segunda-feira, 3 de abril de 2023

"A ADESÃO À NATO NÃO VAI TORNAR A SUÉCIA MAIS SEGURA"

A Finlândia já tem luz verde para entrar na Aliança Atlântica, mas a Suécia ficou para trás à espera da decisão da Turquia e da Hungria. Em Estocolmo, a pacifista Gabriella Irsten critica não ter havido um verdadeiro debate na sociedade sobre a adesão, enquanto o curdo-sueco Kurdo Baksi lamenta as cedências feitas pelo governo para agradar a Erdogan.

Susana Salvador | Diário de Notícias

Numa montra há um simples cartaz branco com letras a preto onde se lê em inglês "A Paz é Possível". Noutra, há o símbolo da paz feito com ramos de árvores. Estamos no bairro de Kungsholmen, em Estocolmo, e atrás da porta de vidro encontra-se a sede da Sociedade Sueca de Paz e Arbitragem (Svenska Freds - och Skiljedomsföreningen ), que festejou na sexta-feira os seus 140 anos de vida. Diz ser a mais antiga organização pacifista do mundo e, após a Rússia invadir a Ucrânia, foi surpreendida pela decisão da Suécia de aderir à NATO e pôr fim a dois séculos de não-alinhamento. Mas o desejo sueco esbarrou nos interesses da Turquia, um dos dois países da Aliança Atlântica que ainda não deram luz verde à adesão (o outro é a Hungria). Um cenário que foi antecipado pelo curdo nascido na Turquia mas que vive desde a década de 1980 na Suécia, Kurdo Baksi, que só foi surpreendido pelas cedências que o governo sueco fez para agradar ao presidente Recep Erdogan.

A Sociedade Sueca de Paz e Arbitragem nasceu em 1883, quando o reino da Noruega queria abandonar a união com o reino da Suécia e havia quem defendesse pegar em armas para o travar - tinha sido a guerra de 1814 entre os dois países, a última em que os suecos participaram, a ditar essa união, que acabaria dissolvida pacificamente em 1905. A Suécia está em paz há mais de 200 anos, tendo mantido também uma política de neutralidade, de não-alinhamento. Mas não é inocente, lembrou Gabriella Irsten, diretora do departamento de Paz Sustentável e Segurança Humana da organização, que recebeu o DN numa manhã fria de Primavera, dias depois de o Parlamento sueco dar a luz verde à adesão da NATO.

"A Suécia tem uma grande indústria de armas contra a qual a minha organização tem trabalhado. Em 2021, 46% das armas suecas foram vendidas a países não-democráticos. Queremos que pare de vender armas a estes países. Obviamente que isso não é neutralidade, é estratégia militar, com a Suécia a apoiar tanto o lado mau como o bom ao longo da história", contou.

O não-alinhamento sueco viu-se questionado quando a Rússia invadiu a Ucrânia, a 24 de fevereiro de 2022. "Eu própria fiquei assustada", admitiu Gabriella, criticando contudo que de repente, sem debate, o governo tenha mudado de ideias sobre aderir à NATO. "Muitos partidos defendiam há muito tempo a adesão. Mas os sociais-democratas, que estavam então no governo, sempre foram contra. Em novembro de 2021, Peter Hultqvist disse que enquanto ele fosse ministro da Defesa, o país nunca iria aderir à NATO. A 8 de março, a então primeira-ministra Magdalena Andersson, dizia que a NATO não era opção, que iria criar mais tensão e não era a resposta. E depois, a 16 de maio, o governo estava a entregar o pedido de adesão à NATO. Foram pouco mais de dois meses", resumiu.

O chefe da diplomacia sueca, Tobias Billstrom, defendeu que "a adesão à NATO é a melhor forma de salvaguardar a segurança da Suécia e contribuir em solidariedade para a segurança de toda a área euro-atlântica". Declarações durante o debate no Parlamento, no dia 22 de março último, quando a adesão foi aprovada pelos deputados - 269 votos a favor e 37 contra, com 43 deputados ausentes. Mas Gabriella não concorda: "A adesão à NATO não vai tornar a Suécia mais segura. A NATO está construída com base na dissuasão militar. A dissuasão é ameaçar o teu opositor com armas e poder, o que faz com que o teu opositor enverede pelo mesmo caminho. E então a situação transforma-se numa corrida às armas."

Finlândia admitida na NATO. A relação política e militar da Finlândia com a organização

A Finlândia vai aderir à NATO na terça-feira após a Turquia e a Hungria terem ratificado o processo de integração que exige unanimidade, tornando-se no 31º membro da maior aliança militar à escala global.

A Finlândia partilha uma fronteira de 1.340 quilómetros com a Rússia, e a sua adesão vai mais que duplicar a extensão da fronteira da NATO com a Rússia

Na terça-feira, a Turquia entregará ao secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, no quartel-general da NATO em Bruxelas, a sua carta de aceitação sobre o acesso da Finlândia. De seguida, o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, formalizará o processo. Os Estados Unidos são o depositário da NATO, de acordo com o tratado de fundação da Aliança em 1949. Às 14:30 (hora de Lisboa) a bandeira finlandesa será hasteada na sede da organização.

Em maio de 2022 a Finlândia, que formalizou o pedido de adesão à NATO, há vários anos que mantém um relacionamento sistemático e regular com a Aliança Atlântica, participando em operações conjuntas de manutenção de paz.

A cooperação da Finlândia com a NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) começou formalmente em 1994, quando aquele país nórdico aderiu ao programa Parceria para a Paz, aprofundando-se, três anos mais tarde, com a participação no fórum multilateral do Conselho de Parceira do Euro-Altântico.

Em 1996, a Finlândia participou pela primeira vez numa operação militar liderada pela NATO, contribuindo para um batalhão de manutenção da paz na Bósnia Herzegovina.

Angola | DESAFOROS INSANÁVEIS E IDENTIDADE USURPADA – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Eurico Correia Manuel José Gonçalves “China” foi distinguido com a Ordem dos Combatentes da Liberdade 1º Grau como consta no Decreto Presidencial ontem divulgado pelos Media públicos. Pensei que este condecorado fosse primo do Rafael Marques e criado do Miala por isso João Lourenço o agraciou. Fica tudo em casa e em família. Procurei esclarecer e afinal há no documento assinado pelo Chefe de Estado um erro gravíssimo. Se o técnico que nomeou um morto administrador de empresa pública foi para a rua, quem elaborou a lista das e dos condecorados tem de seguir o mesmo caminho.

Eurico Manuel Correia Gonçalves é o Comandante Eurico, assassinado por Nito Aves, Bakalof e outros golpistas no dia 27 de Maio de 1977. Isso de “China” é só para os amigos, não num Decreto Presidencial. A malta do Liceu Salvador Correia pôs-lhe esse nome porque tinha os olhos rasgados à oriental. Mas quando desertou do Exército Português (era alferes miliciano) e se juntou à guerrilha, ele recusou usar nome de guerra. Assumiu por inteiro a sua opção e a sua verdadeira identidade. Em casa chamavam-lhe Kiko. Eu também, porque frequentei muito o seu doce lar.

O Comandante Eurico era o Comissário Político da Frente Norte e David Moisés (Ndozi) era o chefe máximo das I e II Regiões Político-Militares do MPLA. Continuou a exercer essas funções quando o Comandante Bolingô assumiu a liderança, porque Ndozi foi para a União Soviética formar a IX Brigada. Em 1976, Agostinho Neto, o Comandante Xyetu e o Comandante Iko Carreira tiraram-no de Cabinda e ele veio para Luanda integrar o Estado-Maior Geral das FAPLA com a difícil missão de transformar as forças guerrilheiras num Exército Nacional. 

Na hora dos patenteamentos os “comandantes” da I Região queriam ser todos majores, tenentes-coronéis e coronéis. Alguns, como Nito Alves, declararam que tinham aderido à Luta Armada de Libertação Nacional na I Região (Dembos). Mas na data da adesão as forças guerrilheiras tinham abandonado as suas posições e resguardaram-se em esconderijos nas matas impenetráveis de Nambuangongo. Corria o ano de 1968. 

O comandante da I Região, César Augusto (Kiluanje), ordenou que os guerrilheiros passassem para posições defensivas, depois dos estragos da grande ofensiva das tropas portuguesas que meteu tropas especiais helitransportadas, tropa de infantaria, artilharia e aviação. 

A Operação Nova Luz foi a última grande ofensiva das forças ocupantes sobre a I Região do MPLA. O alto comando das tropas de ocupação usou pela primeira vez os aviões “FIAT” e os bombardeamentos destruíram todos os meios de vida com napalm e armas químicas (desfolhantes). Levaram as populações civis para as Sanzalas da Paz (campos de concentração).

Angola | O ATAQUE DAS MÃOS SUJAS – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

A História da Imprensa Angolana é riquíssima e única. O Jornalismo Angolano já foi do melhor em Língua Portuguesa. A primeira emissão de Rádio foi para o ar em 1933 pela voz de Álvaro de Carvalho, na cidade de Benguela. Em Portugal surgiu mais tarde, mas no Brasil nasceu dez anos antes! Temos um passado glorioso ainda que tenhamos perdido a memória. 

Este é o ano do primeiro centenário do Jornal de Angola nascido há cem anos como “Província de Angola”. É desde o primeiro dia de existência o periódico com maior tiragem, circulação e expansão. Jornais de Língua Portuguesa centenários há poucos. Em Portugal apenas o Diário de Notícias (Lisboa) e o Jornal de Notícias (Porto). No Brasil só o Estado de São Paulo (Estadão) é mais antigo. 

No ano do primeiro centenário do Jornal de Angola todas e todos que trabalharam e ainda trabalham naquela casa estão de parabéns. E estão seguramente muito orgulhosos. Eu sou um deles. Olho para trás e recordo com emoção esse monumento da Cultura Angolana que foi o suplemento de Artes e Letras dirigido pelo meu querido e saudoso amigo Carlitos (Carlos Ervedosa), devidamente assessorado por João Abel. 

Recordo o grande capitão da Imprensa que foi Jaime Figueiredo, figura ímpar do Jornalismo Angolano. Criou o embrião de um Livro de Estilo que chegou até depois da Independência Nacional e que Antero Gonçalves (Poderoso) guardou ciosamente.

Recordo Fernando Costa Andrade (Ndunduma) o primeiro director do jornal, na Angola Independente. Trabalhei com ele na minha primeira passagem pelo jornal. E rendo homenagem à direcção e gestão de José Ribeiro com quem trabalhei na minha recaída, coisa desastrosa porque nunca devemos regressar aos sítios onde fomos felizes. 

Várias mãos e nenhuma cabeça puseram a circular um texto nojento contra o Jornal de Angola. Conheço os autores. Treparam na vida servindo caninamente o chefe de turno. Mas pelos vistos cheira-lhes a mudança e já usam os mesmos métodos da organização de malfeitores UNITA. Aqui e ali deixam uma nota de humor. Dizem que antes da actual direcção existia na empresa uma família feliz! Isso mesmo.

A rápida expansão da comunidade da África Oriental traz consigo prós e contras

Andrew Korybko* | Substack | opinião | # Traduzido em português do Brasi

Sem a integração abrangente de seus membros fundadores em um sentido econômico, político e/ou de segurança significativo, crescer para incluir outros estados pode ser visto como pouco mais do que sinalizar para parceiros estrangeiros com a suposta intenção de atrair investimentos para seu grupo. Isso não quer dizer que a Comunidade da África Oriental não deva se expandir, mas apenas que fazê-lo antes de haver uma base sólida pode fazer com que seus efeitos bem-intencionados permaneçam efêmeros na melhor das hipóteses e com risco de paralisia, colapso e até reversão na pior das hipóteses.

O Sputnik informou sobre a previsão otimista do secretário-geral da Comunidade da África Oriental (EAC), Peter Mathuki, de que sua plataforma se tornará “ o bloco econômico regional mais integrado do mundo ”, especialmente após a recente inclusão da República Democrática do Congo (RDC) no ano passado . Ele acredita que a futura adesão da Somália e a possibilidade de adesão da Etiópia em algum momento posterior transformarão a EAC em uma força global a ser reconhecida.

Atualmente, a EAC expandiu-se dramaticamente de seu núcleo Quênia-Tanzânia-Uganda para incluir Burundi, Ruanda, Sudão do Sul e RDC. Seu recém-descoberto escopo transoceânico, lembrando a fina costa atlântica do último mencionado, ajuda a promover os objetivos pan-africanos e, sem dúvida, justifica a reformulação da marca da organização. Além disso, o crescimento mais recente da EAC pode atrair mais investimentos estrangeiros quando combinado com a criação em 2019 da Área de Livre Comércio Continental Africana (AfCFTA).

Tudo isso é bastante sensato no papel, quando visto de longe, e/ou da perspectiva dos bem-intencionados simpatizantes da África, mas tudo é muito diferente na prática. Os três principais membros do bloco nem sempre concordam uns com os outros, Ruanda é acusada pela RDC de invadir clandestinamente suas regiões orientais ricas em recursos, e a estabilidade do Sudão do Sul nunca pode ser considerada garantida. Assim, pode-se argumentar que a expansão para o Sudão do Sul e a RDC foi prematura, quanto mais para a Somália em breve.

AVISO FINAL


Ameaças dos EUA: Washington enfrenta 'anos críticos' na competição das Potências

Aviso: O PÁGINA GLOBAL ESTÁ SUJEITO A CENSURA POR BLOGGER

Relatório de Ameaças dos EUA: Washington enfrenta 'anos críticos' na competição das Grandes Potências

Ao contrário dos anos anteriores, o Relatório anual de avaliação de ameaças dos EUA de 2023 vê a Ásia Ocidental através do prisma de uma competição de grande potência que ameaça empurrar o mundo para uma ordem multipolar pós-EUA. 

Mohamad Hasan Sweidan | The Cradle | # Traduzido em português do Brasil

Em 8 de março de 2023, o Diretor de Inteligência Nacional dos EUA divulgou o Relatório Anual de Avaliação de Ameaças , que avalia as ameaças mundiais à segurança nacional dos EUA, incluindo ameaças cibernéticas e tecnológicas, terrorismo, armas de destruição em massa, crime, questões ambientais e de recursos naturais.

O relatório destaca os desafios que Washington enfrenta na rápida evolução da ordem global liderada pelos EUA, com China, Rússia, Irã e Coréia do Norte identificados como os desafios de segurança mais significativos para os aliados ocidentais no próximo ano.

“A competição estratégica entre os Estados Unidos e seus aliados, China e Rússia sobre que tipo de mundo emergirá torna os próximos anos críticos para determinar quem e o que moldará” a nova ordem mundial.

GOVERNO AMERICANO E A CENSURA NA WEB

Aviso: O PÁGINA GLOBAL ESTÁ SUJEITO A CENSURA POR BLOGGER

Como funcionará o bloqueio?

O bloqueio é o mesmo usado em países como a China, a Síria e o Irã. Ele se chama "bloqueio DNS". Cada website está hospedado em um servidor e tem um endereço de IP específico. Por exemplo, se você digitar 69.63.189.16, que é o IP do Facebook, você será direcionado para a rede social. Logo, o IP e o nome do site são equivalentes.

A questão é que não é fácil lembrar desses números. Por isso, criou-se uma espécie de lista telefônica dos IPs, o Domain Name System (DNS) - em português, sistema de nomes de domínios. 

O DNS traduz os nomes dos sites em endereços de IP. Quando qualquer pessoa digita o nome de um site, o sistema busca pelo IP equivalente. Quando o IP é encontrado, o processo é autenticado e o site carrega. A “censura” bloqueia o tal DNS, tornando impossível o nome do site ser “encontrado” pelo IP, bloqueando o acesso.

Terra

Relacionado: Censura a livros bate recorde nos EUA, denuncia organização

SITUAÇÃO MILITAR NO SUL DA UCRÂNIA EM 2 DE ABRIL DE 2023 - atualização

Aviso: O PÁGINA GLOBAL ESTÁ SUJEITO A CENSURA POR BLOGGER

- Os duelos de artilharia entre a AFU e o Exército Russo continuam nos arredores de Gulyaipole;

- Os duelos de artilharia entre a AFU e o Exército Russo continuam na área de Orikhiv;

- O exército russo destruiu uma estação de radar de guerra de contra-bateria AN/TPQ-36 de fabricação americana perto de Zaporozhye;

- Até 40 militares ucranianos, 2 veículos blindados, 3 picapes, 2 obuses foram destruídos pela artilharia russa na região de South Donetsk e Zaporozhye, de acordo com o MOD russo;

- Até 15 militares ucranianos, 7 veículos motorizados e 1 obus foram destruídos pela artilharia russa na região de Kherson, de acordo com o MOD russo.

South Front

Ler/ver em South Front:

Situação militar no Iraque em 2 de abril de 2023 (atualização do mapa)

Situação militar na Síria em 2 de abril de 2023 (atualização do mapa)

Proeminente correspondente de guerra russo, Vladlen Tatarsky, morto em ataque terrorista

COMBATENTES DA FORÇA WAGNER ESTÃO A INVADIR AS RUAS DE BAKHMUT

Aviso: O PÁGINA GLOBAL ESTÁ SUJEITO A CENSURA POR BLOGGER

Na semana passada, a situação nas várias frentes na Ucrânia não sofreu mudanças significativas.

Os lutadores de Wagner intensificaram significativamente o ataque às posições ucranianas na cidade de Bakhmut. Enquanto os militares ucranianos reforçaram o agrupamento na periferia, lutando furiosamente para impedir que os russos cercassem a cidade, Wagner contou com ataques diretos nas ruas da cidade.

South Front | com vídeo (em inglês) | # Traduzido em português do Brasil

No norte de Bakhmut, após assumir o controle da Usina de Metais Não Ferrosos, os grupos de assalto de Wagner continuam as operações de limpeza na zona industrial e territórios adjacentes. Os confrontos eclodiram no distrito de Selische ao longo da rua Levanevsky.

No centro da cidade, depois de assumir o controle da área do mercado central, os combatentes russos invadiram as posições ucranianas ao longo da rua Nizhnyaya. A luta está se aproximando do distrito administrativo da cidade.
No sul de Bakhmut, os distritos de Sobachevka e Budenovka ficaram sob total controle russo. Os combatentes de Wagner moveram a frente para o norte das ruas Shirokaya e Mariupol, aproximando-se do centro da cidade pelo sul.

Fora da cidade, nas áreas de Krasny, Khromovo e Orekhovo-Vasilevka, a linha de frente não mudou. A luta continua pelo controle de posições-chave e pela rota para Konstantinovka.

O chefe do Estado-Maior dos EUA afirmou que cerca de 6 mil contratados permanentes de Wagner e entre 20 a 30 mil ex-prisioneiros recrutados nas fileiras do PMC estão lutando em Bakhmut. Se isso é verdade ou não, não se sabe; mas é claro que eles estão lutando de forma muito eficaz. Por sua vez, o chefe de Wagner Prigozhin afirmou anteriormente que o exército ucraniano havia concentrado um agrupamento de até 80.000 combatentes em assentamentos próximos. Até o momento, eles não obtiveram sucesso.

Apesar da forte deterioração das condições climáticas, as tropas russas continuam avançando ao norte de Avdiivka, tentando destruir as fortalezas ucranianas na área florestal ao sul de Novobakhmutovka.

Em meio ao crescente risco de cerco, as autoridades ucranianas proibiram a entrada de jornalistas e voluntários em Avdiivka. Os serviços da cidade foram evacuados. As comunicações por telefone celular foram supostamente cortadas na cidade para evitar que cidadãos pró-Rússia relatassem dados sobre a localização de posições ucranianas nas ruas.

Nos últimos dias, as unidades russas conseguiram avançar em Marinka. Depois de cercadas por dois lados, as forças ucranianas foram forçadas a se retirar dos redutos da igreja e de alguns prédios da administração no bairro central da cidade.

As instalações ucranianas sofreram outro ataque maciço de mísseis e drones russos.

No dia anterior, pelo menos seis explosões ocorreram em Kharkov. Alguns alvos militares na região de Sumy e na cidade de Slavyansk foram destruídos. Uma instalação elétrica foi atingida em Kramatorsk. Vários mísseis russos atingiram Zaporozhye. As autoridades locais relataram que uma instalação de infraestrutura foi danificada. Fontes locais também relataram explosões nas regiões de Chernihiv e Poltava.

Ler/ver em South Front:

Calma antes da tempestade na Ucrânia

Na véspera da batalha pelo sudeste da Ucrânia

A CENSURA DA BLOGGER EM ACÇÃO... OU É SÓ UMA MERA CHANTAGEM?

NÃO NOS ADMIREMOS QUE ESTE ARTIGO DE SOUTH FRONT NO PG JÁ NÃO SEJA VISIVEL OU POSTERIORMENTE SEJA ANULADO/OCULTADO PELA BLOGGER...

BLOGGER AVISA - logo que publicamos o texto sobre Bakhmut - QUE ESTÁ NA CENSURA ATIVA. PRESSIONA, AMEAÇA E... CENSURA.

Sob o pretexto das "Regras da Comunidade" avisa-nos, após a publicação do texto acima, que:


O FASCISMO ANDA À SOLTA, OS NAZIS JÁ DEIXARAM DE SE OCULTAR HÁ MUITO E ATUAM EM CONFORMIDADE COM A IDEOLOGIA INSPIRADA POR HITLER E SEUS IDEÓLOGOS. A MENTIRA E A CENSURA FORAM UMA DAS ARMAS DO REGIME NAZI QUE SE COMPROVA ESTAR EM VIGOR E A SER PRÁTICA DO IMPÉRIO. ISSO JÁ O SABEMOS HÁ MUITO MAS VAI EM CRESCENDO.

Redação PG

Mais lidas da semana