segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Último dia de acordo entre Israel e o Hamas. Biden apela a prolongamento da trégua

Hamas está disposto a estender trégua entre "dois a quatro" dias. Netanyahu admite prolongamento. Siga aqui, na TSF

Cristina Lai Men

Pelo menos 21 feridos durante tumultos provocados por libertação de prisioneiros

Na Cisjordânia, a libertação dos presos palestinianos provocou incidentes junto a uma prisão, quando centenas de pessoas aguardavam a libertação das crianças e jovens.

O Crescente Vermelho da Palestina adianta que os confrontos com as tropas israelitas fizeram 21 feridos entre os palestinianos

Cristina Lai Men

Israel espera libertação de 11 reféns

Esta segunda-feira é esperada a libertação de 11 reféns, mas o governo israelita ainda não terá recebido a lista com o nome dos que vão ser libertados pelo Hamas.

No domingo foram entregues mais 17 reféns, incluindo uma israelita de 84 anos que teve de ser internada nos cuidados intensivos em estado critico, enquanto Israel libertou 39 prisioneiros palestinianos.
Através das famílias, sabe-se agora que muitos reféns dormiam em cadeiras de plástico, eram alimentados com pão e arroz e alguns estão ainda a habituar-se à luz do dia depois de 50 dias em cativeiro nos túneis do Hamas.

Cristina Lai Men

Último dia de acordo entre Israel e o Hamas

O acordo entre Israel e o Hamas termina esta segunda-feira, mas pode estar à vista um prolongamento ou um novo período de paz temporária na Faixa de Gaza.

Para isso, Telavive exige que sejam libertados pelo menos mais dez reféns por cada dia de pausa humanitária.

A disponibilidade foi manifestada por Benjamin Netanyahu durante uma conversa telefónica com o presidente dos Estados Unidos.

Este domingo à noite, numa mensagem na rede social X, Joe Biden sublinhava que o acordo entre Israel e o Hamas estava a produzir resultados que têm "salvado vidas", com muitas famílias novamente unidas, pelo que apela ao prolongamento da pausa ni conflito.

Lusa

43 países europeus e árabes debatem em Barcelona "situação crítica" no Médio Oriente

Os chefes da diplomacia dos 27 membros da União Europeia, de outros 15 países mediterrânicos e da Comissão Europeia debatem hoje em Barcelona a situação no Médio Oriente com a presença da Autoridade Palestiniana, mas sem Israel.

Trata-se do oitavo Fórum Regional da União pelo Mediterrâneo (UpM), um encontro de ministros dos Negócios Estrangeiros e em que estará hoje o chefe da diplomacia portuguesa João Gomes Cravinho.

Israel e a Autoridade Palestiniana fazem parte da UpM, mas Telavive cancelou na sexta-feira a presença em Barcelona depois de a agenda inicial do encontro ter sido alterada e ter passado a ter como ponto único "a situação crítica em Israel e em Gaza-Palestina, assim como as consequências na região".

Lusa

Navio ligado a empresário israelita atacado e libertado na costa do Iémen

Um navio de bandeira liberiana, gerido por uma empresa do bilionário israelita Eyal Ofer, foi atacado ao largo da costa do Iémen e mais tarde libertado, informaram hoje as autoridades.

O governo internacionalmente reconhecido do Iémen culpou os rebeldes Huthis, apoiados pelo Irão, pelo ataque, que se seguiu a pelo menos dois outros recentes ligados à guerra Israel-Hamas.

O navio que transportava ácido fosfórico não sofreu danos e a tripulação de 22 pessoas da Bulgária, Geórgia, Índia, Filipinas, Rússia, Turquia e Vietname escapou ilesa ao ataque.

"Gostaríamos de agradecer às forças da coligação que responderam rapidamente, protegendo os bens na zona e defendendo o direito marítimo internacional", declarou a empresa. A empresa não forneceu detalhes sobre como os atacantes deixaram o navio, nem os identificou.

Lusa

Três homens de origem palestiniana baleados perto da Universidade de Vermont

Três jovens de origem palestiniana foram baleados em Burlington, perto da Universidade de Vermont, nordeste dos EUA, informou no domingo a polícia, que não descarta tratar-se de um crime de ódio.

Dois dos feridos encontram-se estáveis e um terceiro sofreu "ferimentos muito mais graves", disse, em comunicado, Jon Murad, da polícia de Burlington.

Os três, todos na casa dos 20, estavam a caminhar durante uma visita a casa de um familiar de uma das vítimas, por ocasião do feriado do Dia de Ação de Graças, quando foram confrontados por um homem branco com uma arma de fogo, continuou a polícia.

"Sem falar, disparou pelo menos quatro tiros", referiu Murad.

As vítimas são de ascendência palestiniana. Duas são cidadãos norte-americanos e uma é residente legal. Dois dos homens usavam os lenços palestinianos 'keffiyeh' pretos e brancos, disse Murad.

27 nov 06:29 há 1 hora

Bom dia. Abrimos este liveblog para acompanhar tudo sobre a escalada de conflito entre Israel e o Hamas. Recorde aqui o que aconteceu nos últimos dias.

TSF | Imagem: Kenzo Tribouillard /AFP

Sem comentários:

Mais lidas da semana