segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Brasil - eleições | CIRO, SIMONE E SORAYA TÊM DE FECHAR ACORDO COM LULA

"É o que o Brasil e o mundo esperam deles", diz Solnik

Alex Solnik* | Brasil 247 | opinião

Era quase consenso que a maior ameaça à democracia seria um golpe de estado liderado por Bolsonaro. Mas as urnas revelaram uma ameaça maior que essa: a reeleição.

Não importa discutir se as pesquisas enganaram os eleitores ou os eleitores enganaram as pesquisas. Os números de Lula, por sinal, batem com elas. Bolsonaro é que ficou muito acima. Eleitores de Ciro migraram para ele e não para Lula na reta final, desidratando Ciro, que teve 3%.

O fato é que Lula e Bolsonaro vão para um segundo turno imprevisível. E o futuro da democracia está em jogo.

Lula tem uma frente de 6 milhões de votos. Simone, mais Ciro, mais Soraya tiveram, juntos, 9 milhões. Ciro já deu sinais de que pode repensar sua decisão de não apoiar Lula no segundo turno. Simone e Soraya foram, em todos os debates, as maiores algozes de Bolsonaro. 

Agora que a ameaça de destruição de tudo o que foi construído desde 1985 fica maior, é imperativo que esses três defensores da democracia cerrem fileiras com Lula. 

Não há mais espaço para tergiversações. 

É o que o Brasil e o mundo esperam deles.

#Publicado em português do Brasil

*Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

Sem comentários:

Mais lidas da semana