quarta-feira, 29 de março de 2023

Ásia será 'ponto brilhante'. Recuperação da China oferece impulso - fórum Boao

Ásia será 'ponto brilhante' apesar da economia global sombria, já que a rápida recuperação da China oferece impulso: fórum Boao

Recuperação da China dá grande impulso à região e ao mundo

Wang Cong e Hu Yuwei em Boao | Global Times | # Traduzido em português do Brasil

O Fórum Boao para a Ásia (BFA) disse em um relatório na terça-feira que a economia da Ásia deve crescer 4,5% em 2023, graças a um ritmo acelerado de crescimento, que será um "ponto brilhante" em um cenário econômico global sombrio.

O BFA iniciou oficialmente sua conferência anual em Boao, província de Hainan, no sul da China, na terça-feira, no formato presencial tradicional pela primeira vez desde 2020. Em um par de relatórios anuais, o BFA pintou uma perspectiva econômica otimista para a Ásia e destacou o "momento asiático" na governança econômica global, ao mesmo tempo em que alerta para "enormes desafios" para o crescimento regional. 

Em seu relatório anual sobre as perspectivas econômicas e integração da Ásia, o BFA disse que a taxa de crescimento real ponderada do PIB da Ásia em 2023 provavelmente chegará a 4,5%, acima dos 4,2% em 2022, tornando a região um destaque em meio a uma desaceleração econômica global.

"Em 2023, no contexto de uma desaceleração global e do risco de crescente fragmentação da globalização, espera-se que a Ásia acelere seu ritmo de crescimento econômico, continue avançando na produção regional, comércio, investimento e integração e coesão financeira e aproveite o ' momento asiático' para a governança econômica global", disse o relatório.

Sang Baichuan, reitor do Instituto de Economia Internacional da University of International Business and Economics, que participou da formulação do relatório, disse que a previsão de crescimento de 4,5% para a Ásia é muito maior do que as estimativas de instituições internacionais para um crescimento global entre 1,7 e 2,9 por cento este ano. 

"Isso mostra o papel da economia da Ásia como uma locomotiva para a economia global", disse Sang ao Global Times à margem de uma coletiva de imprensa para o lançamento do relatório em Boao. 

O relatório mostrou que, no contexto de mudanças significativas e turbulência intensificada no mundo, "os países asiáticos enfrentam os desafios de frente e se tornaram um motor de crescimento confiável para o mundo e uma importante força de apoio ao multilateralismo", disse Li Baodong, secretário-geral do BFA, disse em conferência de imprensa.

Um relatório separado do BFA sobre desenvolvimento sustentável na terça-feira alertou para "enormes desafios de desenvolvimento", como inflação elevada, desastres naturais, interrupções na cadeia de suprimentos, escassez de alimentos e energia e mudanças climáticas, pedindo cooperação multilateral e medidas de financiamento combinadas para enfrentar os desafios e preencher lacunas de financiamento de desenvolvimento em toda a Ásia.

"Quanto ao fórum, é nossa posição consistente promover o verdadeiro multilateralismo e o regionalismo aberto", disse Li, acrescentando que o fórum anual visa encontrar certeza em um mundo incerto e promover a solidariedade e a cooperação entre os países para lidar melhor com os desafios.

A Conferência Anual BFA 2023 decorrerá de 28 a 31 de março em Boao, onde estarão presentes mais de 2.000 delegados de 50 países e regiões. Como parte da conferência, dezenas de painéis de discussão serão realizados para focar em tópicos desde desenvolvimento econômico e questões geopolíticas até integração regional e mudança climática. 

Um dos destaques da reunião do BFA é a rápida recuperação econômica da China e as contínuas políticas de abertura e esforços do país para promover a cooperação regional e global.

“O BFA enviou um sinal claro ao mundo de que a China está pronta para abraçar o mundo de braços abertos na era pós-pandêmica”, disse Wang Huiyao, fundador e presidente do Center for China and Globalization, um think tank chinês, ao Global Times na terça-feira. 

Wang, que participa no fórum, disse acreditar que o BFA pode desempenhar um papel no abrandamento das actuais tensões geopolíticas e mostrar os esforços da Ásia para unir e revitalizar a economia numa altura em que alguns países querem "desacoplar" a economia mundial.

A reunião anual do BFA, que começou apenas um dia após a conclusão do Fórum de Desenvolvimento da China (CDF) em Pequim na segunda-feira, é a mais recente de uma série de atividades diplomáticas bilaterais e multilaterais consecutivas na China desde as duas sessões em Meados de março.

No CDF, altos funcionários chineses deixaram claro o compromisso da China com um nível mais alto de abertura de mercado, um clima de negócios melhorado e cooperação multilateral, enquanto os líderes empresariais globais expressaram confiança e compromisso com a economia da China. 

Na reunião do BFA, também se espera que as autoridades chinesas destaquem ainda mais o firme compromisso e os esforços da China para avançar ativamente na reforma e na abertura e expandir a cooperação na Ásia e em todo o mundo, disseram os participantes da reunião. 

"A China está buscando ativamente expandir a cooperação com os membros da Parceria Econômica Regional Abrangente, bem como com outros países da região", disse Sang, observando que as tentativas de minar o desenvolvimento da China e a integração econômica da Ásia por "meios não econômicos" não terão sucesso. . "Apesar de enfrentar choques externos e crescente incerteza... a cooperação entre as economias asiáticas não deve ser interrompida."

Imagem: Li Baodong (à direita), secretário-geral do Fórum Boao para a Ásia (BFA), divulga dois relatórios anuais em uma coletiva de imprensa durante a conferência anual do BFA em 28 de março de 2023 em Boao, província de Hainan, no sul da China. A conferência, sob o tema "Um mundo incerto: solidariedade e cooperação para o desenvolvimento em meio a desafios", começou no mesmo dia e vai até 31 de março. Foto: cnsphoto

Sem comentários:

Mais lidas da semana