terça-feira, 13 de dezembro de 2022

A volatilidade da hegemonia dos EUA na América Latina

Roger D. Harris* | Internatilist 360º

Parte I: A Maré Rosa

A América Latina e o Caribe voltaram a ficar rosados, ainda mais com a histórica vitória eleitoral na Colômbia em junho sobre a direita apoiada pelos Estados Unidos há muito dominante no país e um revés semelhante no Brasil em outubro. Essas rejeições eleitorais da direita seguiram-se às vitórias da esquerda no ano passado no Peru, em Honduras e no Chile. E essas, por sua vez, ocorreram após derrotas semelhantes na Bolívia em 2020, Argentina em 2019 e México em 2018.

Essa onda eleitoral, de acordo com o presidente venezuelano Nicolás Maduro,  falando  na Cúpula do Clima em novembro, “abre uma nova era geopolítica para a América Latina”. Esta “maré rosa” desafia a hegemonia hemisférica dos Estados Unidos, cujo pedigree remonta à Doutrina Monroe de 1823.

A maré alta

A metáfora da “maré rosa” descreve apropriadamente o fluxo e refluxo do conflito de classes em andamento entre os  asseclas do imperialismo  e as forças populares da região. Em 1977, a região era dominada pelo “governo dos generais”. A infame Operação Condor dos EUA apoiou ditaduras militares explícitas em toda a América do Sul, exceto na Colômbia e na Venezuela, e em grande parte da América Central.

Então a maré começou a virar com a eleição de Hugo Chávez na Venezuela em 1998. Em 2008, quase toda a região estava no vermelho, com as notáveis ​​exceções da Colômbia, México e alguns outros. Uma década depois, uma reação conservadora deixou Uruguai, Equador, Venezuela, Bolívia, Nicarágua, Cuba e um punhado solitário de outros estados do lado progressista. Mas isso mudaria em meados de 2018.

México

O primeiro blush da onda atual remonta a 1º de julho de 2018, com a vitória esmagadora de Andrés Manuel López Obrador no México. Muitos acreditam que suas duas corridas anteriores à presidência foram  roubadas  dele. Carinhosamente conhecido pela sigla AMLO, sua ampla coalizão sob o recém-formado partido MORENA conquistou cargos nacionais, estaduais e municipais e encerrou 36 anos de governo neoliberal.

A lista do México à esquerda foi significativa. É a segunda maior economia da região e a décima terceira do mundo. O México é o segundo maior parceiro comercial dos EUA depois do Canadá e antes da China.

AMLO tornou importantes iniciativas de política externa independentes, de fato desafiadoras, dos EUA. Ele convidou visivelmente o presidente venezuelano Maduro como convidado de honra para uma grande celebração do feriado mexicano. Quando Biden convocou uma “cúpula da democracia” para o hemisfério em junho passado, mas não convidou Cuba, Venezuela e Nicarágua, AMLO corajosamente liderou um boicote, que sabotou amplamente o evento. E AMLO tem sido um forte defensor da integração regional promovendo  a CELAC  e outras instituições multinacionais.

Argentina

Um ano após a ascensão de AMLO, o direitista Mauricio Macri foi substituído pelo esquerdista peronista Alberto Fernández em 27 de outubro de 2019. A virada da direita para a esquerda foi um repúdio à subserviência de Macri ao FMI e às políticas econômicas de austeridade, que geraram oposição em  massa  .

Bolívia

Duas semanas após a eleição na Argentina, a esquerda sofreu um grande golpe em 10 de novembro de 2019, quando um golpe derrubou o presidente esquerdista Evo Morales na Bolívia. O golpe foi apoiado pelos Estados Unidos com a cumplicidade da Organização dos Estados Americanos (OEA) sob a liderança de Luis Almagro, um bajulador dos ianques.

Evo, como é popularmente chamado, foi o primeiro presidente indígena do país de maioria indígena. Ele escapou por pouco da violência do golpe quando um avião fornecido pela AMLO o levou para um local seguro no México.

A justificativa de Evo veio um ano depois, em 18 de outubro de 2020, quando seu colega do Partido do Movimento ao Socialismo (MAS), Luis Arce, reconquistou a presidência com uma vitória esmagadora. Evo então voltou do exílio e desde então desempenhou um papel internacional como porta-voz sobre mudanças climáticas, integração regional, direitos indígenas e outras questões de esquerda.

Peru

Então, sete meses depois, uma pessoa de um partido marxista-leninista assumiu a presidência no Peru em 6 de junho de 2021. Quando o professor rural e líder grevista Pedro Castillo emergiu como um dos dois candidatos no primeiro turno da eleição presidencial, ele foi praticamente desconhecido. A imprensa internacional até lutou para encontrar uma foto do futuro presidente.

Castillo venceu a rodada final da eleição contra a extrema-direita Keiko Fujimori. A vitória de Castillo significou o fim do Grupo de Lima, uma coalizão de países anti-Venezuela. Estrategicamente, a orla do Pacífico na América do Sul, que antes era totalmente povoada por aliados de direita dos EUA, agora tinha um esquerdista em seu meio.

Nicarágua

A tendência de esquerda se consolidou ainda mais cinco meses após o sucesso no Peru, quando o governante Partido Sandinista (FSLN) na Nicarágua venceu as  eleições nacionais  em 7 de novembro de 2021. Um ano depois, em 6 de novembro de 2022, os sandinistas se  afirmaram ainda mais  com uma varredura das eleições municipais.

A Nicarágua estava se  recuperando  de uma violenta tentativa de golpe malsucedida em 2018 envolvendo a Igreja Católica e outros elementos de direita. Tendo falhado em conseguir uma mudança de regime ao ajudar a instigar e apoiar o golpe, os EUA desde então apertaram os parafusos econômicos no terceiro estado mais pobre do hemisfério, intensificando medidas coercitivas unilaterais.

Apesar das sanções ilegais dos EUA destinadas a punir seu povo, o governo socialista fez tanto com tão pouco. O crescimento econômico de 8,3% da Nicarágua   durante a pandemia está entre os mais altos da região e do mundo.

A Nicarágua é a  mais segura  de toda a região e uma das mais seguras internacionalmente. A educação e a saúde são gratuitas. Com as melhores estradas da América Central, a costa caribenha anteriormente negligenciada e isolada está agora mais integrada com o resto do país. E insuperáveis ​​30% do território nacional estão em zonas autônomas para povos indígenas e afrodescendentes. Ao contrário da propaganda dos EUA, as pesquisas mostram que o presidente Daniel Ortega é  popular  entre seus eleitores.

Venezuela

Então, duas semanas após a afirmação eleitoral da esquerda na Nicarágua, o mesmo se repetiu na Venezuela. O governante Partido Socialista (PSUV) venceu as eleições regionais e legislativas em 21 de novembro de 2021.

Embora os EUA e um punhado de seus aliados mais bajuladores ainda reconheçam Juan Guaidó, ungido por Trump, como “presidente interino” da Venezuela, a grande maioria  dos  estados  aceita  Nicolás Maduro como o presidente legítimo. O infeliz Guaidó tem os maiores  índices de desaprovação  entre os potenciais candidatos da oposição para a eleição presidencial de 2024. Enquanto  as pesquisas mostram  que, se uma eleição antecipada fosse convocada, Maduro venceria.

Enquanto isso, Biden, sob pressão para aliviar a escassez de combustível de sua própria fabricação, está diminuindo ligeiramente as sanções draconianas de Trump. A Chevron está retomando  operações limitadas  na Venezuela e alguns dos US$ 20 bilhões de ativos “seqüestrados” da Venezuela em bancos estrangeiros estão sendo  liberados  para projetos humanitários.

Honduras

Apenas uma semana após a eleição na Venezuela, o mais doce triunfo da esquerda foi alcançado. Xiomara Castro tornou-se a primeira mulher eleita para a presidência da história de Honduras em 1º de dezembro de 2021. Seu marido, Manuel Zelaya, havia sido derrubado em um golpe em 28 de junho de 2009, orquestrado pelo presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, e  seu  secretário do Estado Hillary Clinton.

Castro substituiu mais de doze anos de “nacroditadura”, um merecido opróbrio que é confirmado pelo próprio governo dos Estados Unidos. Em 2009, os fatos eram tão claros que até o cúmplice Obama teve que admitir que Zelaya foi deposto em um “golpe”, embora tenha negado que não foi um golpe “militar”.

Os EUA então apoiaram uma sucessão de presidentes ilegítimos, incluindo o mais recente ex-presidente Juan Orlando Hernández, com generoso apoio militar, financeiro e político. Até mesmo a  OEA , que é essencialmente um braço dos EUA disfarçado de corpo multinacional,  questionou  a validade de sua eleição. Depois que Castro venceu, “JOH” foi rapidamente  extraditado  para os EUA e jogado na prisão por importar grandes quantidades de cocaína para os EUA.

Anteriormente conhecido como o “USS Honduras” por seu papel como substituto dos EUA na América Central, a nova presidência de Castro traçará um novo rumo para Honduras.

Chile

Menos de duas semanas após a derrota da direita em Honduras, Gabriel Boric conquistou a presidência do Chile em 19 de dezembro de 2021, fazendo campanha sob o lema “neoliberalismo nasceu no Chile e aqui vai morrer”. Ele substituiu o direitista Sebastián Piñera que, aliás, era a pessoa mais rica do Chile.

Ex-líder estudantil que virou político, Boric, de 36 anos, saiu dos protestos antineoliberais em massa de 2019 e 2021, que mobilizaram uma parcela significativa da população do Chile. Boric venceu o candidato do Partido Comunista nas primárias da coalizão progressista  Apruebo Dignidad  e derrotou José Antonio Kast nas eleições presidenciais.

Chamar Kast de extrema direita seria um eufemismo. Às vezes, a retórica esquerdista acusa os oponentes de serem fascistas. No caso de Kast e seus irmãos politicamente ativos, porém, o termo é perfeitamente adequado. O pai deles veio da Alemanha e era um membro efetivo do Partido Nazista.

Colômbia

O que aconteceu a seguir foi verdadeiramente histórico. O ex-guerrilheiro de esquerda (desde moderado para o centro-esquerda) Gustavo Petro e sua vice-presidente Francia Márquez, ambientalista afrodescendente, foram os primeiros progressistas a vencer na Colômbia em 19 de junho deste ano  . Sua  coalizão Pacto Histórico  surgiu das imensas manifestações populares de 2019 e 2020, que contaram com a participação indígena e afrodescendente.

A Colômbia, anteriormente conhecida como o “Israel da América Latina”, há muito era o principal estado cliente regional dos EUA e o maior receptor de ajuda militar dos EUA no hemisfério. Esta eleição promete abalar esse papel e romper com o influente ex-presidente de direita Álvaro Uribe e seus sucessores.

O ex-presidente de direita Iván Duque também fez história como o  presidente menos popular da Colômbia  . Ele imediatamente se juntou ao direitista  Wilson Center  em Washington, mudando os cargos, mas não, de fato, os empregadores.

Brasil

A Colômbia foi um grande sucesso na região, mas o que se seguiu no Brasil foi um maremoto de proporções globais.

Luiz Inácio Lula da Silva, conhecido coloquialmente simplesmente como Lula, foi eleito pela primeira vez em 2003 e deixou a presidência em 2010 com altos índices de popularidade. Ele foi sucedido por Dilma Rousseff, também membro do Partido dos Trabalhadores, que foi reeleita em 2014. Dois anos depois, a legislatura dominada pela direita usou “lawfare” para derrubá-la do cargo.

Lula foi então uma vítima do  próprio lawfare  . Embora seja o candidato presidencial mais popular, ele passou de abril de 2018 a novembro de 2019 na prisão. Isso permitiu que Jair “Trump dos Trópicos” Bolsonaro assumisse a presidência. Então, em uma reviravolta espetacular, Lula venceu Bolsonaro na próxima disputa presidencial em 31 de outubro de 2022.

Mudanças oceânicas na América Latina e no Caribe

As vitórias eleitorais progressivas inclinam decisivamente o equilíbrio geopolítico regional para o lado do porto. A ordem de classificação por tamanho das maiores economias regionais é Brasil, México, Argentina, Colômbia, Chile e Peru – todos os quais estão agora no lado esquerdo do registro. O Brasil é a oitava maior economia do mundo.

A inclusão do Brasil na aliança transcontinental BRICS prenuncia uma emergente independência internacional multipolar do Ocidente. Originalmente incluindo Rússia, Índia, China e África do Sul, o BRICS+ pode se expandir para incluir Argentina, Irã, Egito, Turquia, Arábia Saudita, Indonésia e outros.

Lula fez campanha pela criação de uma moeda regional, o SUR. Maduro também pediu uma moeda regional, o que desafiaria o domínio do dólar americano.

Lula, Maduro e seus companheiros de viagem prometem ser porta-vozes dos pobres em casa, da integração regional (revivendo a  UNASUL  e reforçando  o MERCOSUL ) e internacionalmente do   multilateralismo   (enfrentando a mudança climática e possivelmente até ajudando a intermediar a paz na Ucrânia).

Parte II: Cuba, Venezuela, Nicarágua, Haiti e China

 Os EUA há muito consideram a América Latina e o Caribe como seu “quintal” sob a anacrônica Doutrina Monroe de 1823. E embora o atual presidente dos EUA, Biden, pense erroneamente que elevar a região ao “ jardim da frente ” faça alguma diferença, a hegemonia hemisférica ianque está se tornando cada vez mais volátil. Uma “maré rosa” de vitórias eleitorais de esquerda desde 2018 varreu México, Argentina, Bolívia, Peru, Honduras, Chile, Colômbia e Brasil. Ao mesmo tempo, a China emergiu como uma presença econômica enquanto ventos tumultuosamente inflacionários sopram na economia mundial.

Nesse contexto mais amplo, a tríade socialista de Cuba, Venezuela e Nicarágua é abordada a seguir, juntamente com a importância do Haiti.

Henry Kissinger uma vez  brincou : “Ser inimigo dos Estados Unidos é perigoso, mas ser amigo é fatal”. Ele encapsulou as situações perigosamente precárias nos estados “inimigos” visados ​​pela mudança de regime pelo poder imperial – Cuba, Venezuela e Nicarágua – bem como as consequências críticas para o Haiti de ser “amigo”.

Emigração de Cuba, Venezuela e Nicarágua

Embora a acomodação e a cooptação de Washington possam estar em ordem para as social-democracias, como as novas administrações da Colômbia e do Brasil, nada além da ruína do regime está prevista para os estados explicitamente socialistas. Ficar bonita de rosa é tolerável a contragosto para Washington, mas não de vermelho.

Os redatores dos discursos do Partido Democrata podem não ter o floreio retórico da “Troika da Tirania” de John Bolton, mas o presidente Biden continuou a campanha de “pressão máxima” de seu predecessor contra Cuba, Nicarágua e Venezuela. O resultado foi uma migração sem precedentes dos três estados que lutam pelo socialismo, embora a maioria dos migrantes que entram nos EUA ainda seja do Triângulo Norte (composto por Guatemala, El Salvador e Honduras) ou do México.

A política de imigração dos EUA é cinicamente projetada para exacerbar a situação. O governo Biden tem balançado anistias políticas inconsistentes,  sacudindo  imigrantes venezuelanos e nicaraguenses. A Lei de Ajuste Cubano, datada de 1966,  encoraja perversamente  a imigração irregular.

Com Cuba, Venezuela e Nicarágua, a  atração  de oportunidades econômicas leva as pessoas a sair devido à deterioração das condições domésticas alimentadas por sanções. Esses migrantes diferem daqueles do Triângulo Norte, que também fogem do  impulso  da violência de gangues, extorsão, feminicídio e do ambiente de impunidade criminal geral.

Estados socialistas em linha vermelha

As sanções dos EUA, que literalmente colocaram limites em Cuba, Nicarágua e Venezuela, são mais letais do que nunca. A tecnologia eletrônica para aplicar as medidas coercitivas avançou muito desde os dias, há mais de seis décadas, quando JFK visitou pela primeira vez o que é chamado de “bloqueio” a Cuba. Além disso, o efeito ao longo do tempo das sanções é corroer a solidariedade e a cooperação socialistas. E nos últimos tempos, a guerra cibernética usando a mídia social é efetivamente exercida pelos imperialistas.

Os desastres naturais têm um efeito sinérgico agravando e ampliando a dor das sanções. Um raio de agosto destruiu 40% das reservas de combustível de Cuba. Em seguida, o furacão Ian atingiu Cuba e a Nicarágua em outubro, enquanto a Venezuela experimentou fortes chuvas sem precedentes, todas com consequências letais.

A pandemia de Covid estressou essas economias já atingidas por sanções, apresentando a escolha nada invejável de trancar ou trabalhar e comer. Cuba foi forçada a suspender o turismo, que era uma importante fonte de renda estrangeira. A Venezuela escolheu um sistema inovador de períodos alternados de bloqueio. A Nicarágua, onde três quartos da população trabalha em pequenas empresas e fazendas ou no setor informal, implementou  medidas de saúde pública relativamente bem-sucedidas  , mantendo a economia aberta.

A Venezuela fez um progresso notável ao contornar um colapso econômico total  causado deliberadamente  pelas sanções dos EUA, mas ainda tem um longo, longo caminho para a recuperação. Por exemplo, os pobres estão engordando na Venezuela, não porque haja muita comida, mas porque não há o suficiente. Conseqüentemente, eles são forçados a subsistir com arepas  altamente calóricas  feitas de farinha de milho frita e não podem comprar vegetais e carnes mais nutritivos.

A Nicarágua está se preparando para mais sanções dos EUA, enquanto a situação em Cuba está mais  desesperadora  do que nunca. Mas com apoio e solidariedade internacional, os estados explicitamente socialistas continuaram a resistir com sucesso aos ataques do imperialismo.

Haiti empobrecido pelo imperialismo

Comparado a Cuba, Venezuela e Nicarágua, o Haiti está sofrendo ainda mais. É o país mais pobre do hemisfério, feito assim pelo imperialismo. Poucos países do hemisfério tiveram uma relação tão íntima com a hegemonia do norte quanto o Haiti... infelizmente. Atualmente, a sociedade civil se revoltou e por boas razões.

O Haiti alcançou a independência em 1804 na primeira revolta de escravos bem-sucedida do mundo e na primeira revolução anticolonial bem-sucedida na América Latina e no Caribe. Para os afrodescendentes, o preço da liberdade tem sido alto. A ex-potência colonial, a França, junto com os EUA, têm sangrado o Haiti desde então. Mais de  $ 20 bilhões  foram extraídos para “reparações” sob a força das armas pelo custo dos escravos e pagamento da consequente “dívida”.

Sob o presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton – desde então ele  se desculpou  depois que o dano foi feito – a agricultura camponesa foi destruída com um acordo com o FMI. Desde então, o Haiti passou de exportador líquido de arroz a importador dos Estados Unidos. O consequente deslocamento da população do campo para as cidades está de acordo com os desígnios de que o Haiti seja um  centro manufatureiro de baixos salários  para o capital estrangeiro.

O tratamento dado aos imigrantes haitianos e aspirantes a imigrantes na fronteira sul dos EUA pelo abertamente racista e anti-imigrante Donald Trump foi ainda  pior  por seu sucessor democrata supostamente “acordado”. Notavelmente, o enviado especial de Biden renunciou em protesto porque considerou a política do governo, em suas palavras, “ desumana ”.

O Haiti está sem um presidente eleito. Ariel Henry, o atual titular do cargo, foi simplesmente instalado pelo Core Group dos EUA, Canadá e outras potências externas depois que seu antecessor também  não eleito  , Jovenel Moïse, foi assassinado em julho de 2021. O parlamento haitiano não se reúne, a maioria dos serviços governamentais são inoperantes, grupos armados rivais controlam grandes porções do território nacional e a cólera voltou a estourar.

Os EUA  propuseram  o retorno de uma força militar multinacional como o desastroso esforço anterior  da MINUSTAH  pela ONU, que deixou o país no estado em que está agora. Não é de admirar que os povos do hemisfério aspirem a alternativas aos Estados Unidos para ajudar no seu desenvolvimento.

Tsunami chinês e a maré alta russa

A China emergiu como uma alternativa e desafiante ao domínio do dólar americano no hemisfério. A China forneceu suporte de vida vital para os estados socialistas visados ​​pelos EUA para a mudança de regime. Durante a pandemia de Covid, a China forneceu à região equipamentos médicos e vacinas, literalmente salvando vidas.

A presença econômica chinesa tem sido como uma onda de tsunami do leste crescendo à medida que se aproximava da massa de terra americana. Em 2000, a China respondia por apenas 2% do comércio da região. As trocas econômicas começaram a aumentar quando a China ingressou na Associação Mundial do Comércio em dezembro de 2001. Hoje, a China é o principal parceiro comercial da América do Sul e perde apenas para os EUA na região como um todo.

A China expandiu seus laços políticos, culturais e até militares com a região, enquanto a sorte de Taiwan piorou. Mais de vinte países da América Latina e do Caribe aderiram à Iniciativa do Cinturão e Rota da China (BRI), oferecendo opções comerciais e financeiras mais diversificadas.

A Rússia também foi uma  salvação ,  pois Cuba foi pega no pico da pandemia com a cepa Delta e sua fábrica de oxigênio quebrou. A Rússia transportou oxigênio para salvar vidas e mais tarde trouxe combustível vital depois que os incêndios em Matanzas paralisaram a rede de energia cubana.

Parte III: Desafios à frente para a Maré Rosa

4 de dezembro de 2022 –  Uma onda rosa trouxe vitórias eleitorais de esquerda na América Latina e no Caribe em protesto contra o modelo neoliberal imposto pelos EUA e seus colaboradores. O neoliberalismo não atendeu às necessidades dos povos da região e está perdendo sua legitimidade como protótipo do desenvolvimento.

No entanto, os países da região devem necessariamente se engajar em uma ordem financeira mundial  dominada pelos Estados Unidos , o que limita as possibilidades de desenvolver suas economias com sucesso.

Águas turbulentas

Os bancos centrais dos Estados Unidos e de outros países ocidentais – o que o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega,  chama  de “gangue de assassinos que controlam a economia global” – mantiveram taxas de juros baixas durante grande parte da última década, o que incentivou os países da América Latina e do Caribe a contrair grandes empréstimos.

A partir de 2021, as taxas de juros foram subindo lentamente. Coincidentemente, a pandemia atingiu e os países em desenvolvimento foram forçados a se endividar ainda mais para financiar as medidas da Covid e amortecer os efeitos do deslocamento econômico. Nestes tempos voláteis, o valor do dólar americano aumentou  nos  mercados internacionais.

Para os países em desenvolvimento, isso significou pagamentos de juros mais altos, juntamente com a fuga de capitais para os mercados financeiros dos Estados Unidos em particular. A inflação, alimentada pelas sanções dos EUA e aliados à Rússia, interrompeu as cadeias de abastecimento internacionais, tornando os produtos menos disponíveis e mais caros. Além disso, grandes corporações extraíram  lucros excessivos .

A Maré Rosa encontra uma contracorrente de direita

Paradoxalmente, esses mesmos problemas sobre os quais os governos de esquerda protestaram agora se tornaram deles para resolver uma vez no poder e em um momento de crescente dificuldade econômica. O que  a Reuters  chama  de agora “direita órfã” na América Latina e no Caribe pode estar abatido, mas não morto.

México. No México, AMLO foi eliminado para a corrida presidencial de 2024. O  popular  presidente está atualmente defendendo  reformas eleitorais controversas  e bem-estar ampliado. O crescimento econômico está estagnado e o país continua atormentado pela terrível violência do cartel de drogas. Os EUA estão pressionando fortemente o México a aceitar  cultivos transgênicos , privatização do setor de energia e medidas para impedir que imigrantes cruzem a fronteira para a “terra dos livres”.

Argentina. A Argentina, grande fornecedora global de grãos e soja, está no terceiro ano de  estiagem . A economia está em frangalhos com  a inflação  chegando a quase 100%, os salários estagnados e uma enorme dívida contraída pela antiga administração de direita.

A atual vice-presidente e ex-presidente (2003-2007) Cristina Fernández de Kirchner (CFK) é a provável candidata de esquerda na próxima corrida presidencial em outubro. Ela pode enfrentar o ex-presidente de direita Mauricio Macri no que seria uma  disputa polarizadora  . CFK, que  escapou por pouco da morte  quando a arma do assassino emperrou, está enfrentando grandes desafios legais de “lei” por  corrupção . Atualmente, a direita é a favorita para vencer nas urnas.

Bolívia. O presidente Arce enfrentou uma tentativa de golpe de um mês   no departamento de Santa Cruz, na Bolívia. Forças de direita bloquearam e atacaram violentamente sindicalistas e camponeses, causando danos consideráveis ​​à economia nacional antes que um  acordo  fosse alcançado. O momento do próximo censo nacional era o ponto ostensivo de discórdia, mas o objetivo maior e contínuo era desestabilizar  a  administração esquerdista.

Peru. O sempre volátil Peru teve cinco presidentes em três anos. Depois de vencer por uma margem estreita, a legislatura majoritária de direita perseguiu tanto o presidente Castillo que ele foi literalmente  incapaz de governar . Eles até  bloquearam  sua capacidade de deixar o país enquanto ele está sendo investigado por várias acusações de corrupção. Castillo está por aí pelas unhas, tendo sobrevivido a duas tentativas de impeachment (e  outra  em andamento) e a cerca de cinco  reorganizações ministeriais .

Honduras. Após mais de 12 anos de governos alinhados com os EUA em Honduras, o presidente Castro herdou um judiciário, militares e policiais de direita fortemente arraigados e uma economia fraca. Um  estado de emergência  foi imposto no final de novembro para lidar com a extorsão generalizada por gangues.

A nova presidente procedeu com cautela, dadas suas opções limitadas. A legislatura aprovou a  revogação  das zonas de livre comércio ZEDE. Mas o embaixador dos Estados Unidos interferiu nos assuntos hondurenhos, opondo-se à revogação.

Chile. Gabriel Boric tem procurado se posicionar como a “boa” esquerda não autoritária. Na campanha e no cargo, ele criticou Cuba, Venezuela e Nicarágua, criando desunião entre os estados latino-americanos de tendência esquerdista. Maduro, da Venezuela, retribuiu o elogio rotulando-o de “ esquerda covarde ”; Ortega, da Nicarágua, chamou-o de “ cachorro de colo ” da Casa Branca .

Embora ele possa cair nas boas graças dos Estados Unidos, os índices de popularidade do presidente Boric despencaram. Ele assumiu o cargo na onda popular por uma  nova constituição  para substituir a da era Pinochet, mas que caiu em um referendo em 4 de setembro com apenas 38% de aprovação. A economia está em declínio e os indígenas Mapuche estão em revolta.

Colômbia. O novo presidente progressista deve cuidadosamente triangular com a direita entrincheirada e o colosso do norte. A Colômbia é o único “parceiro global” da OTAN na América Latina, e o presidente Petro propôs trazer  a OTAN para a Amazônia . A fundação anticomunista e neoliberal  de Soros  também está trabalhando em estreita colaboração com o novo governo.

Apesar dessas restrições, o presidente Petro reabriu as relações com a Venezuela, revertendo o papel anterior da Colômbia como substituto dos EUA para atacar seu vizinho. Petro avançou com sua  iniciativa de Paz Total  com o ELN e outros guerrilheiros armados, com base no Acordo de Paz de 2016. Além disso, o novo governo busca negociar acordos pacíficos com paramilitares de direita e cartéis de drogas. Enquanto isso,  a produção ilícita de cocaína  na Colômbia, o maior fornecedor mundial, está em um aumento recorde.

Petro também teve sucesso na aprovação de sua reforma tributária para financiar seus ambiciosos programas sociais. No entanto, suas  políticas energéticas  apresentam escolhas problemáticas entre extração para lucro e economia para o meio ambiente.

Brasil. Lula venceu Bolsonaro por 1,5%. Dada a proximidade inesperada da votação e as posições de extrema direita de Bolsonaro, para não mencionar sua confusão com a crise da Covid e a má gestão geral, alguns analistas consideraram a eleição mais uma rejeição a Bolsonaro do que uma afirmação de Lula. Uma parcela significativa do eleitorado acredita, sem provas, que Lula é um criminoso corrupto que roubou a eleição.

Por mais de três semanas após a derrota de Bolsonaro, caminhoneiros de direita bloquearam as rodovias do Brasil em protesto e evangélicos saquearam do lado de fora das bases militares pedindo que o exército anulasse a votação. Bolsonaro não concedeu, nem comentou, nem apareceu em público. Seu vice-presidente Hamilton Mourão deu a  desculpa  de que seu chefe tinha uma doença de pele que o impedia de usar calças!

Por fim, Bolsonaro  pediu  a anulação de mais da metade dos votos por causa de um suposto bug no sistema eletrônico, que permitiria que ele continuasse como presidente do Brasil. A autoridade eleitoral independente reafirmou a vitória legítima de Lula  .

O Partido dos Trabalhadores de Lula perdeu algumas das principais cidades e estados e carece de maioria efetiva na legislatura nacional, forçando Lula imediatamente a moderar sua  agenda econômica  depois que sua proposta inicial fez os mercados financeiros despencarem. O companheiro de chapa de Lula e agora vice-presidente Geraldo Alckmin é um político de centro-direita, que foi incluído na chapa para atrair aquele eleitorado. Lula tomará posse em 1º de janeiro.

Prognóstico para a Maré Rosa

Os recentes sucessos da esquerda na Maré Rosa foram consideráveis, mas podem ser transitórios, sujeitos ao fluxo e refluxo da arena eleitoral. Além disso, esta Maré Rosa é limitada pela política social-democrata ideologicamente ligada à acomodação de suas próprias burguesias, o que inibe até que ponto a mudança social pode ser alcançada.

Significativamente, nenhuma nova revolução acompanhou esta atual onda de vitórias eleitorais de esquerda. Tampouco há novas revoluções no horizonte. Os países socialistas existentes de Cuba, Venezuela e Nicarágua têm se engajado em lutas defensivas contra as campanhas de mudança de regime dos EUA. Seus futuros são mais limitados do que eram há uma década. E sua sobrevivência contínua não é garantida de forma alguma.

Abrangendo o hemisfério está a presença contínua dos EUA. Globalmente, Washington tornou-se mais agressivo em afirmar seu domínio e mais unificado em sua missão imperialista agora que os democratas se tornaram o principal partido da guerra.

Enquanto isso, nuvens de recessão estão se acumulando sobre a economia mundial, o que impedirá os programas sociais dos governos de esquerda. Ao contrário da Maré Rosa anterior de 2008, esta não será impulsionada por um boom comparável de commodities.

No entanto, olhando para o novo ano, o presidente venezuelano Maduro  observou  em uma reunião do Fórum de São Paulo de partidos regionais de esquerda: “Estamos diante de uma onda favorável aos povos, ao modelo antineoliberal, ao modelo avançado pró-independência .”

*Roger D. Harris  é membro da  Rede TRANSCEND,  editor associado do  Conselho de Assuntos Hemisféricos (COHA)  e ex-presidente imediato da  Força-Tarefa nas Américas , uma organização de direitos humanos de 33 anos em solidariedade com os movimentos de justiça da América Latina e do Caribe. Ele participa ativamente da  Campanha pelo Fim das Sanções EUA-Canadá contra a Venezuela  e faz parte do comitê central estadual do  Partido da Paz e da Liberdade , o único partido socialista qualificado na Califórnia. Recentemente, ele visitou a Síria para uma conferência internacional sobre os impactos das sanções econômicas dos EUA e seus aliados em mais de 30 países no mundo. roger.harris@comcast.net

Imagem em destaque: Manifestantes no Haiti queimam a bandeira americana.

Sem comentários:

Mais lidas da semana