quinta-feira, 28 de abril de 2022

O VELHO QUE VIU AS NETAS NAS RUÍNAS DA UCRÂNIA -- Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

António Guterres foi alto comissário da ONU para os refugiados entre 2005 e 2015. No último ano do seu mandato começaram os naufrágios em massa, no Mediterrâneo, de refugiados provocados pelas agressões da OTAN (ou NATO), dos países da União Europeia e do estado terrorista mais perigoso do mundo (EUA). O Iraque foi destruído. A Líbia foi destruída. A Síria foi destruída. Guterres não foi às “Bucha” desses países ver os efeitos da guerra. 

Segundo a Organização Internacional das Migrações (OIM) morreram seguramente 20.014 refugiados desses países nos naufrágios. Porque foram recuperados os cadáveres. Mas alertou para os “naufrágios invisíveis” de embarcações muito precárias, carregadas de refugiados e que naufragam sem que ninguém saiba da tragédia. E como os náufragos são pobres, os familiares nunca reclamam os corpos. Nem têm familiares! Esses náufragos são aos milhares. São os “barcos fantasmas” que desaparecem a caminho da Europa muito civilizada. António Guterres nunca foi ver esses desgraçados, nunca imaginou que cada um fosse seu filho, cada uma sua filha, as crianças mortas seus netos. 

Como António Guterres é muito piedoso vou fazer-lhe uma sugestão. Ainda ele era alto-comissário para os refugiados e uma menina queniana, refugiada, grávida de gémeos, chegou a Itália na rota do Mediterrâneo. Após desembarcar no país do grande humanista Mário Draghi foi obrigada a prostituir-se. Quando tiver uma oportunidade vá visitá-la, leve a criadagem dos Media, faça um ar compungido e diga-lhe que olha para ela, como se fosse sua filha. É mentira, mas faz o mesmo papel que fez para os donos na visita à Ucrânia e assim ficamos todos a pensar que é decente e tem bom coração. Não será o único crápula a fazer-se passar pelo que não é. Nem o último a fazer figura de pacifista para agradar aos seus donos, sejam da OTAN ou do estado terrorista mais perigoso do mundo.

Um dia fui aos campos de refugiados dos palestinos no Líbano. Mordi os lábios, engoli insultos aos que criaram aquela desumanidade e reportei o que vi. António Guterres nunca foi visitar esses seres humanos que já nasceram no meio daquela desgraça. Ou foram para lá crianças e entretanto envelheceram na precariedade. Israel mata todos os dias palestinos. António Guterres papa uma hóstia, benze-se, reza o Pai Nosso, arrota, caga e dorme em paz. Nunca foi ver as destruições em Gaza e na Cisjordânia. Nunca quis saber da situação de seres humanos que viram o seu país transformado num campo de concentração. E agora até foi murado.

António Guterres não deu conferências de imprensa ao lado do presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Zeidan Abbas, nem do presidente do Hamas e primeiro ministro da Faixa de Gaza, Ismail Haniyeh. Nunca disse que há tropas de Israel na Palestina mas não há tropas palestinas em Israel. Nunca falou na invasão de Israel à Palestina. Nada. Porque os donos não deixam. Falou da invasão russa à Ucrânia porque os donos puxaram pelo cordel que o põe a falar e ele despejou o que lhe mandaram dizer. Um homem na idade da reforma, em fim de vida, tem alguma necessidade de se apresentar como a voz dos donos? Nenhuma. Faz isso porque gosta.

António Guterres, enquanto secretário-geral da ONU nunca foi ao Afeganistão, onde a guerra DA OTAN e do estado terrorista mais perigoso do mundo (EUA) acabou em 2022. Só em 2021 as tropas da OTAN e dos EUA mataram 42.223 civis. Este ano 593. Quando Guterres foi lá? Nunca. Quis lá saber das famílias que viviam nas casas esventradas, dos refugiados e dos mortos. Nunca lhe deram ordens para fazer figura de piedoso e coerente na hipocrisia. Em Myanmar morreram 11.114 civis em 2021. Este ano já morreram 4360. Guterres nunca foi lá com a criadagem dos Media. Nunca apelou ao Tribunal Penal Internacional para verificar se houve crimes de guerra. No Iémen morreram 31 048 civis ano passado. Este ano já foram assassinados 14 200. No total da guerra liderada pelos seus donos, já morreram 377 000 pessoas. Guterres não viu em nenhum a sua família, os seus filhos e as suas netas. 

"Não testem a nossa paciência". Rússia avisa sobre envio de armas para a Ucrânia

É a segunda vez esta quinta-feira que o Kremlin faz um aviso ao Ocidente sobre o apoio ao armamento da Ucrânia.

A Rússia avisou novamente o Ocidente sobre o aumento do fornecimento de armas para a Ucrânia, depois de tanto a Bulgária como a Alemanha terem confirmado que enviariam armas aos ucranianos, e do Reino Unido ter pedido aos aliados para aumentar a produção bélica.

Esta quinta-feira, a porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros, Maria Zakharova, afirmou que o Ocidente está "a pedir abertamente a Kyiv para atacar a Rússia com as armas recebidas dos países da NATO".

"Aviso-vos que não testem mais a nossa paciência", rematou Zakharova.

O aviso surge também depois de Mykhailo Podolyak ter dito no Twitter que os EUA reconheciam o esforço de guerra ucraniano, incluindo os recentes ataques a infraestruturas militares em território russo.

"A Ucrânia vai defender-se de qualquer maneira, incluindo com ataques a armazéns e bases dos assassinos. O mundo reconhece este direito", escreveu Podolyak.

Ao ucraniano, Maria Zakharova respondeu dizendo que "Kyiv e as capitais ocidentais devem considerar que esta declaração do ministério da Defesa significa que incitar mais a Ucrânia a atacar o território russo irá definitivamente levar a uma resposta dura da Rússia".

Zelensky alertou para "genocídio" e Guterres admitiu "falhas" no CS da ONU

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, está em Kyiv, onde esteve reunido com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, esteve reunido com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, esta quinta-feira. O português esteve antes em Moscovo - onde admitiu que as negociações com Vladimir Putin não correram tão bem quanto o esperado.

Em declarações aos jornalistas, findada a reunião, Zelensky diz que Guterres “já viu que aquilo que forças ocupantes russas fizeram aos cidadãos ucranianos é genocídio”.

O presidente ucraniano pediu um "tribunal internacional" contra a Rússia, bem como registo dos "crimes que estão a ser cometidos contra a humanidade", crimes estes que "não testemunhávamos" desde a II Guerra Mundial. 

Zelensky referiu ser imperativo evacuar da fábrica Azovstal os civil que lá permanecem, dizendo que a Ucrânia está pronta para negociar.  "Esta missão do secretário-geral da ONU está a ser bastante eficaz", admitiu, e é preciso continuar a impedir a deportação ilegal de ucranianos para a Rússia. 

O presidente ucraniano e Guterres discutiram ainda a crise alimentar e o aumentos dos preços a nível mundial. 

Interveio depois o secretário-geral da ONU, que diz ter testemunhado os crimes na Ucrânia, frisando que Mariupol "é uma crise dentro de uma crise". Guterres assegura que estão a fazer "todos os possíveis para retirar pessoas da Azovstal".

Lamenta ainda a violação dos direitos humanos e reitera que a ONU "vai procurar responsabilização" pelo que aconteceu nos arredores de Kyiv.

“É absolutamente essencial que TPI faça o seu trabalho no sentido de haver uma real responsabilização” pelos crimes cometidos na Ucrânia, disse, lamentando: "O Conselho de Segurança falhou em prevenir a guerra".

"Deixe-me ser bem claro: o Conselho de Segurança falhou em fazer tudo o que estava ao seu alcance para prevenir e acabar com esta guerra. Esta é uma fonte de grande decepção, frustração e raiva", disse Guteres a Zelenksy, em Kiev, capital ucraniana.

António Guterres destacou o trabalho que os funcionários das Nações Unidas têm feito em 9 unidades espalhadas pelo país e em coordenação com as autoridades ucranianas. “Esta guerra tem de terminar. A paz tem de ser estabelecida de acordo com a Carta das Nações Unidas e da lei internacional”, disse o secretário-geral da ONU, garantindo a Zelensky que a ONU não desistirá. 

FAZ O QUE EU DIGO, NÃO FAÇAS O QUE EU FAÇO

Lá longe, na Oceania, as minúsculas Ilhas Salomão, uma nação com centenas de ilhas situadas no Pacífico Sul, com apenas 28 450 km2 de área total, tiveram o descaramento de assinar, no passado dia 19 de Abril, um acordo de segurança com a China.

Pequim diz que é para promover a paz e a estabilidade e que é paralelo e complementar aos acordos de cooperação existentes com as Ilhas. Manasseh Sogavare, primeiro-ministro das Ilhas Salomão confirmou a assinatura de um novo acordo de segurança com a China, mas disse que isso não prejudicaria a paz e a harmonia da região.

A resposta dos EUA não se fez esperar e enviaram de imediato uma delegação de altos funcionários para convencer o governo das Ilhas a cancelarem o acordo.

Da mesma forma, os restantes países da AUKUS - aliança político-militar formada pelos EUA, Grã-Bretanha e Austrália que, para além de ter sido negociado em segredo, permitirá, por exemplo, à Austrália, pela primeira vez, a construção de submarinos de propulsão nuclear, a partir de tecnologia estado-unidense, - reagiram também, claro está.

Ao contrário da expansão militar da NATO na Europa, e concretamente nas antigas repúblicas socialistas que não indigna nem atemoriza os órgãos de comunicação social dominante, já este acordo foi apelidado perigoso, controverso, blá blá blá… ai o comunismo…

O Japão, outro vendido, perdão, aliado dos EUA, correu para os microfones globais e diz que “a se­gu­rança da re­gião da Ásia-Pa­cí­fico pode estar ame­a­çada”. A Austrália, pela voz do seu primeiro-ministro, diz que a incerta cons­trução de uma base mi­litar pela China nas Ilhas Sa­lomão seria uma linha ver­melha. O Tio Sam, por sua vez, não teve papas na língua e no seu jeito pacífico, dialogante e cordato ameaçou com retaliações, caso se torne realidade a presença militar nas Ilhas.

Ora que porra! Então os maléficos russos esperneiam, dizem ter a NATO à porta de casa, a poucos metros da sua fronteira, que estão a ser cercados pela aliança “pacificadora”, e isto há um porradão de anos, e toda a gente malha em Moscovo, que é propaganda e mais não sei o quê e o camandro e que têm é mais que admitir porque as nações são soberanas, etecetera e tal. Os States dão-se ao luxo de ameaçar um pequeníssimo país que dista quase 12 mil quilómetros da sua fronteira e não se passa nada, não há soberania pra ninguém, nem pão para malucos.

Na melhor hipocrisia cai a nódoa.

Colaboração de João Ventura

Boris Johnson: CALA-TE BEBEDOLAS E INDICIADO POR CORRUPÇÃO!


Imagem: EPA/ANDY RAIN / POOL

GUERNICA 85: UM GRITO CONTRA O FASCISMO

Numa tarde de 1937, cidade basca era dizimada. Aviões despejaram toneladas de bombas. Objetivo: inaugurar nova lógica de guerra, em que ninguém está a salvo e a barbárie busca suplantar ideias e resistências. Por que recordá-la hoje?

Ivan Zumalde* | Outras Palavras

Há 85 anos, o mundo conhecia uma nova e covarde forma de guerra. Era início da tarde quando algo inesperado aconteceu. Pessoas circulavam na feira local da pequena vila basca de Guernica, no norte da Espanha, quando o céu anunciou o terror.

Aviões estrangeiros jogaram bombas em casas, estações de trem, hospitais e metralharam pessoas que tentavam fugir. Foi apavorante. Naquela segunda-feira, dia 26 de abril de 1937, os conflitos inauguraram uma nova e triste lógica bélica em forma de barbárie.

Durante quase três horas, 24 aviões jogaram 40 toneladas de explosivos sobre o pequeno e desmilitarizado povoado basco. A esquadrilha destruiu 70% do vilarejo e assassinou centenas de homens, mulheres e crianças da pequena localidade com cerca de 5.500 habitantes.

Sem aviso e muito menos razão, o 1º bombardeio a uma população civil na Europa marcou as guerras do século XX e deixou rastros e feridas abertas no mundo até os dias de hoje. Mas quem ordenou e, principalmente, porque esse ataque sem lógica militar aconteceu? Para entender o bombardeio, a criação do famoso quadro de Picasso, as relações com a guerra na Europa e as conexões com o Brasil, é preciso imergir na história e no simbolismo de Guernica.

Três homens e a estratégia do ódio pelo poder

A barbárie ocorrida em Guernica tem muitas faces. Para além da tragédia humana, é preciso buscar o contexto histórico e geopolítico da época, suas causas e consequências. São dois os pontos fundamentais para entender o quebra-cabeça da tragédia de Guernica: a Guerra Civil Espanhola e o avanço do nazifacismo na Europa.

Guerra Civil Espanhola

Primeiramente, a Espanha estava em Guerra Civil desde 1936, conflito que dividia o país e que se arrastaria por mais alguns anos, exatamente até 1939, quando começou a Segunda Guerra Mundial. Foi nessa época que bascos e catalães viraram alvo do autoritarismo do general Francisco Franco. Como veremos em detalhes a seguir, a identidade do povo basco e o simbolismo de Guernica foram algumas das razões para o bombardeio.

Mas os motivos não cabiam apenas na Espanha. A Europa passava por profundas transformações sociopolíticas, e o alinhamento ideológico do ditador Franco com líderes de outros países foi determinante.

Nazifacismo na Europa entreguerras

Era o período entreguerras na Europa e final da década de 1930. O continente estava em uma ebulição de ideias e a torre de babel ideológica era complexa e cheia de novas visões de mundo. A Itália criou o fascismo com Benito Mussolini e a Alemanha viu nascer o nazismo de Adolf Hitler. Ao mesmo tempo, o mundo já conhecia o comunismo soviético e o capitalismo americano avançava.

Ou seja, existiam alguns elementos para o estopim de uma guerra a nível mundial, o que acabou acontecendo em 1939, unindo Alemanha e Itália, ambas nações feridas pela 1ª Guerra Mundial, além do Japão. Some tudo isso à necessidade de os dois ditadores europeus literalmente precisarem testar suas armas antes do conflito principal. Estavam dadas as condições para o bombardeio de Guernica.

Lembrem que estamos em 1937, dois anos antes do estopim da Segunda Guerra, enquanto Hitler e Mussolini precisavam testar suas armas, Franco precisava ganhar sua Guerra Civil. Estava montado a tática de poder e ódio onde vidas humanas passariam a ser apenas números dentro de uma estratégia militar.

A Guerra civil Espanhola e o avanço autoritário de Franco

A Guerra Civil na Espanha é considerada por muitos especialistas como um ensaio para a Segunda Guerra Mundial. As questões econômicas, ideológicas e culturais dentro do país ibérico traziam à tona conflitos sociais também existentes no ocidente.

Estava em jogo, dentro da Espanha, embates entre monarquia x república, ditadura x democracia, religião x Estado laico, fascismo x comunismo. O choque de classes sociais era violento e um caldeirão de pensamentos se misturava com uma crise social e política que se arrastava desde o século XIX.

Disputa entre monarquistas e republicanos na Espanha

Ao chegar no século XX, esses conflitos já representavam diversas tentativas frustradas de governo. Em meio a escândalos de corrupção e frente a iminência de revolta social, o caminho para mudanças se abriu e o próprio fim da monarquia e início da república acabaram por acontecer.

Lembremos que, atualmente, a Espanha é uma monarquia parlamentarista. Mas, na convulsão do início do século XX, o rei da época, Alfonso XIII, abdicou do trono para instaurar um regime parlamentar constitucional após eleições que racharam o país em 1931, entre os conservadores monarquistas e os progressistas republicanos. O período acumulava muitas contradições.

A temperatura se acirra depois que republicanos saem fortalecidos das eleições e têm seu representante eleito. O presidente busca reformas, mas encontra dificuldades e insatisfação da sua própria base. O país permanece sem resolver suas tensões sociais que se aprofundam em conflitos e polarização política. Há tentativa fracassada de golpe pelos monarquistas e novas eleições elegem a direita ao poder.

Chega o ano de 1936, e a esquerda republicana ganha novamente e retorna ao governo com margem apertada de votos. A direita questiona, não aceita o resultado e lança outro golpe militar contra a República em 18 de julho de 1936, esse planejado por Francisco Franco e outros militares. O governo republicano reage e o que antes era apenas tensão social se transforma em uma guerra civil entre os dois lados.

Conflito sangrento entre dois lados de um mesmo país

A disputa pelo poder estava em jogo e prontamente ambos os lados buscaram apoio internacional. De um lado, os nacionalistas mais alinhados à monarquia, ao clero e aos valores tradicionais da sociedade espanhola se aproximaram do governos fascistas italiano e nazista alemão. Do outro lado, os republicanos, mais alinhados ao movimento operário e aos valores progressistas, buscaram agregar comunistas, anarquistas e se aproximavam do governo da então União Soviética. Os extremos estavam posicionados nas trincheiras espanholas e contavam com olheiros de fora do país.

O conflito é sangrento e custa, ao final de quase três anos, mais de 500 mil mortos. Alguns estudos chegam a 1 milhão de mortos. Ambos os lados são acusados de crimes, assassinatos e torturas de civis.

A guerra traz tragédias humanas como a fome e órfãos em meio à violência e ao ódio. A barbárie parece se normalizar e o prenúncio da tragédia de Guernica parecia estar se desenhando cada vez mais no horizonte. Em certa altura da guerra, Franco tem dificuldades de conquistar regiões mais desenvolvidas do país e projeta avançar usando outras táticas. O bombardeio se aproxima.

Junto com seus aliados Hitler e Mussolini, a estratégia bélica da Falange fascista de Franco tem alvo e destino diretos dentro do seu próprio país: o povo basco e o norte da Espanha. Uma população com identidade cultural histórica forte em busca de emancipação e que lutava no lado contrário à Franco, o lado republicano.

Por fim, o dia 26 de abril é escolhido por Franco — e a vila de Guernica vira o palco do ódio e da morte. Uma arma fatal e também moral que mudaria o destino do próprio País Basco na segunda metade do século XX.

NOVA ONDA DE CHOQUE POR PARTE DA BARBÁRIE

Martinho Júnior, Luanda 

A humanidade tarda em atingir a civilização por que a barbárie feudal, embora motivada pelo exacerbamento capitalista característico da aristocracia financeira mundial parida desde as velhas casas bancárias “de família” na Europa, não esconde suas “congénitas” cargas ancestrais, até pelos processos sectários e exclusivistas de vassalagem que a hegemonia unipolar desencadeia!

01- A IIIª Guerra Mundial que de facto está em curso desde o lançamento das bombas atómicas sobre Hiroshima e Nagasaki, a 6 e 9 de Agosto de 1945 respectivamente, já com o Japão Imperial derrotado na IIª Guerra Mundial, nunca foi declarada por exclusivo interesse dos enredos dominantes, quer enquanto subsistiu o império no século XX, quer enquanto se propagou a hegemonia unipolar neste século XXI, a mesma substância em épocas que são sequentes…

A rendição do Japão Imperial foi a 2 de Setembro de 1945, o que não impediu que a corrida pelo domínio global já estivesse em vigor, pelo que as bombas atómicas lançadas sobre as duas cidades japonesas, foram sem dúvida “um aviso à concorrência”, especialmente dirigido, naquela altura, à União Soviética, vencedora principal em relação ao nazismo protagonizado pelo IIIª Reich alemão, na Europa, no outro extremo do imenso continente Eurasiático.

No século XX até “adocicaram” esses enredos que são constantes e persistentes práticas de conspiração, com o chavão “Guerra Fria”, como se as agressões, conflitos e guerras em livre curso por todo o Sul Global, fossem dum “outro mundo” e não uma sangrenta e continuada “cosa nostra”…

A perfídia anglo-saxónica é o essencial eixo desses enredos, moldando filosofias, doutrinas, ideologias e medias comunicacionais “de referência”: para quem deixou de ter um império colonial que era por si administrado sob sua própria bandeira, impossível de suster por causa dos gastos financeiros e dos avassaladores recursos humanos mobilizados para a sua exequibilidade, a aristocracia financeira mundial transatlântica (antes de serem casas financeiras nos Estados Unidos foram casas financeiras na Europa) detinha a solução… 

O domínio podia ser exercido portanto de outra maneira, por via da economia, das finanças e dum “soft power” cultural capaz de moldar as elites de todas as nações e estados por todo esse Sul Global, tornando-as apêndices, ou mesmo vassalas, ainda que à custa do sacrifício da sua enorme massa de povos.

De facto o que interessava eram as riquezas (matérias-primas e mão-de-obra barata sobretudo) e para chegar a elas pouco importavam as cadeias tentaculares que se tinham de distender, por que elas até fariam parte das redes “stay behind” desenvolvidas desde vários pontos do próprio sistema de poder dominante, à escala global, em muitos dos casos subtilmente conectadas às mais de 800 bases militares “ultramarinas” implantadas pelo Pentágono.

Assim como a IIIª Guerra Mundial nunca foi deliberadamente declarada pelo exercício do poder dominante foram sempre os povos do Sul Global que sentiram os efeitos desse domínio, que comportou também sempre o sinal “soft power” eminentemente anglo-saxónico a condizer!

DECLARAÇÃO DE GUERRA DOS FALIDOS E OS CORRUPTOS

Artur Queiroz*, Luanda

O governo dos EUA convocou os seus vassalos para uma reunião na sua base aérea de Ramstein, na Alemanha. A imprensa alemã  tem denunciado, desde 2013, que aquelas instalações militares são a “central da guerra com drones em vários pontos do mundo”. O Bureau of Investigative Journalism, sediado em Londres, também denunciou que desde 2004 essas operações já vitimaram mais de 2000 civis (alvos selectivos) em 14 mil ofensivas norte-americanas com drones. Os alvos estavam no Iraque, Afeganistão, Iémen, Paquistão e Somália.

O  secretário da Defesa dos EUA, Lloyd Austin, dirigiu a reunião de Ramstein. No final, todos assinaram por baixo a declaração de guerra à Federação Russa, por procuração passada à Ucrânia. Pelas minhas contas, os nazis das milícias, integrados ou não nas forças armadas e na Guarda Nacional, já devem ter morrido todos. Ou são prisioneiros. Militares também já devem restar poucos. Vão mandar armas para quem? Vão dar ajuda militar a quem? Aos militares da OTAN (ou NATO) que já estavam no país ou são agora enviados para os teatros de operações. E nem todos são mercenários.

Eis os nomes dos países que declararam guerra à Federação Russa: Albânia, Austrália, Bélgica, Reino Unido, Bulgária, Canadá, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Israel, Itália, Quénia, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Montenegro, Macedónia do Norte, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Qatar, Roménia, Eslovénia e Turquia. Todos os países da OTAN (ou NATO) e da União Europeia. E mais alguns vassalos entre os quais o Quénia, quintalão do Reino Unido e a vergonha de África.

Sobre a base aérea de Ramstein há algo mais a dizer e não é pouco. Em 2015, o Bundestag (parlamento alemão) nomeou uma comissão de inquérito sobre a utilização dos drones no assassinato de civis. Um dos inquiridos foi o norte-americano Brandon Bryant, antigo operador de drones. E ele disse aos deputados que “Ramstein serve de estação de retransmissão central para missões letais”.

Brandon Bryant pormenorizou: ”Os drones que sobrevoam uma zona de mobilização comunicam via satélite com a base de Ramstein, onde o sinal é reforçado e enviado por cabos de fibra óptica aos EUA. A partir das centrais finais, os alvos são marcados e os mísseis ou drones mortais são lançados”. Aqui começou uma maka! O governo de Washington foi forçado a reconhecer junto dos deputados alemães que Ramstein é também base permanente de militares e agentes secretos que operam a partir da Alemanha  no planeamento, supervisão e avaliação dos ataques.

NOTÍCIAS DA GUERRA DA UCRÂNIA E ALGUMAS PERGUNTAS SEM RESPOSTA

Sobre Rússia vs Ucrânia são proliferas e exaustivamente insistentes até à exaustão as notícias dos órgãos de comunicação social em Portugal e por todo o mundo que opta pelo neoliberalismo radical (às vezes neonazi). Há quem classifique o teor e a frequência por  propaganda (dos EUA-NATO, da UE e de outros parceiros do complô). O facto sugere a pergunta, a primeira que aqui no PG fazemos: é a este método que justificadamente chamam “lavagem ao cérebro”, causa por que grassa o unanimismo do Ocidente? Enfim. Atrevemo-nos a aqui e ali inserir mais algumas perguntas facilmente identificadas por constarem em maiúsculas. Consideramos pertinentes e poderão fazer-nos pensar melhor. Isto porque, a saber, as palas nos olhos, no entendimento e na democracia destinam-se às bestas, não a pessoas, não aos cidadãos do planeta. Teremos respostas dos “altos responsáveis" por este terrível estado da situação? Boa leitura, sem palas. (PG)

O secretário-geral da ONU visita a Ucrânia e à tarde encontra-se com o presidente e o ministro dos Negócios Estrangeiros ucranianos. A agência estatal russa disse que forças ucranianas, situadas a noroeste da segunda maior cidade da Ucrânia, bombardearam Kharkiv. Mais de metade dos canhões M114 Howitzer autorizados a enviar para a Ucrânia pelos Estados Unidos já chegaram ao destino.

Ucrânia diz que tem legitimidade para atacar na Rússia

O assessor do presidente ucraniano escreveu esta quinta-feira no Twitter que a Ucrânia tem legitimidade para atacar o que considera serem alvos militares dentro das fronteiras da Rússia.

"A Ucrânia deve decidir se vai atacar as instalações militares russas, disse o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken. A Rússia atacou a Ucrânia e matou civis. A Ucrânia vai defender-se de qualquer forma, incluindo ataques aos armazéns e bases dos assassinos na Rússia. O mundo reconhece esse direito", afirmou Mykhailo Podolyak.

-- POIS. E SERÁ RECOMENDÁVEL? Dando de barato a “legitimidade” acima mencionada, pergunte-se ainda: NÃO RESULTARÁ DISSO O ESCALAR DA GUERRA ATÉ À TERCEIRA GUERRA MUNDIAL E NUCLEAR? CIVIS ARMADOS SÃO REALMENTE CONSIDERADOS CIVIS? E OS EUA SÃO O MUNDO?

Stoltenberg diz que Suécia e Finlândia serão recebidas de braços abertos na NATO

O secretário-geral da NATO reiterou hoje que Suécia e Finlândia serão "recebidas de braços abertos" caso decidam aderir à Aliança Atlântica e deplorou a "intimidação e ameaças" da Rússia para que os dois países não se juntem à organização.

Numa conferência de imprensa conjunta com a presidente do Parlamento Europeu (PE), Roberta Metsola, em Bruxelas, antes de participar, pela primeira vez, numa conferência de presidentes da assembleia -- que junta os líderes de todas as bancadas políticas europeias -, Jens Stoltenberg reiterou que "cabe à Suécia e Finlândia decidirem se querem candidatar-se, mas se decidirem fazê-lo, serão recebidas de braços abertos na NATO".

"A Finlândia e a Suécia são os nossos parceiros mais próximos, são democracias fortes e maduras, membros da União Europeia e trabalhamos juntos há muitos, muitos anos. Sabemos que as suas forças armadas cumprem os requisitos da NATO, são interoperacionais com as forças da NATO, treinamos juntos, realizamos exercícios juntos e já trabalhámos juntos em muitas missões e operações", apontou.

Stoltenberg disse, por isso, acreditar que um eventual processo de adesão "seja rápido" e que Finlândia e Suécia "possam juntar-se à NATO assim que o processo formal for finalizado".

Lusa

-- ESTÁ PROVADO QUE A EXPANSÃO DA NATO É CAUSA DA ATUAL SITUAÇÃO NA UCRÂNIA (a NATO já devia já ter sido extinta). EXPANDIR AINDA MAIS A NATO NÃO SERÁ UMA PROVOCAÇÃO COM O OBJETIVO DOS EUA EM ENVOLVER A EUROPA (O MUNDO) NUMA GUERRA IMENSURÁVEL QUE LHE TRARÁ VANTAGENS A TODOS OS NÍVEIS E O CAOS E A MORTE DE MILHÕES DE EUROPEUS?

"O pior dos crimes é a própria guerra", diz Guterres em Bucha

Depois de Borodianka, António Guterres visitou Bucha, onde sublinhou a importância de uma investigação a eventuais crimes de guerra.

"Apelo à Federação Russa para que aceite e colabore com o Tribunal Penal Internacional", disse Guterres durante a sua visita a uma vala comum, expressando "total apoio" a uma investigação do TPI.

"Quando falamos de crimes de guerra não podemos esquecer que o pior dos crimes é a própria guerra", acrescentou.

O secretário-geral da ONU visitou ainda Irpin, cidade onde sublinhou que "sempre que há uma guerra o preço mais alto" é pago pelas populações.

-- O DITO POR GUTERRES INCLUI A GUERRA INTERNA DA UCRÂNIA DESDE 2014?

Parlamento do Canadá reconhece "atos de genocídio" da Rússia na Ucrânia

Os deputados canadianos aprovaram esta quarta-feira por unanimidade uma moção em que reconhecem os "atos de genocídio da Rússia contra o povo ucraniano" e evidências de "crimes de guerra sistemáticos e maciços e crimes contra a humanidade".

"Hoje todos os parlamentares da Câmara dos Comuns apoiaram a minha moção para reconhecer que a Federação Russa está a cometer genocídio contra o povo ucraniano", escreveu no Twitter Heather McPherson, do Novo Partido Democrático, que apresentou a moção.

A moção afirma que os crimes estão a ser cometidos "pelas forças armadas da Federação Russa, dirigidas pelo presidente Vladimir Putin e outros dentro do parlamento russo".

AFP

-- VIRAM? A ONU JÁ INVESTIGOU? HÁ PROVAS CONCRETAS E INSUSPEITAS? QUEM FORAM OS INVESTIGADORES? NOMEADOS POR QUEM? PELA ONU? ALGUÉM SABE ALGUMA COISA SOBRE ISSO? VEM AÍ AINDA MAIS PROPAGANDA ORDENADA E ENCENADA PELOS EUA?

A HORA DA PAZ E DO NÃO-ALINHAMENTO

Roger McKenzie e Vijay Prashad | Mail & Guardian | Tradução de João Ventura

A maioria dos países que votaram contra a condenação da Rússia não o fizeram porque apoiem a guerra da Rússia na Ucrânia, mas porque reconhecem que a polarização é um erro fatal. 

A guerra é uma das faces feias da experiência humana. Tudo nela é medonho. Ela é o acto mais óbvio de invasão e brutalidade, aspectos que sempre acompanham as suas operações. Nenhuma guerra é necessária; toda a guerra atinge civis. Cada acto de bombardeamento provoca um estremecimento neurológico na sociedade.

A Segunda Guerra Mundial deu mostra desse horror no Holocausto e no bombardeamento atómico de Hiroxima e Nagasaki. A partir do Holocausto e de Hiroxima, cresceram dois poderosos movimentos, um pela paz e contra os perigos de mais ataques nucleares, e outro pelo fim da divisão da humanidade e pelo não-alinhamento a essa divisão. O Apelo de Estocolmo de 1950, assinado por 300 milhões de pessoas, procurou um banimento absoluto das armas nucleares. Cinco anos depois, 29 países de África e da Ásia, representando 54% da população mundial, reuniram-se em Bandung, na Indonésia, para assinar um documento de dez pontos contra a guerra e pela “promoção dos interesses mútuos e a cooperação”. O espectro de Bandung orientava-se  à paz e ao não-alinhamento, para que os povos do mundo centrassem os seus esforços em construir um processo de erradicação dos seus fardos históricos (analfabetismo, doença, fome) fazendo uso da sua riqueza social. Para quê gastar dinheiro em armas nucleares quando o dinheiro deveria ser gasto em salas de aula e hospitais?

Apesar dos grandes ganhos de muitas das novas nações que haviam emergido do colonialismo, a força esmagadora dos antigos poderes coloniais impediram que o espírito de Bandung definisse a história humana. Ao contrário disso, a civilização da guerra predominou. Essa civilização da guerra é revelada no maciço gasto de riquezas humanas na produção de forças armadas – suficiente para destruir centenas de planetas – e no uso dessas forças armadas como uma primeira opção para resolver disputas. Desde os anos 1950, o campo de batalha dessas ambições não foi a Europa ou a América do Norte, mas África, Ásia e América Latina – áreas do mundo onde a vida humana é menos importante para as retrógradas sensibilidades coloniais. Essa divisão internacional da humanidade – que prega que a guerra no Iémen é normal, ao mesmo tempo que a guerra na Ucrânia é terrível – é definidora dos nossos tempos. Há 40 guerras acontecendo em todo o mundo; é necessária vontade política para pôr fim a cada uma delas, não apenas àquelas que acontecem na Europa. A bandeira ucraniana é omnipresente no Ocidente; quais são as cores da bandeira iemenita, da bandeira saharaui ou da bandeira somali?

COMISSÁRIOS AMERICANOS -- Chris Hedges

#Traduzido em português do Brasil

Chris Hedges* | ScheerPost.com | em Consortium News

T classe dominante, composta pelas elites tradicionais que dirigem o Partido Republicano e o Partido Democrata, está empregando formas draconianas de censura contra seus críticos de direita e de esquerda em um esforço desesperado para se apegar ao poder.

As elites tradicionais foram desacreditadas por promover uma série de ataques corporativos aos trabalhadores, da desindustrialização aos acordos comerciais. Eles foram incapazes de conter a inflação crescente, a crise econômica iminente e a emergência ecológica.

Eles foram incapazes de realizar reformas sociais e políticas significativas para aliviar o sofrimento generalizado e se recusaram a aceitar a responsabilidade por duas décadas de fiascos militares no Oriente Médio.

E agora eles lançaram um novo e sofisticado macarthismo. Assassinato de caráter. Algoritmos. Proibição de sombra. Desplataforma.

A censura é o último recurso de regimes desesperados e impopulares. Parece magicamente fazer uma crise ir embora. Ele conforta os poderosos com a narrativa que eles querem ouvir, que lhes é transmitida por cortesãos na mídia, agências governamentais, think tanks e academia. O problema de Donald Trump é resolvido censurando Donald Trump. O problema dos críticos de esquerda, como eu, resolve-se censurando-nos. O resultado é um mundo de faz de conta.

“Um novo e sofisticado macarthismo. Assassinato de caráter. Algoritmos. Proibição de sombra. Desplataformando.”

O YouTube desapareceu seis anos do meu programa de RT, “On Contact”, embora nenhum episódio tenha lidado com a Rússia. Não é um segredo por que meu show desapareceu. Deu voz a escritores e dissidentes, incluindo Noam Chomsky e Cornel West, bem como ativistas da Extinction Rebellion, Black Lives Matter, terceiros e o movimento abolicionista das prisões. Ele chamou o Partido Democrata por sua subserviência ao poder corporativo. Excoriava os crimes do estado de apartheid de Israel. Cobriu Julian Assange em vários episódios. Deu voz aos críticos militares, muitos deles veteranos de combate, que condenaram os crimes de guerra dos EUA.

Não importa mais o quão proeminente você é ou quão grande é o número de seguidores que você tem. Se você desafia o poder, corre o risco de ser censurado. O ex-deputado britânico George Galloway detalhou uma experiência semelhante durante um painel de 15 de abril organizado pelo Consortium News do qual participei:

“Fui ameaçado com restrições de viagem se continuasse a transmissão de televisão que vinha fazendo há quase uma década. Fui carimbado pelo rótulo falso de 'Mídia Estatal Russa', coisa que nunca tive, aliás, quando estava apresentando um programa na mídia estatal russa. Só foi dado depois que eu deixei de ter um programa na mídia estatal russa, cessou porque o governo tornou um crime eu fazer isso.”

Meus 417.000 seguidores no Twitter vinham ganhando mil por dia, indo como um trem desgovernado, então, de repente, atingiu os amortecedores quando a história de Elon Musk surgiu. Eu expressei a opinião de que o oligarca que ele é, sem dúvida, prefiro Elon Musk aos reis da Arábia Saudita, que atualmente são os principais acionistas da empresa Twitter. Assim que me juntei a essa luta, meus números literalmente pararam, com proibições de sombra e todo o resto…

Tudo isso está acontecendo antes que as consequências do colapso econômico causado pela política ocidental e nossos líderes equivocados tenham realmente atingido ainda. Quando as economias começarem a não apenas desacelerar, não apenas soluçar, não apenas experimentar níveis de inflação não vistos em anos ou décadas, mas se tornar um colapso, como pode acontecer, haverá ainda mais para o Estado reprimir, especialmente qualquer análise alternativa sobre como chegamos aqui e o que devemos fazer para sair dela.

Scott Ritter, ex-inspetor de armas da ONU no Iraque e oficial de inteligência do Corpo de Fuzileiros Navais, denunciou a mentira sobre as armas de destruição em massa antes da invasão do Iraque pelos EUA em 2003.

Recentemente, ele foi banido do Twitter por oferecer uma contra-narrativa sobre dezenas de assassinatos no subúrbio ocidental de Bucha, em Kiev. Muitas das vítimas em Bucha foram encontradas com ferimentos de bala na cabeça e com as mãos amarradas nas costas. Observadores internacionais e testemunhas oculares culparam a Rússia pelos assassinatos. A análise alternativa de Ritter, certa ou errada, o silenciou.

CICATRIZES DOS QUE MATAM POR CONTROLE REMOTO

#Publicado em português do Brasil

Sob ordens erráticas, seus drones massacram civis e aldeias. Eles são jovens e já liquidam mais gente que soldados em terra. Barbárie dos EUA é segredo militar: chagas de guerra devem ser enterradas. Surtos e suicído tornam-se cotidianos

Dave Philips, no New York Times | Traduzido: César Locatelli | em Outras Palavras

Depois de se esconder por uma noite nas montanhas, o capitão da Força Aérea Kevin Larson se agachou atrás de um rochedo e observou a floresta através de sua respiração, esperando a polícia que ele sabia que viria. Era o dia 19 de janeiro de 2020. Ele estava agarrado a um fuzil de assalto com 30 tiros e à convicção de que, depois de tudo o que ele havia passado, não tinha como ir para a prisão.

O capitão Larson era um piloto de drones – um dos melhores. Ele pilotava o MQ-9 Reaper, fortemente armado e, em 650 missões de combate entre 2013 e 2018, lançou pelo menos 188 ataques aéreos, ganhou 20 medalhas por seus feitos e matou um dos homens mais importantes da lista dos terroristas procurados dos Estados Unidos.

O piloto de 32 anos mantinha, em sua geladeira, uma nota de agradecimento manuscrita pelo diretor da CIA. Ele se orgulhava disso, mas não dizia por quê, já que quase tudo que fazia no programa de drones era segredo. Ele tinha que manter os detalhes trancafiados atrás das portas de alta segurança na Base Aérea de Creech, em Indian Springs, Nevada.

Havia também coisas das quais ele não se orgulhava trancadas atrás daquelas portas – coisas que, acredita sua família, terminaram por deixá-lo encurralado nas montanhas, segurando um rifle.

Na Força Aérea, os pilotos de drones não escolhiam os alvos. Esse trabalho era de alguém que os pilotos chamavam de “o cliente”. O cliente podia ser um comandante de força terrestre convencional, a CIA ou uma célula secreta de ataque do comando de Operações Especiais. Isso não importava. O desejo do cliente devia ser satisfeito.

E às vezes o que o cliente queria não parecia ser o certo. Havia ataques de mísseis tão precipitados que atingiam mulheres e crianças, ataques baseados em inteligência tão frágil que aldeões comuns tornavam-se alvos e regras confidenciais de combate que permitiam ao cliente matar conscientemente até 20 civis para eliminar um inimigo. As equipes tinham que assistir tudo em cores e alta definição.

O capitão Larson tentou enterrar suas dúvidas. Em casa em Las Vegas, ele exalava uma confiança despreocupada. Ele adorava sair para dançar e era tão incrivelmente bonito que fazia trabalhos paralelos como modelo. Ele dirigia um Corvette conversível azul elétrico e um Jeep azul enfeitado e tinha uma linda e jovem esposa.

Mas garras de angústia ocasionalmente o assaltavam, em um comentário antes de dormir ou em uma piada sombria no bar. Certa vez, em 2017, seu pai o pressionou sobre seu trabalho, e o capitão Larson descreveu uma missão em que o cliente lhe disse para rastrear e matar um suposto membro da Al Qaeda. Então, contou ele, o cliente lhe disse para usar a câmera de alta definição do Reaper para seguir o corpo do homem até o cemitério onde seria enterrado e matar todos que compareceram ao funeral.

“Ele nunca falou sobre o que fazia – ele não podia”, disse seu pai, Darold Larson. “Mas ele dizia coisas assim, e isso fazia você saber que o trabalho o deixava contrariado. Ele disse que estava sendo forçado a fazer coisas que iam contra sua bússola moral”.

Mais lidas da semana