segunda-feira, 5 de junho de 2023

O DESTINO DOS EUA: REVOLUÇÃO OU FASCISMO? -- vídeo da entrevista


Daniel Lazare, nesta entrevista (em inglês) a Finian Cunningham, diz que os Estados Unidos da América estão presos numa fatídica crise política e económica que produzirá qualquer um dos dois resultados. Ou o país caminha para um regime mais autoritário ou haverá uma segunda revolução americana.

Finian Cunningham | Strategic Culture Foundation | # Traduzido em português do Brasil

Daniel Lazare é jornalista, escritor e comentarista especializado em analisar criticamente a política e a Constituição dos Estados Unidos. Ele é autor de vários livros, incluindo The Revolução de Veludo e o Declínio da Democracia Americana.

A pandemia de Covid-19 nos últimos dois anos expõe o estado patológico do capitalismo norte-americano, onde o lucro privado é priorizado em detrimento da saúde pública. Mais de um milhão de pessoas morreram nos EUA, de longe o maior número de mortos de qualquer outra nação.

Em contraste, o número de mortos na China por Covid-19 está em cerca de 5.200, ou 0,5% dos EUA. Isso mostra que a morte e a doença não são inevitáveis, mas sim resultado de uma escolha política. Essa escolha é feita em Washington sob os ditames dos imperativos capitalistas. E não importa se democratas ou republicanos estão no poder.

No entanto, apesar da terrível negligência da saúde pública e de outras necessidades vitais, os Estados Unidos são atormentados pelo militarismo e por uma política externa de busca de confronto com a Rússia e a China.

As contradições dos EUA (e de outros países ocidentais) demonstram que o capitalismo é um sistema sem saída.

A estrutura rígida bipartidária dos Estados Unidos e sua antiquada Constituição do século 18 significam que o sistema não é reformável, diz Lazare.

Premonitório, isso significa que os Estados Unidos, em sua condição de impasse político, estão se movendo em direção a um regime autoritário crescente sob democratas e republicanos, ou o povo assumirá o controle por meio de uma revolução progressiva que coloca os interesses dos trabalhadores e do público em geral em primeiro lugar.

Daniel Lazare apresenta uma escolha dura para o futuro que lembra a revolucionária alemã Rosa Luxemburgo. Escolhemos o socialismo ou a barbárie?

*Os pontos de vista dos contribuintes individuais não representam necessariamente os da Strategic Culture Foundation.

Strategic Culture Foundation - vídeo

Sem comentários:

Mais lidas da semana