Miguel Prado | Expresso (curto)
Bom dia.
É com a frase com que o
primeiro-ministro arrancou a sua entrevista à TVI sobre o pacote de apoios às
famílias que lhe lanço este Curto. Sim, estamos todos
Em reação à entrevista, o antigo
ministro das Finanças Fernando Teixeira dos Santos não foi meigo.
Falando à CNN Portugal, qualificou a forma como António Costa comunicou sobre
as pensões como “desastrada e desastrosa”. “Não foi claro. Essa falta de
clareza está a fazê-lo pagar um preço político, porque deixou uma incerteza
enorme quanto ao que irá ser a evolução das pensões além de
António Costa defendeu a bondade da antecipação de parte da atualização de 2023 sob a forma de meia pensão a distribuir em outubro. “Não podíamos transformar esta inflação atípica e extraordinária num efeito permanente”, sublinhou, na defesa das medidas para mitigar a perda de poder de compra. O que o primeiro-ministro não disse, mas disse-o Teixeira dos Santos, é que no próximo ano a inflação até pode baixar para zero por cento que os preços ficam no nível onde estão hoje, inflacionados por largos meses de aumentos históricos de preços.
E não é que o primeiro-ministro
tenha sido apanhado de surpresa para agora avançar com uma atualização
das pensões em molde diferente do que vinha sendo seguido e que
reiterou ainda
Sim, estamos todos
Sim, estamos todos em guerra, incluindo os que já sentiram o cinto apertar, porque a inflação é inclemente. E a subida dos juros também não perdoa. Da entrevista do primeiro-ministro esta segunda-feira ficou a nota de que “é provável que venha a haver” um apoio a quem tem crédito à habitação e arrisca vir a pagar muito mais pelo empréstimo da casa. E a garantia de que os funcionários públicos não serão “com certeza” aumentados em 7,4%. Também eles estão numa guerra, há vários anos, contra a perda de poder de compra.
A menos de um mês da apresentação do Orçamento do Estado para 2023, António Costa enfrentará várias batalhas no terreno. Para já, a educação: o primeiro-ministro abre hoje o ano letivo numa escola secundária em Évora, enquanto em Leiria terminam as jornadas parlamentares do PS, nas quais Augusto Santos Silva deixou a sua própria receita sobre como gerir uma maioria absoluta. Também o Chega realizou as suas jornadas parlamentares, em Setúbal, para as quais convidou Jorge Bacelar Gouveia e Rui Gomes da Silva.
Todos em guerra, uns mais do que outros, é verdade. Como os investigadores, que hoje apresentam na Fundação Gulbenkian, em Lisboa, um estudo sobre a investigação sobre o cancro em Portugal (num discurso ontem à noite o presidente norte-americano, Joe Biden, defendeu que acabar com o cancro deve ser um “desígnio nacional”).
Em Estrasburgo, também os
comissários da Comissão Europeia estão numa guerra contra a escalada
dos preços da energia e analisam hoje mais medidas para mitigar os seus efeitos
(Portugal deve apresentar novas medidas na próxima quinta-feira). E
Pela paz, o Papa Francisco visita hoje o Cazaquistão. E, longe daí, no Brasil prossegue a campanha para as eleições presidenciais de 2 de outubro: segundo uma sondagem divulgada esta segunda-feira Lula continua na frente, com 46% das intenções de voto, contra 31% para Bolsonaro.
Como a arena política, também o mercado do entretenimento é toda uma guerra, em busca de audiências, palcos, prémios e brilho. Enquanto dormia foram anunciados os vencedores dos Emmys (a cerimónia foi transmitida na SIC Caras e pode ver a lista completa de quem ganhou aqui). E porque, fora do mundo dos galardões dourados, a atualidade prossegue, deixo-lhe ainda uma mão cheia de outras sugestões de leitura.
OUTRAS NOTÍCIAS
Guerra. Com a Ucrânia a reconquistar em modo acelerado uma boa parte do território que a Rússia tinha ocupado, damos-lhe conta de que uma petição de autarcas a pedir a demissão de Putin já recolheu 35 assinaturas. Pode continuar a acompanhar a cobertura da guerra na Ucrânia e o noticiário relacionado minuto a minuto no Expresso.
Reino Unido. Após a morte da rainha Isabel II, quais os desafios para Carlos III? Neste artigo analisamos o que o novo rei tem pela frente, com os contributos de Germano Almeida, Francisco Seixas da Costa e Paulo Almeida Sande.
Liga dos Campeões. O Futebol Clube do Porto recebe hoje no Estádio do Dragão o Club Brugge, enquanto o Sporting recebe em Alvalade o Tottenham. O treinador Sérgio Conceição já fez a antevisão da partida e Ruben Amorim também.
Abusos. D. José Policarpo deu ou não autorização para o padre Inácio trocar Lisboa pelo Algarve? Há versões contraditórias em 2013 e em 2022. Saiba mais aqui.
Economia. O Instituto Nacional de Estatística reviu em baixa a inflação de agosto para 8,9%, depois de uma primeira estimativa apontar para os 9%. Recorde-se que em julho a inflação em Portugal tinha ascendido a 9,1%. E aqui contamos-lhe que na última decisão do BCE, que trouxe um histórico aumento de juros, Mário Centeno ficou de fora da votação.
FRASES
“Não temos de nos preocupar com a oposição porque não somos oposição, somos Governo”
Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República, nas jornadas parlamentares do PS
“Não há truque nenhum [com a atualização das pensões], nem de retórica nem de coisa nenhuma. O que há é transparência e clareza”
António Costa, primeiro-ministro, em entrevista à TVI / CNN Portugal
“Continuamos pacientes, mas também permanecemos claros: o Irão deve ser impedido de poder obter armas nucleares”
Olaf Scholz, chanceler alemão, após reunião com o primeiro-ministro israelita
“Desde o início de setembro, os nossos combatentes libertaram mais de seis mil quilómetros quadrados do território da Ucrânia, no sul e no leste”
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, citado pela Reuters
PODCASTS A NÃO PERDER
Porque nos faltam professores? Daniel Oliveira entrevista o ministro da Educação na semana em que se inicia um novo ano letivo. "No tempo da troika saíram da profissão mais de 30 mil professores", sublinha João Costa. Uma conversa a não perder no podcast PERGUNTAR NÃO OFENDE
Um Reino pouco Unido e órfão de Isabel II Com o Reino Unido de luto pela rainha que mais tempo ocupou o trono, os grandes desafios mantêm-se: coesão do país, relação com a União Europeia e crise do custo de vida vão marcar o início do reinado de Carlos III e do Governo da primeira-ministra Liz Truss. Para ouvir no podcast O MUNDO A SEUS PÉS
As empregadas de limpeza são invisíveis? Aos 28 anos, a jornalista Rita Pereira Carvalho escreveu o livro “As Invisíveis - Histórias sobre o trabalho da limpeza” e é precisamente sobre esse tema, e todos os preconceitos a ele associados, que fala no podcast AS MULHERES NÃO EXISTEM
O QUE ANDO A VER
Há quem não suporte grandes
multidões, mas os fenómenos de massas providenciam abundante matéria de estudo
sociológico. A reedição, em 1999, do festival Woodstock, 30 anos depois do
mítico evento musical norte-americano, não correu bem, transformando o espírito
fundador de paz e amor num rasto de raiva e destruição. Algumas das estrelas do
firmamento musical da década de 1990 recordam o que aconteceu, juntamente com
organizadores e festivaleiros, no documentário “Fiasco total” (“Trainwreck:
Woodstock
Este Curto termina aqui, mas pode seguir viagem com o Expresso na atualidade noticiosa, que lhe trazemos à distância de um clique. Votos de uma boa terça-feira, repleta de boa energia.
Sem comentários:
Enviar um comentário