sábado, 13 de maio de 2023

As duas dimensões da guerra na Ucrânia: Campo de batalha e os contos de Zelensky

Há várias semanas, as autoridades de Kiev declaram orgulhosamente que tudo está pronto para uma ofensiva em larga escala, enquanto seus amigos ocidentais relatam o equipamento militar transferido para a Ucrânia.

South Front | # Traduzido em português do Brasil

Todos os tanques britânicos Challenger prometidos a Kiev já estão na Ucrânia, assim como os recentemente declarados mísseis de cruzeiro MBDA Storm Shadow de longo alcance. Anteriormente, Londres informou a transferência de munições de urânio empobrecido, renunciando às obrigações de eliminar as consequências de seu uso pelos militares ucranianos.

Por sua vez, Varsóvia informou que o Ocidente entregou 28 aeronaves a Kiev, das quais 14 foram alocadas pela Polônia, e 575 tanques, incluindo 325 poloneses.

No entanto, Zelensky reiterou que isso não era suficiente e a contra-ofensiva foi supostamente adiada. Os militares ucranianos estão esperando por suprimentos militares adicionais. O regime de Kiev, que sempre usou soldados como bucha de canhão para retardar o avanço russo, de repente se preocupou com as pesadas perdas durante as próximas operações ofensivas.

As declarações de Zelensky, como sempre, não têm nada a ver com a situação no campo de batalha.

Na verdade, os militares russos não deram muito peso às declarações do comediante ucraniano. Avaliando a situação no front, sua entrevista foi amplamente considerada uma operação de propaganda destinada a enganar os russos.

De fato, a situação nas linhas de frente piorou recentemente.

O regime de Kiev lançou operações ofensivas para cercar as forças russas em Bakhmut. Ele tenta atacar os flancos russos e alcançar a retaguarda do agrupamento de Wagner na cidade. No momento, eles conseguiram algum sucesso tático ao norte de Bogdanovka, a oeste de Khromovo e a oeste de Klescheevka. Vários grupos blindados ucranianos tentaram romper a defesa russa perto de Soledar.

No entanto, as operações ofensivas não envolveram as reservas do exército ucraniano, recentemente treinadas pela OTAN e armadas com novos equipamentos da OTAN. Os ataques recentes foram lançados por pequenos grupos, o que sinaliza mais um reconhecimento de combate bem-sucedido do que uma ofensiva em larga escala.

Ao mesmo tempo, as forças russas frustraram a tentativa ucraniana de avançar perto de Mayorsk, na área de Gorlovka. As forças ucranianas também tentaram outra ofensiva perto de Ugledar.

Nas direções Zaporozhye, Kherson e Lugansk, os militares ucranianos estão acumulando forças. Outra escalada é esperada nas áreas de Orekhov e Gulyai-Pole.

O exército ucraniano está escondendo a direção principal da ofensiva com uma série de pequenos ataques. Eles ainda não alcançaram nenhuma vitória estrategicamente importante;  mas o principal palestrante da Ucrânia, Zelensky, já está comemorando seu sucesso. O provável presidente ucraniano drogado apelou ao seu povo com um discurso incoerente e parabenizou os militares ucranianos pelas grandes vitórias que ainda não haviam ocorrido.

VER VÍDEO - South Front (em inglês)

Sem comentários:

Mais lidas da semana