quinta-feira, 28 de abril de 2022

NOTÍCIAS DA GUERRA DA UCRÂNIA E ALGUMAS PERGUNTAS SEM RESPOSTA

Sobre Rússia vs Ucrânia são proliferas e exaustivamente insistentes até à exaustão as notícias dos órgãos de comunicação social em Portugal e por todo o mundo que opta pelo neoliberalismo radical (às vezes neonazi). Há quem classifique o teor e a frequência por  propaganda (dos EUA-NATO, da UE e de outros parceiros do complô). O facto sugere a pergunta, a primeira que aqui no PG fazemos: é a este método que justificadamente chamam “lavagem ao cérebro”, causa por que grassa o unanimismo do Ocidente? Enfim. Atrevemo-nos a aqui e ali inserir mais algumas perguntas facilmente identificadas por constarem em maiúsculas. Consideramos pertinentes e poderão fazer-nos pensar melhor. Isto porque, a saber, as palas nos olhos, no entendimento e na democracia destinam-se às bestas, não a pessoas, não aos cidadãos do planeta. Teremos respostas dos “altos responsáveis" por este terrível estado da situação? Boa leitura, sem palas. (PG)

O secretário-geral da ONU visita a Ucrânia e à tarde encontra-se com o presidente e o ministro dos Negócios Estrangeiros ucranianos. A agência estatal russa disse que forças ucranianas, situadas a noroeste da segunda maior cidade da Ucrânia, bombardearam Kharkiv. Mais de metade dos canhões M114 Howitzer autorizados a enviar para a Ucrânia pelos Estados Unidos já chegaram ao destino.

Ucrânia diz que tem legitimidade para atacar na Rússia

O assessor do presidente ucraniano escreveu esta quinta-feira no Twitter que a Ucrânia tem legitimidade para atacar o que considera serem alvos militares dentro das fronteiras da Rússia.

"A Ucrânia deve decidir se vai atacar as instalações militares russas, disse o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken. A Rússia atacou a Ucrânia e matou civis. A Ucrânia vai defender-se de qualquer forma, incluindo ataques aos armazéns e bases dos assassinos na Rússia. O mundo reconhece esse direito", afirmou Mykhailo Podolyak.

-- POIS. E SERÁ RECOMENDÁVEL? Dando de barato a “legitimidade” acima mencionada, pergunte-se ainda: NÃO RESULTARÁ DISSO O ESCALAR DA GUERRA ATÉ À TERCEIRA GUERRA MUNDIAL E NUCLEAR? CIVIS ARMADOS SÃO REALMENTE CONSIDERADOS CIVIS? E OS EUA SÃO O MUNDO?

Stoltenberg diz que Suécia e Finlândia serão recebidas de braços abertos na NATO

O secretário-geral da NATO reiterou hoje que Suécia e Finlândia serão "recebidas de braços abertos" caso decidam aderir à Aliança Atlântica e deplorou a "intimidação e ameaças" da Rússia para que os dois países não se juntem à organização.

Numa conferência de imprensa conjunta com a presidente do Parlamento Europeu (PE), Roberta Metsola, em Bruxelas, antes de participar, pela primeira vez, numa conferência de presidentes da assembleia -- que junta os líderes de todas as bancadas políticas europeias -, Jens Stoltenberg reiterou que "cabe à Suécia e Finlândia decidirem se querem candidatar-se, mas se decidirem fazê-lo, serão recebidas de braços abertos na NATO".

"A Finlândia e a Suécia são os nossos parceiros mais próximos, são democracias fortes e maduras, membros da União Europeia e trabalhamos juntos há muitos, muitos anos. Sabemos que as suas forças armadas cumprem os requisitos da NATO, são interoperacionais com as forças da NATO, treinamos juntos, realizamos exercícios juntos e já trabalhámos juntos em muitas missões e operações", apontou.

Stoltenberg disse, por isso, acreditar que um eventual processo de adesão "seja rápido" e que Finlândia e Suécia "possam juntar-se à NATO assim que o processo formal for finalizado".

Lusa

-- ESTÁ PROVADO QUE A EXPANSÃO DA NATO É CAUSA DA ATUAL SITUAÇÃO NA UCRÂNIA (a NATO já devia já ter sido extinta). EXPANDIR AINDA MAIS A NATO NÃO SERÁ UMA PROVOCAÇÃO COM O OBJETIVO DOS EUA EM ENVOLVER A EUROPA (O MUNDO) NUMA GUERRA IMENSURÁVEL QUE LHE TRARÁ VANTAGENS A TODOS OS NÍVEIS E O CAOS E A MORTE DE MILHÕES DE EUROPEUS?

"O pior dos crimes é a própria guerra", diz Guterres em Bucha

Depois de Borodianka, António Guterres visitou Bucha, onde sublinhou a importância de uma investigação a eventuais crimes de guerra.

"Apelo à Federação Russa para que aceite e colabore com o Tribunal Penal Internacional", disse Guterres durante a sua visita a uma vala comum, expressando "total apoio" a uma investigação do TPI.

"Quando falamos de crimes de guerra não podemos esquecer que o pior dos crimes é a própria guerra", acrescentou.

O secretário-geral da ONU visitou ainda Irpin, cidade onde sublinhou que "sempre que há uma guerra o preço mais alto" é pago pelas populações.

-- O DITO POR GUTERRES INCLUI A GUERRA INTERNA DA UCRÂNIA DESDE 2014?

Parlamento do Canadá reconhece "atos de genocídio" da Rússia na Ucrânia

Os deputados canadianos aprovaram esta quarta-feira por unanimidade uma moção em que reconhecem os "atos de genocídio da Rússia contra o povo ucraniano" e evidências de "crimes de guerra sistemáticos e maciços e crimes contra a humanidade".

"Hoje todos os parlamentares da Câmara dos Comuns apoiaram a minha moção para reconhecer que a Federação Russa está a cometer genocídio contra o povo ucraniano", escreveu no Twitter Heather McPherson, do Novo Partido Democrático, que apresentou a moção.

A moção afirma que os crimes estão a ser cometidos "pelas forças armadas da Federação Russa, dirigidas pelo presidente Vladimir Putin e outros dentro do parlamento russo".

AFP

-- VIRAM? A ONU JÁ INVESTIGOU? HÁ PROVAS CONCRETAS E INSUSPEITAS? QUEM FORAM OS INVESTIGADORES? NOMEADOS POR QUEM? PELA ONU? ALGUÉM SABE ALGUMA COISA SOBRE ISSO? VEM AÍ AINDA MAIS PROPAGANDA ORDENADA E ENCENADA PELOS EUA?

Cerca de 20 navios da marinha russa estão no Mar Negro

Cerca de 20 navios da marinha russa estão atualmente na área operacional do Mar Negro, incluindo submarinos, de acordo com o último relatório do Ministério da Defesa britânico divulgado hoje.

De acordo com o documento, o Estreito de Bósforo permanece fechado a todos os navios de guerra não turcos, tornando impossível para a Rússia substituir seu cruzador Moskva no Mar Negro.

"Apesar das perdas do navio de desembarque Saratov e do cruzador Moskva, a frota russa no Mar Negro mantém a capacidade para atacar alvos ucranianos e costeiros", segundo o relatório.

Lusa

-- É NATURAL QUE A MAIORIA DOS CIDÃOS DO MUNDO PREFERISSEM SABER SOBRE A RETIRADA DE NAVIOS, TANQUES, ETC… MAS ESSE NÃO É O OBJETIVO DOS EUA-NATO E DA UNIÃO EUROPEIA POR ARASTO. NÃO ESTÁ MAIS QUE PROVADO?

Rússia reforça ofensiva em Izium

O exército russo tem nas últimas horas concentrado tropas e armamento na cidade de Izium e intensificado a ofensiva para controlar por completo a região ucraniana de Donbass, avançou hoje a liderança militar da Ucrânia.

Num relatório publicado no Facebook, o Estado-Maior General das Forças Armadas da Ucrânia disseram que a Rússia transferiu unidades aerotransportadas e até 500 unidades de equipamento militar para Izium, para reforçar as suas capacidades ofensivas.

"Os principais esforços das tropas russas estão concentrados em Izium. O inimigo está a tentar lançar uma ofensiva nas direções de Sulyhivka - Nova Dmytrivka e Andriivka - Velyka Komyshuvakha", refere o relatório.

Segundo o exército ucraniano, as forças russas continuam a tentar "estabelecer o controlo total sobre o território das regiões de Donetsk e Lugansk e manter um corredor terrestre com a Crimeia", anexada pela Rússia em 2014.

Lusa

Guterres já está em Borodianka: "A guerra é um absurdo no século XXI"

O secretário-geral da ONU, António Guterres, já está na cidade ucraniana de Borodianka, uma das localidades da região de Kiev onde têm sido descobertos cenários de abusos e devastação após a retirada das forças russas e onde estão a ser investigados potenciais crimes de guerra. "A guerra é um absurdo no século XXI", afirmou aos militares ucranianos.

"Vi aqueles edifícios destruídos", começou. "Imagino a minha família, as minhas netas, num daqueles edifícios destruídos, a fugir em pânico. A guerra é um absurdo no século XXI", afirmou. Guterres apresentou condolências às famílias ucranianas e acrescentou ainda que "a guerra é inaceitável".

Guterres está desde quarta-feira na Ucrânia, naquela que é a sua primeira visita ao país desde o início da ofensiva russa naquele país, a 24 de fevereiro.

Após visitar Borodianka, Irpin e Bucha, o líder da ONU irá encontrar-se com o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e com o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba.

-- SERÁ APÓS ESTA VISITA DE GUTERRES QUE A ONU INVESTIGARÁ QUEM FORAM/SÃO OS CRIMINOSOS? OS EUA NÃO MANDA NA ONU?

Ex-embaixador finlandês diz que "a guerra na Ucrânia só será resolvida no campo de batalha"

A guerra na Ucrânia só será resolvida no campo de batalha e não é possível prever o que pode acontecer, incluindo na própria Rússia, afirmou em entrevista à Lusa o diplomata finlandês René Nyberg.

"A situação só vai parar quando houver um vencedor claro, um resultado claro e inequívoco no campo de batalha para um deles", considera o ex-embaixador finlandês na Rússia e na Alemanha.

Especialista em assuntos de segurança, Nyberg considera que "a Ucrânia não vai desistir" e que tem "quase a certeza de que a Ucrânia será capaz de vencer".

"Digo que o exército ucraniano pode prevalecer nas batalhas a que assistimos agora, o que seria uma derrota para a Rússia; ganhar é outra coisa", explicita o diplomata.

Lusa

Japão protesta contra expulsão de diplomatas japoneses da Rússia

O governo do Japão apresentou hoje um protesto formal pela expulsão de oito diplomatas japoneses da Rússia, como retaliação pela expulsão, há três semanas, de oito diplomatas russos do Japão, devido à invasão da Ucrânia.

"Não podemos aceitar de forma alguma a decisão anunciada pela Rússia", disse o porta-voz do Executivo japonês, Hirokazu Matsuno.

Numa conferência de imprensa, Matusono defendeu que Moscovo tem "total responsabilidade" pela deterioração das relações bilaterais.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia anunciou na quinta-feira que exigia que oito diplomatas japoneses deixem o país até 10 de maio, "guiados pelo princípio da reciprocidade".

Lusa

-- O JAPÃO É UM “COITADINHO”? NÃO LHE CHEGOU HIROSHIMA E NAGASAKI? NÃO DEVERIA PUGNAR PELA PAZ? PELO DESARMAMENTO?

217 crianças mortas desde o início da invasão russa

217 crianças morreram na Ucrânia desde o início da invasão russa, a 24 de fevereiro, revelou o equivalente ao Ministério Público da Ucrânia.

Estão ainda em investigação 8653 casos de supostos crimes de guerra.

Russos alegam que Kharkiv foi atingida por bombardeamentos ucranianos

Forças da Ucrânia dispararam na quarta-feira mísseis e foguetes contra a cidade de Kharkiv, no sul do país, atualmente controlada por tropas da Rússia.

A agência estatal russa RIA Novosti disse que forças ucranianas, situadas a noroeste da segunda maior cidade da Ucrânia, bombardearam Kharkiv.

O portal noticioso ucraniano Ukrayinska Pravda disse que os ataques provocaram um incêndio, interrompendo a transmissão de canais de televisão russos.

Os canais russos, que começaram a ser retransmitidos a partir de Kharkiv na semana passada, voltaram ao ar após algum tempo, referiu a RIA Novosti.

Lusa

Rússia diz que destruiu armamento entregue a Kiev

A Rússia disse na quarta-feira ter destruído "uma grande quantidade de armamento" fornecido por países ocidentais à Ucrânia, uma afirmação desmentida pelas autoridades ucranianas.

O Ministério da Defesa russo afirmou que "camiões com uma grande quantidade de armas e munições estrangeiras, entregues às forças ucranianas pelos Estados Unidos e países europeus, foram destruídos com mísseis Kalibr disparados do mar contra uma fábrica de alumínio em Zaporijia".

O governador da região do sul da Ucrânia, Oleksandr Starukh, garantiu, no entanto, que "nenhum depósito de munições e armas foi atingido em Zaporijia", sublinhando que a fábrica afetada "não funciona há seis anos".

Lusa

Mais de metade dos canhões cedidos pelos EUA já foram entregues à Ucrânia

Mais de metade dos canhões M114 Howitzer autorizados a enviar para a Ucrânia pelos Estados Unidos já chegaram ao destino, adiantou esta quarta-feira o Departamento de Defesa (Pentágono) norte-americano.

O porta-voz do Pentágono, John Kirby, explicou também, durante uma conferência de imprensa, que a primeira ronda de formação que os EUA estão a oferecer aos militares ucranianos num terceiro país, para os ensinar a manusear estes obuses e outras armas, terminou esta semana.

Kirby acrescentou que 50 formadores norte-americanos participaram nesta primeira fase de treino.

"Atualmente está a decorrer a segunda ronda de formação", referiu ainda.

Lusa

-- A ESCALADA DA GUERRA EM CURSO É O RECOMENDAVEL? PEGAR FOGO A GASOLINA? PORQUE NÃO DIÁLOGO, ENTENDIMENTO E DESARMAR? NÃO TÊM UM PINGO DE DÓ DAS VÍTIMAS DE AMBAS AS PARTES?

David Pereira | Diário de Notícias | Imagem: © EPA/OLEG PETRASYUK

Sem comentários:

Mais lidas da semana