da Líbia para o bote inflável cinza, junto com seus três filhos pequenos, numa noite de abril de 2022. Como os primeiros a embarcar, eles se sentaram na proa, enquanto os outros se espremiam em torno deles. Homens montavam nas laterais do bote, cada um com uma perna pendurada na água.

#Traduzido em português do Brasil

Dos 101 passageiros, sete eram mulheres e 44 eram menores, 40 dos quais desacompanhados.

Sadia e sua família viajaram de Benin para tentar chegar à Europa. No entanto, para esta etapa final da viagem, ela iria sozinha com seus filhos. Ela teve que deixar Agidigbi*, seu marido – e amor – para trás.

À medida que o barco seguia para o norte, a cada segundo aumentando a distância entre ela e Agidigbi, Sadia procurou em vão por sua bolsa contendo água e comida. A percepção de que estava perdido foi sua última lembrança a bordo do bote enquanto sucumbia às ondas de náusea e vômito do enjoo grave, enquanto entrava e saía da consciência.

Sadia e seus filhos estão entre as 25.164 passagens irregulares de fronteira marítima registradas pela Frontex, a Agência Europeia de Fronteiras, entre o Norte da África e a Itália no primeiro semestre deste ano, 23% a mais do que nos primeiros seis meses de 2021. tentativas veio um aumento correspondente nas mortes , de acordo com a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

As mulheres representam uma porcentagem muito pequena de pessoas que tentam essa jornada perigosa. Apenas 6% das pessoas que chegaram à Itália por mar este ano eram mulheres adultas, informou o ACNUR.

Muitas dessas travessias terminaram em vítimas fatais, incluindo 30 pessoas que desapareceram em junho de 2022 de um barco que naufragou parcialmente no Mediterrâneo. Um navio não governamental de busca e resgate, o Geo Barents, operado pelos Médicos Sem Fronteiras (conhecido por suas iniciais francesas, MSF) chegou ao local e conseguiu resgatar 71 pessoas, embora uma mulher grávida tenha morrido apesar das tentativas de ressuscitá-la.

Mulheres, fortes e calmas

Era comum que os contrabandistas e companheiros de viagem mandassem mulheres e crianças sentarem-se no meio de botes de borracha ou embaixo do convés em botes de madeira. “Esta posição parece mais segura do ponto de vista de todos. Eles se sentem protegidos pelos outros ao seu redor e com menos medo de cair na água”, disse Riccardo Gatti, um dos coordenadores de busca e resgate de MSF a bordo do Geo Barents.

No entanto, como Gatti explicou, essa posição pode ser mais perigosa, pois eles estão longe de uma possível rota de fuga e podem ficar presos se a multidão entrar em pânico. “A mistura de água do mar e combustível, geralmente passando pelo meio do barco, também pode levar a queimaduras químicas e asfixia”, disse ele.

Mulheres refugiadas e migrantes são frequentemente retratadas na mídia como especialmente vulneráveis, de acordo com a Alarm Phone, uma organização não governamental que transmite pedidos de socorro do Mediterrâneo para serviços de emergência, ONGs e embarcações comerciais na área. No entanto, na realidade, isso raramente acontece.

Os pedidos de socorro de barcos que saem da Líbia são quase sempre feitos por passageiros do sexo masculino, disse Hela (que pediu à Al Jazeera para não publicar seu sobrenome), ativista do Alarm Phone desde 2018.

No entanto, na opinião de Hela, muitas vezes a pessoa que liga está “muito estressada” para se comunicar com clareza – pois está viajando centenas de quilômetros em um barco superlotado – então a equipe do Alarm Phone pede para falar com uma passageira.

São “quase sempre os mais fortes e os mais calmos. Eles são tão poderosos que sempre conseguem realmente acalmar as pessoas, explicar a situação e a comunicação geralmente é muito mais fácil com as mulheres”, disse ela.

Poucas horas depois que o barco de Sadia partiu, um homem a bordo fez um pedido de socorro para o Alarm Phone – usando um telefone via satélite que lhe foi dado pelos contrabandistas na Líbia – que foi então retransmitido para o Geo Barents. A Sadia não se lembra dos dois barcos de resgate de MSF que se aproximaram deles no dia 23 de abril às 7h45, quando estavam a 37 km da costa da Líbia. Ela não se lembra de ter sido transferida para uma maca e levantada por uma porta na lateral do navio de 77 metros de altura e 77 metros.

Nejma Banks, mediadora cultural argelina-americana a bordo do Geo Barents e mãe de quatro filhos, fazia parte da tripulação que resgatou Sadia. Ela tinha visto sobreviventes naquele estado antes. “Viajar em um barco com o cheiro de combustível, a multidão e, você está propenso a enjoo. O mar é implacável”, disse ela em um momento de calma após o resgate.

Dois dias depois, tratada para o enjôo e vestindo um agasalho fornecido por MSF em vez das roupas molhadas e encharcadas de combustível com as quais foi resgatada, Sadia sentou-se em um deck reservado para mulheres e crianças, balançando suavemente sua filha de um ano. dormir. A poucos metros de distância, seus dois filhos, de sete e dois anos, brincavam com animais de safári de plástico.

Banks estava sentado de pernas cruzadas no chão, ouvindo silenciosamente a história de amor, determinação e amizade de Sadia diante de um horror inimaginável, ocasionalmente estendendo a mão para tocar seu pulso para esclarecer algo antes de se virar para traduzir.

Saindo de Burkina Faso

Sadia não teve o luxo de uma educação, então datas, horários e nomes de lugares são nebulosos, mas suas memórias são claras.

Aproximadamente uma década atrás, ela ouviu tiros perto de sua aldeia em Burkina Faso. Ela e seus irmãos se esconderam, mas os pistoleiros atiraram na cabeça de seus pais e de sua irmã e destruíram sua aldeia, tudo o que Sadia viu de seu esconderijo.

Ela fugiu para Benin, onde encontrou trabalho preparando comida e pouco depois conheceu o homem que se tornaria seu marido e pai de seus três filhos.

“Foi amor à primeira vista”, disse ela, com um “homem muito legal”. Ela riu ao dizer isso e um enorme sorriso iluminou seu rosto, dividido por uma impressionante cicatriz tribal descendo no centro de sua testa.

Quando o patrão de Sadia parou de pagar seus salários, eles tiveram que seguir em frente. Sadia sugeriu Burkina Faso, mas seu marido escolheu a Líbia. "De onde eu sou, os homens decidem", disse ela. Apesar de estar ciente de como as pessoas sofrem na Líbia, ela concordou em ir.

Sadia, seu marido e seus dois filhos viajaram de caminhão com dezenas de outras pessoas durante semanas pelo deserto, enquanto seguiam para o norte, inicialmente para Agadez, no Níger, e depois para Trípoli via Sabha, na Líbia. À noite, dormiam à beira da estrada, junto com animais selvagens e cobras venenosas que se camuflavam na areia.

Embora reconhecendo o “aumento acentuado” no número de mortos daqueles que cruzam o Mediterrâneo, o porta-voz do ACNUR Shabia Mantoo também disse que “números ainda maiores podem ter morrido ou desaparecido ao longo de rotas terrestres através do deserto do Saara e áreas remotas de fronteira”.

A própria Sadia já viu os mortos ao longo das rotas terrestres. Enquanto se equilibravam na traseira do caminhão sem comida e água, Sadia viu os corpos dos que haviam caído. Alguns “que estão muito secos e aqueles que acabaram de morrer [incluindo] uma mãe com um bebê da idade da minha filha nos braços”, disse ela. Ela sabia que o motorista não iria parar para eles se caíssem.

Os 'campos'

Quando Sadia e sua família chegaram à Líbia, foram mantidos em um quarto sem janelas, sem comida e sem água, detidos por três homens que exigiam dinheiro para levá-los à Europa – dinheiro que eles não tinham. Eles já haviam pago 1.800.000 francos da África Ocidental (US$ 2.760) a um contrabandista para levá-los do Benin para a Europa, mas ele havia desaparecido.

“E foi aí que os espancamentos começaram”, disse ela.

Por fim, depois de seis meses, Sadia e sua família foram expulsos do campo. Eles dormiam nas ruas, antes de encontrar trabalho para uma família líbia cuidando de sua casa e jardim e economizando para pagar outro contrabandista.

A primeira tentativa da família de chegar à Europa não terminou bem. O barco deles vazou, forçando-os a retornar à Líbia, onde as autoridades que esperavam capturaram e detiveram Agidigbi, embora Sadia e as crianças tenham conseguido se esconder. Passaram-se duas semanas antes que ela recebesse um telefonema de seu marido de um centro de detenção.

“[Ele] disse que você está tão espremido com as pessoas que a pessoa parecia estar dormindo, mas de manhã a encontramos morta. Todas essas pessoas foram encontradas interceptadas na água e [os guardas] pediram dinheiro. Alguns deles encontram o dinheiro, outros não podem pagar”, disse ela.

O centro de detenção exigiu 7.000 dinares líbios (US$ 1.440) pela liberdade de Agidigbi, pagáveis ​​por meio de um corretor, que acabou roubando seu dinheiro, obrigando Sadia a pedir dinheiro emprestado a um amigo na Líbia – que ela conheceu no Níger – e organizar o pagamento por outra pessoa .

A experiência de Sadia e Agidigby é assustadoramente comum, e a maioria dos sobreviventes a bordo do Geo Barents falou de acampamentos semelhantes.

“A maioria dos refugiados e migrantes retornados [pela Guarda Costeira da Líbia] são transferidos de pontos de desembarque para centros de detenção, mantidos em condições desumanas, sem acesso ao devido processo e serviços humanitários”, informou o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários.

Federico Soda, chefe de missão da Organização Internacional para as Migrações (OIM) na Líbia, referiu-se às condições de detenção oficial como “deploráveis” onde refugiados e migrantes são “extorquidos ou devolvidos a contrabandistas e traficantes”.

Ele disse: “Ainda não existe um sistema em vigor no país para acomodar com segurança os mais vulneráveis, incluindo mulheres e crianças”.

Ficando para trás

Com o marido livre, eles pagaram o empréstimo e Sadia tentou novamente, mas desta vez – por sugestão do marido – ele ficaria para trás, pois era mais barato para ela viajar sozinha com os filhos. Infelizmente, ela não se saiu melhor, pois seu barco foi interceptado no mar pela Guarda Costeira da Líbia, embora Sadia estivesse tão doente por causa do enjoo que foi transferida para o hospital em vez de um centro de detenção.

Este ano, 9.430 pessoas foram “resgatadas ou interceptadas” pelas autoridades líbias, segundo o ACNUR . A maioria dessas pessoas é então transferida para centros de detenção.

Sadia escapou da prisão quando conseguiu fugir do hospital com os filhos. E assim, grávida de quase nove meses, ela voltou para o marido, onde pouco depois daria à luz em um jardim em Zawiya, na Líbia, sem apoio médico, enquanto Agidigby tentava reprimir seus gritos e depois cortar o cordão umbilical.

Enquanto Sadia falava e Banks traduzia, Sadia repetia regularmente: “Nós sofremos. Eu sofri. As crianças sofreram. Meu marido sofreu muito”, enquanto também balançava a cabeça.

Mas em meio ao horror, houve momentos de bondade. Como o “homem árabe” que trouxe fraldas e comida para o acampamento quando foi detida, a mulher que emprestou dinheiro para ela libertar o marido e depois – apenas três semanas depois de dar à luz – cuidar dos filhos quando Sadia voltou ao trabalho .

Novamente trabalharam para famílias líbias, com Sadia fazendo trabalhos domésticos, e novamente economizaram dinheiro para ela e as crianças tentarem uma terceira vez. E foi aí que Sadia foi resgatada pelos Geo Barents, sem o marido.

Esperando para desembarcar

Os sobreviventes devem esperar a bordo do Geo Barents até que lhes seja oferecido um porto seguro por um governo europeu. Embora Sadia não soubesse disso na época da entrevista, ela estaria a bordo por mais uma semana, dormindo em um tapete de plástico fino sob um cobertor marrom áspero, sem acesso à internet ou sinal de celular, antes de ser autorizada desembarcar em Augusta, na Sicília, no dia 2 de maio.

“Estou preocupada com meu marido. O que ele está pensando? Nós nos afogamos? Fomos interceptados? Não posso ligar daqui”, disse Sadia com um olhar triste e resignado.

Perguntei o que ela gostaria de dizer a ele. Ela riu uma risada suave e calorosa, enquanto um enorme sorriso transformava seu rosto. “Muitas coisas que eu quero dizer a ele. Ele ajudou nossos filhos e eu tanto. Sofremos muito, ele poderia ter me abandonado com as crianças, mas não o fez”, disse ela. "Ele é um bom homem. Ele é quem me dá coragem para continuar.”

Ouvindo o final da história de Sadia, Banks foi banhado pela luz de uma abertura na cortina de lona parcialmente fechada na popa (costas) do navio. Banks também sorriu quando ela terminou de traduzir. "Você pode sentir o amor", disse ela. “Todo o rosto dela se ilumina. Ela está tão apaixonada por ele.”

*Os nomes foram alterados para proteger as identidades

O texto original de Al Jazeera contém outras imagens sobre Sadia e o tema refugiados

Al Jazeera

Imagens divulgadas acima: 1 -  No dia de seu resgate, Sadia, centro, e seus filhos brincam com seu telefone no convés do Geo Barents. Não há sinal de celular ou internet a bordo para os sobreviventes, então eles não podem fazer ligações [Lexie Harrison-Cripps/Al Jazeera; 2No Mar Mediterrâneo, perto da Líbia, Nejma Banks, à direita, e dois outros socorristas ajudam Sadia a subir no barco de resgate de seu bote, onde ela pode ser transferida para o Geo Barents [Lexie Harrison-Cripps/Al Jazeera]

Sem comentários:

Mais lidas da semana