A história que publicámos na quarta-feira à noite não é sobre a já muito badalada criminalidade financeira que Ricardo Salgado e o Banco Espírito Santo protagonizaram nas últimas décadas. O que quisemos atestar com os 3005 ficheiros a que tivemos acesso e que serviram de base para este projeto foi algo diferente: qual o alcance da influência política de Ricardo Salgado?
No lote de 3005 ficheiros, entre atas, e-mails, balanços, extratos de contas, escutas e transcrições de escutas, memorandos de negócios e outros tantos documentos, havia seis cadernos escritos à mão (digitalizados) de particular relevância para poder fazer essa análise – a agenda de Ricardo Salgado.
São nada mais nem nada menos do que 2268 dias da vida profissional do financeiro mais famoso do país, entre outubro de 2008 e dezembro de 2014. Após uma análise detalhada da agenda, que nos obrigou a um trabalho de dados complexo, percebemos que lá estavam referenciados 156 políticos do PSD, PS, CDS/PP e PCP. Todos os governos, excetuando o terceiro e quinto governos constitucionais, estão representados na agenda daquele que foi o banqueiro mais poderoso do país durante duas décadas. Muitas das figuras que revelámos ontem e que iremos revelar nas próximas semanas continuam a ser personagens relevantes na nossa praça pública.
Foi quase um ano a investigar, a ler documentos, a cruzar informações, a contactar pessoas. E foi, sem sombra de dúvida, a melhor experiência jornalística que alguma vez tive. Não só pela complexidade e relevância da matéria. Trabalhar com profissionais do calibre de Pedro Coelho, João Venda, Paulo Barriga, Micael Pereira, Diana Matias e Jorge Araújo é um privilégio que muito poucos jovens jornalistas como eu têm. Saio deste trabalho um jornalista muito mais completo e capaz. E com uma certeza, que já tenho há algum tempo mas que se solidificou com este trabalho: o jornalismo é um trabalho muito mais gratificante quando é feito em equipa.
Espero que gostem de ler a história tanto como eu gostei de a escrever. Nas próximas semanas publicaremos mais dois textos.
Filipe, em newsletter de Setenta e Quatro
PARA LER JÁ – em Setenta e Quatro
Encontrámos 156 políticos na agenda de Ricardo Salgado – por Filipe Teles, Pedro Coelho, Paulo Barriga e Micael Pereira
Sem comentários:
Enviar um comentário