segunda-feira, 5 de setembro de 2022

UM CONTO PARA CRIANÇAS

Se alguém lhe telefonar, apresentar-se como o Presidente da Ucrânia, pedir dinheiro, armas e ódio à Rússia, não preste atenção.  Provavelmente é algum tipo viciado em drogas.

Maria Zakharova

Batiushka

Era uma vez um mundo onde existiam quatro Reinos. Eles eram chamados de Reino do Norte, Reino do Leste, Reino do Sul e Reino do Oeste. O Reino mais pequeno era de longe o do Oeste, também chamado do Ocidente, que era apenas uma pequena parte do todo. Mas era sem dúvida o mais rico dos quatro Reinos. Isto porque mantinha-se a roubar, com armas e com astúcias, os outros três Reinos. Mas acabou por ser, finalmente, o mais estúpido de todos Reinos. Isto porque se amava tanto que já nada conseguia ver à frente do seu nariz.

Então, tudo aconteceu assim.

Primeiro, os feiticeiros do Reino do Oeste criaram uma doença desagradável chamada Pestilência. Eles queriam matar os povos dos outros três Reinos. Felizmente, os outros três Reinos expulsaram a Pestilência. E porque eram cobardes, os dominadores do Reino do Oeste assustaram-se e, ao invés, tornaram-se muito doentes e muito pobres.

Então o Reino do Oeste disse:   "Vamos começar uma guerra com o Reino do Norte porque esse é o Reino que está mais próximo de nós. Então poderemos tomar todas as suas terras e todo o seu dinheiro". E dessa forma recuperaremos todo o dinheiro que perdemos na nossa Pestilência e seremos todos felizes outra vez".

Assim o Reino do Oeste encontrou um pequeno príncipe no Reino do Norte, cujo país estava ao lado do seu Reino. E pagaram a ele e a todas as pessoas ricas de lá montes de dinheiro, além de lhes enviarem muitas armas para lutar contra o grande Reino do Norte. E então o Reino do Oeste acrescentou:  "Para garantir que vencemos, não compraremos mais nada ao Reino do Norte e assim eles não terão dinheiro, mas nós seremos cada vez mais ricos".

No entanto, cegos pelo seu amor próprio, o Reino do Oeste não reparou que o Reino do Norte era muito maior, muito mais rico e muito mais forte do que era. E, além disso, o Reino do Norte foi ajudado pelo Reino do Leste e pelo Reino do Sul. E esses dois Reinos queriam muito todas as coisas que o Reino do Norte tinha para vender. Assim, o Reino do Norte vendeu as suas coisas ao Reino do Oriente e ao Reino do Sul e tornou-se rico. Então o Reino do Norte conquistou o pequeno príncipe, fazendo o seu rico povo fugir, tomou todo o dinheiro e as terras do pequeno príncipe e quebrou todas as armas que o Reino do Oeste lhe havia enviado.

Agora o povo rico do Reino do Oeste estava muito zangado com tudo isto. E o povo do Ocidente não queria sofrer e dar o seu dinheiro ao pequeno príncipe para que ele pudesse ter muitas armas. E eles tinham frio e fome e não queriam sofrer mais. O povo do Ocidente estava muito triste porque não tinha bastante dinheiro para comprar tudo o que queria do Reino do Norte, do Reino do Oriente e do Reino do Sul.

E foi assim que o Reino do Oeste se tornou pobre. E, a propósito, todos no mundo começaram a rir-se dos ricos do Reino do Oeste e gozaram com eles porque haviam sido muito estúpidos.

01/Setembro/2022

O original encontra-se em thesaker.is/a-story-for-children/

Este artigo encontra-se em resistir.info

Sem comentários:

Mais lidas da semana