sábado, 22 de outubro de 2022

África do Sul dá “um sinal forte” do apoio da África do Sul à República Árabe Saharaui

O Presidente sul-africano chama à visita de estado de Brahim Gali “um sinal forte” do apoio da África do Sul à República Saharaui

PUSL - (SPS)- “A África do Sul e a República Árabe Saharaui Democrática gozam de relações bilaterais fraternas ancoradas não só na nossa história comum de luta, mas também na nossa visão comum para a autodeterminação do povo do Sahara Ocidental”. O Presidente da República da África do Sul, Cyril Ramaphosa, foi claro e enérgico no seu discurso após ter recebido o Presidente saharaui Brahim Gali com honras no Palácio dos Edifícios da União, a sede da Presidência.

O líder sul-africano denunciou que “este ano comemora-se o 46º aniversário da ocupação ilegal do Sahara Ocidental pelo Reino de Marrocos” e “31 anos desde a Resolução 690 do Conselho de Segurança das Nações Unidas em 1991, que previa um referendo supervisionado pelas Nações Unidas que permitiria ao povo saharaui determinar o seu próprio destino”.

Ele deixou claro que “a ocupação ilegal de Marrocos do Sahara Ocidental continua a ser uma questão de preocupação tanto para África como para a comunidade internacional”.

“Até que o povo do Sahara Ocidental possa exercer o seu direito à autodeterminação, a descolonização de África será incompleta”, advertiu Cyril Ramaphosa.

Referindo-se ao apoio recebido na luta de libertação, na qual a Frente POLISARIO esteve na vanguarda, Cyril Ramaphosa salientou que “enquanto país cuja liberdade foi alcançada com a ajuda do apoio e solidariedade internacional, a África do Sul apoia o povo saharaui na sua luta contra a ocupação ilegal. É por isso que a África do Sul continua a manter fortes relações bilaterais com a República Árabe Saharaui Democrática, as quais reconhecemos formalmente a 15 de Setembro de 2004”.

“A África do Sul tem continuado a reiterar a sua posição de princípio em apoio dos esforços de paz da União Africana e das Nações Unidas sobre o prolongado conflito no Sahara Ocidental”.

“A 26 de Março de 2019, a África do Sul acolheu a Conferência de Solidariedade da SADC com a República Árabe Saharaui Democrática”. “A conferência, acrescentou o presidente,” reflectiu o nosso empenho, enquanto países da África Austral, apoiados pelos nossos amigos da comunidade internacional, numa solução justa, aceitável e duradoura para a situação no Sahara Ocidental.

“Esta visita de Estado deverá enviar um forte sinal de que a África do Sul continuará a lutar pela autodeterminação do povo saharaui e que a posição da África do Sul sobre o Sahara Ocidental permanecerá inalterada”.

“Acordámos em continuar a trabalhar em conjunto para mobilizar apoio regional, continental e internacional para uma resolução sustentável do conflito do Sahara Ocidental, em conformidade com as disposições do acordo de cessar-fogo de 1991”, disse o presidente sul-africano, referindo-se à violação do acordo pelo regime de ocupação marroquino.

“Defendendo a participação activa dos países africanos na resolução da questão do Sahara Ocidental”, Cyril Ramaphosa apelou “à República Saharaui e ao Reino de Marrocos, enquanto Estados membros da União Africana, para que preparem as condições para um novo cessar-fogo e uma solução justa e duradoura para o conflito”.

“Como continente africano, devemos permanecer fiéis ao Acto Constitutivo da União Africana. Como comunidade internacional, devemos afirmar os princípios da Carta das Nações Unidas, defender o direito internacional e implementar as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas”.

“Mais uma vez, desejo agradecer ao Presidente Brahim Ghali as discussões frutuosas que tivemos esta manhã, e assegurar-lhe o apoio contínuo do governo e do povo da África do Sul à luta do povo do Sahara Ocidental”, Cyril Ramaphosa concluiu o seu discurso.

O Presidente da República Árabe Saharaui Democrática (RASD) e Secretário-Geral da Frente POLISARIO, Brahim Ghali, iniciou na terça-feira a sua visita de Estado à República da África do Sul, a convite do seu homólogo sul-africano, Cyril Ramaphosa.

No primeiro dia da visita, Ghali manteve conversações privadas com o Presidente Ramaphosa, que mais tarde foram alargadas para incluir delegações de ambos os países, para abordar questões regionais e internacionais de interesse comum.

A visita do Presidente da RASD faz parte do reforço das relações fraternas profundas entre os dois povos fraternos, que remontam a longos anos de luta contra o colonialismo e a discriminação racial, e representa uma oportunidade para alargar os espaços de cooperação e elevá-los a um nível qualitativo que encarna a completa harmonia e vontade comum dos líderes e povos da República saharaui e da África do Sul.

porunsaharalibre

Ler mais em PUSL:

A Comissão de Apoio ao Referendo de Autodeterminação

A aliança governamental da África do Sul reitera o seu apoio

Declaraçãoconjunta Sahara Ocidental-África do Sul a favor da autodeterminação do povo saharaui

Sem comentários:

Mais lidas da semana