sexta-feira, 28 de abril de 2023

Portugal e Democracia: Quantas vezes o povoléu já foi nas cantilenas desses vigaristas?

Expresso Curto e tardio. Do mal o menos.

“Democracia é o regime político no qual a soberania é exercida pelo povo. Os cidadãos são os detentores do poder e confiam parte desse poder ao Estado…” – constante em qualquer caderno de significados. Até aqui tudo muito bonitinho. “Demo Krato”, do grego, ou poder do povo. Balelas. Até porque Atenas e outras cidades da Grécia entregavam aos ditos aristocratas ‘iluminados’ e já detentores de poderes e de bens intelectuais e de riquezas materiais os poderes. É o que atualmente acontece nestas pseudo democracias em que põem e dispõem uns quantos ‘iluminados’ explorando ludibriadamente os que produzem mais valias com o sangue-suor-vida os não intelectualizados nem de riquezas materiais. Não existe um único trabalhador/a agrícola, pedreiro, carpinteiro, metalúrgico, etc. que tenha enriquecido por via do seu trabalho de sol a sol com honestidade, a não ser que de algum modo tenha enriquecido vigarizando ou roubado. A democracia, afinal, é uma falácia que nos impingem os ricos mais ricos, no topo da pirâmide. A democracia, desde a Grécia, colou-se desde inicio à falácia, à ilusão, às falsas promessas, aos embustes à facilidade de oratória e à manipulação de oportunistas que cumprem o dito sábio e popular de que “em terra de cegos quem tem olho é rei”.

Adiante, porque este arrazoado vai fazer parte da nossa abertura do Curto do Expresso que por vezes aqui trazemos ao PG. E não estamos nessa de encher laudas sobre isto ou aquilo. Com razão e limitados dizemos a quem tiver a paciência de chegar aqui na leitura: “Abram os olhos mulas”, de carga, de tiro e velocidade na arte de se deixarem ser explorados e quotidianamente intrujados… Porque, nessa do engano, só cai à segunda quem quer ou é parvo. Pergunte-se quantas vezes é que o povoléu já caiu nas esparrelas desses tais sábios de esgoto que ascendem às elites 'democráticas' e que na maior parte dos exemplos sabemos que são ladrões, corruptos, intelectualmente desonestos, etc. etc. Quantas vezes o povoléu já foi nas cantilenas desses vigaristas? Sempre. Então…

Só mais uma aCHEGA: que porca miséria, que desperdício e grandioso hino de estupidez quase quinze por cento de portugueses – segundo sondagem - tenderem a votar naqueles… Isso mesmo que estão a pensar de ordinário e abaixo de esgoto.

Bom dia, de tarde. O Curto do Expresso emBalsemão a seguir. Vá ler. Bom fim de semana… Como e quanto bom não sabemos. Passem pouca miséria e fome que já não é mau. Do mal o menos – sabedoria popular aparvalhada, digna dos fracos, enganados e oprimidos. A maioria.

MM | PG

  


Um aviso para o futuro, uma cidade presa no passado e e uma coroa a caminho. O Expresso está nas bancas

Ricardo Marques, jornalista | Expresso (curto)

Há pouco menos de uma semana, numa entrevista à RTP, o secretário-geral do PS, que é também primeiro-ministro, dizia algo como “os portugueses não estão nem aí" para a conversa de dissolução do Parlamento. "Não vamos estar aqui a criar crises artificiais", afirmou, então, António Costa. Ora, segundo apurou o Expresso, e ao contrário dos tais portugueses nada preocupados, António Costa decidiu transmitir uma certeza a Marcelo Rebelo de Sousa se o Presidente decidir convocar eleições antes do prazo constitucionalmente previsto (setembro de 2026), Costa voltará a apresentar-se como candidato pelo Partido Socialista.

O avião da TAP anda há semanas a pairar sobre as nossas cabeças, e parece que não vai aterrar tão cedo. A turbulência também não vai abrandar. A rota para os próximos tempos inclui três corredores aéreos, que se cruzam e voltam a cruzar. O pontapé de saída para a privatização da TAP foi dado esta semana, o que significa que a venda da empresa vai decorrer em simultâneo com a comissão parlamentar de inquérito (onde a estrela é um parecer que só foi depois de o ser) e com a escolha do local do novo aeroporto de Lisboa (ficaram nove hipóteses).

Miguel Bragança, diretor do Serviço de Psiquiatria do Hospital de São João, no Porto, que “muitas pessoas emborcam calmantes de manhã à noite” e considera que os serviços de psiquiatria em Portugal estão “totalmente depauperados e degradados”, apresentando listas de espera “brutais” e internamentos “sobrelotados”.

Em Bragança, os bares permanecem fechados, as mães anónimas e o caso tabu. O maior empresário da noite recorda a altura em que a pacata cidade foi capa da “Time”. Vinte anos depois, o Expresso revisita a cidade que foi abalada por um escândalo de prostituição.

Agora é hora de fazer contas. Comecemos por esta: as taxas de juro dos depósitos muito longe do crédito à habitação. A subida média dos juros no crédito é o triplo face à dos depósitos, entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2023.

Está aqui outra: As famílias portuguesas com crédito à habitação têm sofrido um forte agravamento da prestação mensal ao banco e a tendência vai manter-se nos próximos meses. Só em 2024 podem esperar algum alívio — e modesto.

Vales para creches e para as escolas dos filhos. Seguro de saúde e também de acidentes pessoais ou de vida. Ginásios, gadgets, reembolso de despesas. Passes e carro da empresa. Fundos de pensões, planos poupança reforma (PPR), stock options. Os complementos salariais têm vindo a alargar-se, a diversificar-se e são cada vez mais procurados pelas empresas para remunerar os seus trabalhadores.

E agora aproveite para o conhecer o maior navio que já atracou em Portugal: tem 399,9 metros de comprimento, 61,5 metros de largura e carrega o equivalente a 24.116 contentores de 20 pés (seis metros ou 1 TEU) de comprimento. O “MSC Tessa”, um dos maiores porta-contentores do mundo, passou por Sines na madrugada de 14 de abril, durante a viagem inaugural, vindo de Ningbo, na China.

Ficamos mais um pouco a Oriente, para conhecer os desígnios de Pequim. Uma década depois de assumir a liderança da China e no início do seu terceiro mandato, Xi Jinping revela uma nova China global: mais assertiva, confiante e que já não quer ser uma voz discreta no mundo. É uma China disposta a contestar de forma aberta a liderança norte-americana da ordem liberal internacional que emerge após a Segunda Guerra Mundial.

Estamos em contagem decrescente para um daqueles momentos históricos, que meio mundo vai seguir atentamente e a outra metade vai dizer que ignorou completamente. Carlos III será coroado no dia 6 de maio, e tornar-se-á, sozinho entre os monarcas que restam a Ocidente, aquele que cumpre o imaginário popular ao usar uma coroa, esse símbolo por excelência da autoridade real, ostentado por quase todos os reis e rainhas ao longo de séculos, se não no quotidiano, pelo menos nos momentos mais solenes.

O verão passado, o verão mais seco dos últimos 500 anos, deixou a descoberto, um cemitério de espingardas G3 numa albufeira do Ribatejo. Pistas, testemunhos e memórias de família apontam para os anos quentes do pós-25 de Abril. A história de uma busca contada na primeira pessoa.

Conhece Michael J. Sandel? Está é uma boa oportunidade. Sandel é um dos filósofos mais influentes da atualidade. O seu livro mais recente aborda a tirania do mérito. A tese de Sandel é que a construção de uma sociedade com base no mérito está destinada ao fracasso, porque o mérito nunca se pode desligar de outros fatores que explicam o sucesso, ou não, de cada um: a sorte, o enquadramento familiar, as estruturas sociais que nos rodeiam.

Desejo-lhe uma excelente sexta-feira e um ótimo fim de semana prolongado.

Lembre-se: estamos sempre consigo em www.expresso.pt

LER O EXPRESSO

Sem comentários:

Mais lidas da semana