quarta-feira, 31 de maio de 2023

ESCALADA NO KOSOVO: GRANDE CONFLITO SE FORMANDO NO CENTRO DA EUROPA

 A escalada entre as autoridades locais e os sérvios já dura vários dias no norte do Kosovo. Na noite de 29 de maio, mais de 90 pessoas ficaram feridas em confrontos de rua.

South Front, com vídeo (em inglês) | # Traduzido em português do Brasil

O motivo da agitação são as eleições dos chefes dos municípios de North Kosovska-Mitrovica, Zvecan, Zubin-Potok e Leposavich. Em novembro do ano passado, os prefeitos dos assentamentos renunciaram em protesto contra a decisão das autoridades do Kosovo de substituir as placas sérvias por nacionais.

As eleições de novos prefeitos foram realizadas em 23 de abril. No entanto, os eleitores sérvios as boicotaram. Como resultado, apenas cerca de 3% dos eleitores participaram da eleição. Devido à falta de comparecimento dos eleitores sérvios, representantes da comunidade albanesa tornaram-se prefeitos em todos os quatro municípios.

Os sérvios que habitam essas cidades do norte da região saíram para protestar, não permitindo que os novos prefeitos entrassem nos prédios administrativos.

Os protestos, que se transformaram em confrontos com a polícia de Kosovo, começaram na sexta-feira.

Em 29 de maio, soldados da missão KFOR da Aliança do Atlântico Norte foram posicionados em torno de prédios municipais em três assentamentos do norte, bem como na ponte sobre o rio Ibar, na cidade de Severna Mitrovica. Em Zvecan, Leposavich e Zubin Potok, eles criaram zonas de segurança ao redor dos prédios.

As forças de paz da KFOR na região usaram gás lacrimogêneo, balas de borracha e granadas de efeito moral contra os manifestantes desarmados. Imagens de Zvenchan confirmam que os sérvios começaram a resistir às forças de segurança do Kosovo e aos combatentes da KFOR somente depois que estes últimos usaram granadas de efeito moral. Além disso, um oficial das forças especiais do Kosovo abriu fogo contra a multidão desarmada.

No total, 52 civis ficaram feridos durante o dia.

Os aliados ocidentais de Kosovo condenaram oficialmente as ações de Pristina, mas nenhuma ação foi tomada para desescalar a situação. Os EUA e a UE reconheceram as eleições com uma escassa participação eleitoral.

Por sua vez, o presidente sérvio Aleksandar Vucic ordenou que o exército avançasse para a fronteira com o Kosovo.

Dirigindo-se à nação, ele disse que as autoridades do Kosovo vêm tentando provocar um conflito sangrento entre Belgrado e a OTAN há vários meses; enquanto as forças de paz da KFOR não protegem os civis, mas protegem os “falsos” prefeitos.

Vucic enfatizou que a Sérvia não permitirá perseguições, pogroms ou assassinatos em Kosovo. Na manhã de 30 de maio, ele se reuniu com representantes dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Alemanha, França e Itália para mais uma vez exortá-los a acalmar Pristina. Uma reunião com os embaixadores da Rússia e da China também foi agendada para o mesmo dia.

A Rússia continua sendo o principal aliado de Belgrado. O ministro das Relações Exteriores da Rússia alertou que um grande conflito está se formando no centro da Europa; onde, em 1999, a OTAN realizou uma agressão contra a Iugoslávia, violando os acordos internacionais. A situação é alarmante, mas o Ocidente traçou um rumo para a total subordinação de todos que de alguma forma expressam sua própria opinião.

Ler/Ver em Soutth Front:

Esta é a maneira da Alemanha repetir a 'Operação Barbarossa' de Hitler?

Meta e privacidade: a economia das transgressões de dados

Supostas declarações russofóbicas do senador dos EUA deixam muitas perguntas sem resposta

Sandu visa liberdade de mídia na Moldávia com nova instituição de censura

Sem comentários:

Mais lidas da semana