quarta-feira, 7 de junho de 2023

Portugal | O QUE IMPRESSIONA NO CASO TAP?

Pedro Tadeu* | Diário de Notícias | opinião

Nas audições de ontem no Parlamento sobre a TAP retive algumas coisas que me impressionaram bastante mais do que a de saber quem mandou quem avisar o SIRP/SIS de que Frederico Pinheiro, na noite de 26 de abril, levara consigo o computador com que trabalhara no Ministério das Infraestruturas.

1 - Impressionou-me a decisão de entregar 55 milhões de euros a David Neeleman para ele aceitar deixar de ser o maior acionista privado da companhia aérea. Quer Pedro Nuno Santos, quer João Leão, os ministros que trataram do caso na altura, alegam que era isso ou ir para litígio em tribunal, o que poderia inviabilizar a autorização da Comissão Europeia para o Estado português meter dinheiro para salvar a TAP.

Pagou-se, portanto, 55 milhões para Neeleman não chatear mais. Lembro que a venda da TAP, que trouxe Neeleman para a empresa, pelo governo Passo Coelho, foi apreçada em, apenas, 10 milhões de euros. Fantástico!

2 - Impressionou-me ninguém responsável ter percebido, entre 2015 e 2022 (apesar dos rumores sobre o caso que o ex-ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, disse ter escutado), que Neeleman fez um negócio de troca de compra de aviões, a que se convencionou chamar "fundos Airbus", que na prática pagou a compra da TAP sem que Neeleman gastasse dinheiro do seu bolso. Como é possível ninguém saber?

3 - Impressiona-me que uma parte desses responsáveis, que durante anos não deram pela existência dos fundos Airbus, digam agora que, mesmo não conhecendo essa negociação (cito o ex-ministro das Finanças, João Leão), concluam que ela "lesa os interesses da TAP". Agora?!

4 - Impressiona-me que o governo de Passos Coelho, aquando da privatização apressada que fez, já com o governo demissionário, tenha assinado aquilo que o Tribunal de Contas designou como "cartas de conforto" ao comprador da TAP, que obrigava o Estado a garantir o pagamento de dívidas passadas e futuras da empresa, caso os privados não o conseguissem. Isto não é, simplesmente, ilegal? Se é legal, não devia passar a ser ilegal para o futuro?

5 - Impressiona-me que o ex-ministro Pedro Nuno Santos, que ontem defendeu convincentemente os méritos políticos, económicos e financeiros da gestão pública, desde que entregue a gente competente e não a clientelas político-financeiras, seja o mesmo ex-ministro Pedro Nuno Santos que também ontem defendeu, no mesmo local, que a única solução para a TAP é a sua privatização. Que contradição!

6 - Impressiona-me que os deputados do PSD se calem muito caladinhos sobre as óbvias asneiras feitas pelo governo do seu Pedro Passos Coelho na privatização da TAP, mas rujam como leões para atacar as asneiras do governo do PS. Não se enxergam?

7 - Impressionou-me que a Iniciativa Liberal critique o governo por ter metido 3,2 mil milhões de euros na TAP e que a tenha nacionalizado mas, ao mesmo tempo, defenda que o governo deveria ter emprestado os mesmos 3,2 mil milhões à TAP, mas deixando David Neeleman, o homem que comprou a empresa sem gastar um tostão, a mandar na empresa. Isto é que é defender o contribuinte?

8 - Impressionou-me que todo o processo de reestruturação da TAP estivesse dependente da análise e aprovação da Comissão Europeia e que ela pudesse unilateralmente impor cortes na empresa, na atividade e no pessoal, com base em interesses e critérios que o governo e o Parlamento português não podem objetar. "Só se saíssemos da União Europeia" disse Pedro Nuno Santos. Somos, portanto, uma colónia de Bruxelas, com autonomia limitada, que obedece a um poder executivo que nem sequer é eleito. Isto não devia mudar?

9 - Impressionou-me a vacuidade propagandística do Chega. Certo.

10 - Impressiona-me ninguém saber qual é o funcionamento protocolado entre o governo e o SIRP/SIS, nem qual o enquadramento legal que levou o SIS a ir buscar o computador de Frederico Pinheiro. Que paciência para esta novela!

*Jornalista

Ler em AbrilAbril – comissão de inquérito à TAP:

O PSD, a TAP, Fernando Pinto e a Atlantic Gateway

Quem ofereceu os 55 milhões a David Neeleman?

Comissão de Inquérito à TAP: é preciso tirar consequências

Nova privatização da TAP: o crime por detrás de todas as galambadas

TAP. O negócio Neeleman de 2015

TAP. Enquanto se caçam notas, uma grande empresa nacional é destruída

Sem comentários:

Mais lidas da semana