quarta-feira, 5 de outubro de 2022

NOTÍCIAS E CONSPIRAÇÕES -- Caitlin Johnstone

Acusar os EUA de sabotar os oleodutos Nord Stream e isso é chamado de teoria da conspiração. Acusar a Rússia de fazer exatamente a mesma coisa e isso se chama notícia.

Caitlin Johnstone* - CaitlinJohnstone.com | Consortium News

A classe política/mídia ocidental tem descartado como “teorias da conspiração” todas as alegações de que os EUA são provavelmente responsáveis ​​pela sabotagem dos gasodutos Nord Stream no mês passado, mesmo enquanto levantam exatamente as mesmas acusações contra a Rússia sem nunca usar esse termo. O que provavelmente diz muito sobre a maneira como esse rótulo foi usado ao longo dos anos, se você pensar bem.

#Traduzido em português do Brasil

Em uma  reunião do Conselho de Segurança da ONU  na sexta-feira, o enviado dos EUA Richard Mills acusou repetidamente a Rússia de promover “teorias da conspiração” em suas acusações do Nord Stream contra os Estados Unidos, dizendo que “nossos colegas russos decidiram instrumentalizar a reunião do Conselho de Segurança para espalhar teorias da conspiração. e desinformação”.

“É importante que usemos esta reunião não para fomentar teorias da conspiração, mas para focar nossa atenção na flagrante violação da Carta pela Rússia e seus crimes na Ucrânia”, argumenta Mills, depois de dizer que “os Estados Unidos negam categoricamente qualquer envolvimento neste incidente. ” e que não há justificativa para “a delegação russa levantar teorias da conspiração e desinformação em massa neste Conselho”.

Mills então passa o restante de suas observações insinuando que na verdade foi a Rússia quem perpetrou os ataques, mencionando a palavra “infraestrutura” nada menos que nove vezes em seus argumentos para estabelecer que na Ucrânia, a Rússia tem um histórico de ataque a infraestrutura civil crítica semelhante a os encanamentos.

“A sabotagem de infraestrutura crítica deve ser uma preocupação para todos nós”, diz Mills. “No contexto da agressão da Rússia contra a Ucrânia, vimos vários ataques russos danificando a infraestrutura civil. Testemunhamos a Rússia tomar de forma imprudente o controle da maior usina nuclear da Europa, arriscando um desastre nuclear na Europa. Vimos inúmeros ataques destruindo a infraestrutura de eletricidade civil.”

“Apesar dos esforços que ouvimos hoje para nos distrair da verdade, para distribuir mais desinformação e teorias um pouco malucas, os fatos na Ucrânia falam por si”, conclui Mills.

Business Insider tem um artigo: “ A sabotagem de gasodutos foi um 'tiro de advertência' de Putin para o Ocidente, e deve se preparar para mais subterfúgios, alertam especialistas russos. ” Os “especialistas” em questão são os seguintes:

O ex-diretor da CIA John Brennan, que foi pego  espionando os legisladores dos EUA e mentindo sobre isso  durante a investigação do Senado sobre as práticas de tortura da CIA.

A veterana da inteligência dos EUA Andrea Kendall-Taylor,  agora membro sênior  da  think tank belicista  Center for a New American Security,  cujos principais doadores  são o Pentágono e o fabricante de armas Northrop Grumman.

Cynthia Hooper, professora de história do College of the Holy Cross.

É isso; isso é tudo os especialistas. Dois belicistas mentirosos e um professor de história.

Em nenhum lugar do artigo do Business Insider as palavras “conspiração” ou “teoria” aparecem. Compare isso com o recente artigo da Associated Press intitulado “ Russos empurram teoria infundada culpando os EUA por estourar oleoduto ”, que era tão frenético para gerar acusações de sabotagem do Nord Stream dos EUA como uma teoria da conspiração louca que a enquadrou como algo que apenas os cultistas do QAnon acreditam.

“A sugestão de que os EUA causaram o dano estava circulando em fóruns online populares entre os conservadores americanos e seguidores do QAnon, um movimento de teoria da conspiração que afirma que Trump está travando uma batalha contra uma seita satânica de tráfico de crianças que controla os eventos mundiais”, escreveu a AP.

Repetidamente vemos a pejorativa “teoria da conspiração” aplicada a acusações contra uma nação, mas não contra a outra, apesar de ser exatamente a mesma acusação. Ambas são teorias da conspiração por definição: são teorias sobre uma suposta conspiração para sabotar os oleodutos russos.

Mas a classe política/mídia ocidental consistentemente aplica esse rótulo a um e nunca ao outro.

Aqui está um  link para outro artigo do Business Insider  aplicando o rótulo de “teoria da conspiração” a acusações de sabotagem do Nord Stream nos EUA. Aqui está  um do The Independent  fazendo o mesmo. Aqui está  um do The Washington Post . Aqui está  um da Newsweek . Aqui está  um do Vox . Aqui está  um do  think tank The Atlantic Council . Aqui está  um do  think tank da Brookings Institution . Aqui está  um de Media Matters for America , fundado pelo centro de estudos do Centro para o Progresso Americano.

Você entende a mensagem? Você está recebendo as mensagens em alto e bom som? Acusar os EUA de sabotar os oleodutos Nord Stream e isso é chamado de teoria da conspiração. Acusar a Rússia de fazer exatamente a mesma coisa e isso se chama notícia.

E, claro, ao apontar esse duplo padrão caricatural, não pretendo sugerir que ambas as teorias sejam igualmente bem evidenciadas. Não se esperaria que eles estivessem em uma disputa em que uma das partes tivesse sua própria infraestrutura de energia sabotada.

Por exemplo, há o fato de que o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken  , disse explicitamente  que a sabotagem de gasodutos que levam gás russo para a Alemanha oferece uma “tremenda oportunidade” para acabar com a dependência da Europa da energia russa.

Há também o fato de que um estudo encomendado pelo Pentágono de 2019 pela RAND Corporation sobre como estender demais e enfraquecer a Rússia  declarou explicitamente  que os EUA se beneficiariam de interromper o Nord Stream 2.

Há também o fato de que: 

tanto o presidente Joe Biden  quanto sua subsecretária de Estado para Assuntos Políticos  Victoria Nuland disseram explicitamente que o Nord Stream 2 seria encerrado se a Rússia invadir a Ucrânia

os EUA  sancionou aqueles que construíram o Nord Stream 2

A ex-secretária de Estado Condoleezza Rice está no registro  dizendo que os EUA querem que os europeus sejam mais dependentes da energia norte-americana do que dos oleodutos da Rússia

Os alemães estavam exigindo com raiva  o fim das sanções lideradas pelos EUA à Rússia e a reabertura do gás Nord Stream

As forças navais dos EUA estavam recentemente realizando exercícios de veículos submarinos não tripulados  exatamente onde os oleodutos foram atacados,

Veículos submarinos não tripulados foram encontrados carregando cargas explosivas  perto de oleodutos russos no passado

A Polónia acaba de inaugurar literalmente um gasoduto  que transportará gás da Noruega através da Dinamarca e do Mar Báltico,

Helicópteros militares dos EUA foram registrados  viajando entre os pontos de explosão e ao longo do oleoduto Nord Stream 2 pouco antes das explosões a CIA tem um histórico conhecido  de explodir gasodutos russos.

Mas claro, se você acha que os Estados Unidos podem ter alguma responsabilidade por esse ataque, você é um teórico da conspiração maluco e não é diferente dos QAnoners que pensam que os adoradores de Satanás pedófilos governam o mundo.

Ok, império. Mensagem recebida. Mas me faz pensar sobre algumas dessas outras “teorias da conspiração” que você nos disse para ignorar.

*O trabalho de Caitlin Johnstone é  totalmente suportado pelo leitor , então, se você gostou desta peça, considere compartilhá-la, seguindo-a no  Facebook ,  Twitter ,  Soundcloud  ou  YouTube , ou jogando algum dinheiro em seu pote de gorjetas no  Ko-fi ,  Patreon  ou  Paypal . Se você quiser ler mais, pode  comprar os livros dela . A melhor maneira de garantir que você veja as coisas que ela publica é se inscrever na lista de e-mails no  site dela  ou  no Substack, que receberá uma notificação por e-mail para tudo o que ela publicar. Para mais informações sobre quem ela é, onde ela está e o que ela está tentando fazer com sua plataforma, clique aqui . Todas as obras são de co-autoria com seu marido americano Tim Foley.

Este artigo é de CaitlinJohnstone.com e republicado com permissão.

Sem comentários:

Mais lidas da semana