segunda-feira, 5 de junho de 2023

A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PODERÁ GANHAR ELEIÇÕES?

Pesquisadores alertam: tecnologia será usada para interagir com eleitores e gerar programas políticos que maximizem chances de vitória. Falta de ideias genuínas de humanos pode minar a democracia. Quais os caminhos para evitar este desastre?

Archon Fung* e Lawrence Lessig*, no The Conversation, traduzido pelo Brasil de Fato | em Outras Palavras | # Publicado em português do Brasil

As organizações poderiam usar modelos de linguagem de inteligência artificial, como o ChatGPT, para induzir os eleitores a se comportarem de maneiras específicas?

O senador Josh Hawley fez esta pergunta ao CEO da OpenAI, Sam Altman, em uma audiência do Senado dos EUA sobre inteligência artificial em 16 de maio de 2023. Altman respondeu que estava realmente preocupado com a possibilidade de algumas pessoas usarem modelos de linguagem para manipular, persuadir e se envolver em interações individuais com os eleitores.

Altman não entrou em detalhes, mas ele poderia ter algo parecido com esse cenário em mente. Imagine que em breve os tecnólogos políticos desenvolvam uma máquina chamada Clogger – uma campanha política em uma caixa preta. Clogger persegue incansavelmente apenas um objetivo: maximizar as chances de que seu candidato (a campanha que compra os serviços da Clogger Inc.) prevaleça em uma disputa eleitoral.

Enquanto plataformas como Facebook, Twitter e YouTube usam formas de IA para fazer com que os usuários passem maistempo em seus sites, a IA de Clogger teria um objetivo diferente: mudar o comportamento das pessoas na hora de votar.

Guiné-Bissau - Eleições | Simões Pereira: "Não há qualquer dúvida sobre a vitória"

A coligação PAI - Terra Ranka está à frente na contagem de votos das legislativas da Guiné-Bissau, segundo as atas das assembleias de votação consultadas pelo PAIGC. Líder do partido, Domingos Simões Pereira, falou à DW.

"Confirmo que não só a coligação PAI - Terra Ranka vai à frente, como certamente está a reunir uma maioria absoluta consolidada. Portanto, estamos seguros de que não há qualquer dúvida sobre a vitória da coligação nestas eleições legislativas", diz Domingos Simões Pereira, líder do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), em declarações à DW esta segunda-feira.

Apesar de Simões Pereira não assegurar que, no caso de vitória da coligação, seja indicado como primeiro-ministro, adianta que não descarta essa hipótese.

"Eu sou um quadro e um responsável, neste caso o presidente do maior partido político do país e desta coligação, e certamente não posso privar a coligação e o povo guineense dos meus préstimos", frisou.

"A coligação entendeu desde o primeiro momento acompanhar a visão do PAIGC e reservar-se ao direito de, após a proclamação desses resultados, consultar os órgãos competentes e tomar a decisão que considerar mais consentânea com a circunstância atual", acrescentou.

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, avisou no domingo que só trabalharia com "políticos sérios", ecoando declarações anteriores de que se recusaria a nomear Domingos Simões Pereira como primeiro-ministro se a coligação PAI - Terra Ranka ganhasse as eleições.

ANGOLA E PORTUGAL: TREZE ACORDOS, "O NÚMERO DA SORTE"

São 13 o número de acordos de cooperação assinados esta segunda-feira em Luanda por Angola e Portugal. Presidente angolano pede mais investimento e primeiro-ministro luso elogia posicionamento sobre guerra na Ucrânia.

Os Governos de Angola e de Portugal assinaram esta segunda-feira (05.06) 13 acordos de cooperação bilateral, sobretudo nos domínios económico e financeiro, numa cerimónia presidida pelo chefe de Estado angolano, João Lourenço, e pelo primeiro-ministro português, António Costa.

Os acordos mais significativos, do ponto de vista financeiro, foram assinados pelos ministros portugueses das Finanças, Fernando Medina, e dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, respetivamente, com os seus homólogos: Um aumento da linha de crédito empresarial a Angola de 1,5 mil milhões de euros para dois mil milhões de euros e o Programa Estratégico de Cooperação (PEC) 2023/2027.

Entre os documentos assinados constam ainda um acordo entre os portos de Sines e Algarve e a Sociedade de Desenvolvimento da Barra do Dande e, entre outros domínios, a formação e apoio laboratorial para a segurança alimentar - um memorando que envolve a investigação criminal neste domínio.

Angola | Um Cão Tinhoso Entre Boa Gente – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Bissau, dia 24 de Junho de 1978. Há 45 anos Agostinho Neto chegou com a sua comitiva à capital da Guiné. Na placa do aeroporto era esperado pelo Presidente Luís Cabral e todos os membros do seu Governo. O último da fila era o ministro da Cultura, Mário Pinto de Andrade, angolano de nascimento e guineense por opção. 

Agostinho Neto, depois de abraçado por Luís Cabral, foi cumprimentar todos os governantes das Guiné. Quando chegou frente a Mário Pinto de Andrade os dois envolveram-se num forte e prolongado abraço. Logo após a chegada começou a reunião com o Presidente Ramalho Eanes. No primeiro dia de conversações correu tudo bem. No segundo, nem por isso. Ao fim da tarde, o director do Jornal de Angola, Fernando Costa Andrade (Ndunduma) foi buscar-me ao hotel porque o Presidente Neto queria falar comigo.

Os portugueses querem que Angola lhes devolva as fazendas, os prédios, as empresas. O que digo ao General Eanes? Confesso que já tinha bebido qualquer coisinha por isso não me intimidei no papel de conselheiro informal. Respondi de imediato:

Camarada Presidente, isso é fácil. Eles podem levar tudo mas pagam o transporte desses bens para Portugal. Mas se quiserem as empresas, as roças e os prédios, regressam a Angola e ajudam-nos a construir o país donde nunca deviam ter saído. Outra boa solução é a troca. Os portugueses devolvem os escravos e todas as riquezas roubadas em Angola. Depois levam as roças, empresas e prédios pagando nós o frete.

Neto percebeu o meu ponto de vista, sorriu e depois de uma longa troca de impressões com muitas gargalhadas pelo meio, terminou assim o encontro: Não lhe ofereci nada de beber porque está com um a barriga que parece um balão! Beba menos, camarada! 

Podem não acreditar mas segui o conselho do médico. O meu olho esquerdo bebia muito mais do que o direito e cortei-lhe a bebida. De castigo. No dia seguinte, Agostinho Nerto disse à delegação portuguesa que todos os bens abandonados foram nacionalizados. Mas o Governo Angolano devolvia tudo aos legítimos proprietários portugueses quando regressassem a Angola. Alguns voltaram mesmo!

Angola | ABRAM A CELA AO TIO LOLÓ E AO CARLOS – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

A polícia política do colonialismo, PIDE, prendeu em Luanda dois jovens nacionalistas, José Agostinho Neto e Roberto de Almeida. Ambos foram deportados para Portugal e encarcerados nas masmorras dos fascistas em Lisboa. O médico Agostinho Neto já tinha sido deportado para Cabo Verde onde exercia medicina na ilha de Santo Antão. A esposa, Maria Eugénia, ia à cadeia visitar os dois prisioneiros, sempre que era autorizada pelos carrascos. E levava o seu menino, Mário Jorge, que já sabia falar. 

As visitas ficavam numa sala, separada das celas por uma porta de ferro. Mário Jorge dava pontapés no portão e berrava: Quero o Tio Loló! Quero o Tio Loló! Fazia birra com a mãe porque os carcereiros não se comoviam. Quando o prisioneiro chegava era uma alegria. A criança abraçava o tio e já não queria sair mais do seu colo. No final da visita havia sempre choro. Mário Jorge, desde então, ficou com uma ligação muito funda ao Tio Loló. Neste momento deve estar a sofrer imenso com a sua perda. O embaixador José Agostinho Neto faleceu. 

Li os comunicados do costume a propósito da sua morte mas ninguém se refere ao seu passado de lutador anticolonialista e antifascista. Foi dos primeiros nacionalistas a sofrer a repressão feroz dos ocupantes, sendo deportado. A Família de Agostinho Neto deu tudo pela Independência Nacional e a Libertação do Povo Angolano. Hoje, os poderes instituídos fazem tudo para emporcalhar o seu nome, atirar com carradas de lixo sobre a sua honra, soterrar a sua memória no lodo do esquecimento. Porque se Angola é independente, isso deve-se a João Lourenço. Se há barragens, João Lourenço foi o arquitecto e construtor. Esqueçam Agostinho Neto.

 A sua filha tem dinheiro no banco. O seu neto também. O genro, Carlos São Vicente, cometeu o crime de peculato e está preso em Viana. Toma banho com garrafões de água porque nas torneiras não corre uma gota. Estão a matá-lo lentamente porque cometeu o crime de criar riqueza e postos de trabalho. 

A central de intoxicação acaba de divulgar uma informação no sentido de continuar o massacre contra a Família de Agostinho Neto. Um juiz de Singapura congelou a conta de Carlos São Vicente e não autorizou o levantamento de fundos para pagar aos seus advogados locais, da Suíça e de Angola. O mesmo magistrado judicial alega que o titular da conta foi condenado e está a cumprir pena em Luanda. 

Angola | UMA ESTÓRIA DE BORDEL – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Nas minhas andanças de repórter bati de frente no muro da Justiça. E até fui condenado em primeira instância. As minhas fontes colocaram-me no caminho de uma rede de tráfico de mulheres, sobretudo a partir do Brasil, que tinha como fachada legal uma agência de viagens. Obtive as informações por uma fonte dos titulares da investigação e acção penal. Depois confirmei por uma segunda fonte. Era verdade. Fui então dar voz aos responsáveis da agência de viagens. A gerente era uma senhora brasileira que me recebeu simpaticamente e deu a sua versão do acontecimento.

Agentes da Polícia Judiciária de Portugal tinham entrado na agência e vasculhado tudo para descobrirem provas. A senhora brasileira disse que os “agentes fizeram aqui um grande bordel, uma tremenda bagunça, reviraram tudo e levaram o que quiseram. Mas é mentira, nós não somos a face legal de uma rede de tráfico de mulheres”.

A reportagem saiu com as versões de todos. Uns tempos depois fui chamado ao Ministério Público para ser interrogado na qualidade de arguido. A Polícia Judiciária tinha apresentado queixa contra mim e contra a responsável da agência de viagens, porque os seus responsáveis consideraram as suas declarações ofensivas. Sobretudo quando ela qualificou a intervenção dos agentes como um “bordel”.

A minha defesa apresentou o parecer de um linguista onde explicava que a palavra “bordel” no Brasil pode ter o sentido de balbúrdia, confusão. Os meritíssimos magistrados judiciais não aceitaram os argumentos e condenaram-me por ter publicado uma expressão insultuosa que fere o bom nome da Polícia Judiciária. Safei-me com um recurso para o Tribunal da Relação do Porto, que me absolveu. A senhora não quis recorrer e teve que pagar uma multa pesada.

O Club K publicou esta notícia: “O Serviço de Investigação Criminal (SIC), executou à queima roupa, na passada sexta-feira, em Luanda, um menor de 15 anos que em vida atendia pelo nome de Domingos Natalício “Kafilungo”. O ocorrido, segundo os familiares, aconteceu no sector Salga, Rua da Vaidade no conhecido Beco do Cantambor, na Ilha de Luanda, depois de os agentes do SIC, o terem retirado de casa de um vizinho, no seguimento de uma confusão entre a vizinhança”.

Senador Lindsey Graham é a vergonha dos EUA atacado por doença sinistra no Ocidente

O senador norte-americano Graham é um bufão, mas sua desprezível revelação de guerra é sintomática da doença sinistra do Ocidente

Lindsey Graham é, naturalmente, uma vergonha para os Estados Unidos. O fato de que os comentários perniciosos e vergonhosos de Graham quase não causaram críticas de governos ou meios de comunicação ocidentais ilustra o quão endêmica e "normalizada" é sua russofobia.

Strategic Culture Foundation | editorial | # Tarduzido em português do Brasil

Seria fácil demitir o senador americano Lindsey Graham pelo bufão que ele sem dúvida é. Sua voz aguda e lamuriosa é compensada por sua fala machista afetada e seu habitual apoio ao militarismo dos EUA. Nunca houve uma guerra que o republicano da Carolina do Sul não apoie entusiasticamente, como uma aluna tonta em uma trupe de líderes de torcida. Ele é uma figura de puffball com tendências sociopáticas.

Em uma visita a Kiev na sexta-feira passada, Graham pareceu dizer em um vídeo que o apoio militar à Ucrânia e aos "russos moribundos" foi o melhor dinheiro que os Estados Unidos já gastaram.

Depois de uma reação furiosa de Moscou, descobriu-se que a declaração em vídeo havia sido editada pelo regime de Kiev para fazer as palavras de Graham soarem mais beligerantes e ofensivas. Um vídeo mais longo de seu encontro com o presidente Vladimir Zelensky mostrou Graham elogiando a ajuda militar à Ucrânia como "o melhor dinheiro que os EUA já gastaram". Um comentário secundário sobre "russos morrendo" foi de fato falado pelo senador, mas parece ter sido dito em um contexto diferente, menos glorioso.

De qualquer forma, a controvérsia sobre o que Graham realmente quis dizer está fora de questão.

Rússia adverte Alemanha e França contra fornecimento de misseis de longo alcançe

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, alertou a Alemanha e a França contra o fornecimento de mísseis de longo alcance à Ucrânia.

South Front | # Traduzido em português do Brasil

Peskov disse a "Moscou. Kremlin. Putin" no canal de TV Rossiya-1 em 4 de junho que o fornecimento de tais mísseis só levará a mais escalada.

"Agora já estamos vendo que começa a discussão sobre entregas, por exemplo, da França, da Alemanha, de mísseis com alcance de 500 ou mais quilômetros. Este é um armamento qualitativamente diferente, que acabará por levar, digamos, a outra espiral de escalada de tensões", advertiu o porta-voz, respondendo a perguntas do jornalista Pavel Zarubin.

Em maio, relatos na mídia alemã revelaram que a Ucrânia havia apresentado um pedido pedindo a Berlim que fornecesse mísseis de cruzeiro de longo alcance KEPD 350 Taurus.

O Taurus é um míssil de cruzeiro sueco-alemão de baixa observável com alcance de mais de 500 quilômetros.

O míssil utiliza um sistema de navegação inercial auxiliado por GPS apoiado por um sistema de correspondência de contorno do terreno. A mesma câmera termográfica usada para navegação no terreno ajuda o míssil a atingir seu alvo durante a aproximação final usando correspondência de imagem.

O Taurus é comparável ao míssil de cruzeiro anglo-francês Storm Shadow, que o Reino Unido forneceu à Ucrânia no início de maio.

A Ucrânia teria recebido uma versão de exportação do Storm Shadow, com o alcance rebaixado de 560 quilômetros para apenas 250. No entanto, não há uma versão rebaixada do Touro, o que significa que a Alemanha poderia fornecer à Ucrânia a versão original que pode, em teoria, chegar à capital russa, Moscou.

A imprensa francesa também revelou que a Ucrânia pode em breve a versão francesa do Storm Shado, que é conhecido como SCALP EG [Système de Croisière Autonome à Longue Portée – Emploi Général, que significa Míssil de Cruzeiro de Longo Alcance de Uso Geral]. Ainda não está claro se o alcance desta versão também será limitado a 250 quilômetros.

Os militares russos já interceptaram dezenas de mísseis Storm Shadow. Vários caças-bombardeiros Su-24 de fabricação soviética ucranianos que foram modificados para lançar o míssil de cruzeiro de longo alcance também foram abatidos ou destruídos no solo.

Ao aumentar as capacidades de ataque de longo alcance de Kiev, o Ocidente não está apenas escalando o conflito na Ucrânia, mas também arriscando um confronto direto com a Rússia.

Ler/Ver em South Front:

Forças ucranianas "assumiram o controle" dos arredores de Bakhmut

Novaonda de ataques russos atinge instalações militares na Ucrânia 

SITUAÇÃO MILITAR NA UCRÂNIA EM 4 DE JUNHO DE 2023 (atualização do mapa)

- A artilharia russa atingiu as posições da AFU perto de Yampolovka;

- A artilharia russa atingiu as posições da AFU perto de Dibrova;

- A artilharia russa destruiu um depósito de munição da AFU perto de Serebryanka;

- A artilharia russa destruiu um depósito de munição da AFU perto de Slovyansk;

- A AFU teria atingido um ponto de controle, sistema de mísseis, 6 unidades de artilharia, 3 depósitos de munição nas últimas 24 horas;

- Os confrontos entre as forças russas e a AFU continuam em Mariinka;

- Os confrontos entre as forças russas e a AFU continuam perto de Bakhmut;

- Os confrontos entre as forças russas e a AFU continuam perto de Avdeevka;

- Até 65 militares ucranianos, 2 veículos blindados, 2 caminhonetes foram destruídos pela artilharia russa na frente de Krasniy-Liman, de acordo com o MOD russo;

- Até 200 militares ucranianos, 2 veículos blindados, 12 veículos motorizados foram destruídos pela artilharia russa na frente de Donetsk, de acordo com o MOD russo;

- Até 240 militares ucranianos, 2 veículos blindados, 9 veículos motorizados foram destruídos pela artilharia russa no sul de Donetsk e na região de Zaporozhye, de acordo com o MOD russo;

- Um grupo de trabalho da AFU com até 10 tanques e outros veículos blindados atacou posições militares russas na área de Neskuchnoe e Priyutnoe;

- A AFU tentou uma ofensiva perto da aldeia de Malaya Tokmachka.

Obs: AFU significa Forças Armadas da Ucrânia

Ler/Ver em South Front:

Situação militar no sul da Ucrânia em 3 de junho de 2023 (Atualização do mapa)

ATAQUE AO NAVIO RUSSO IVAN KHURS EM PRIMEIRA PESSOA -- com vídeo

No final de maio, Kiev atacou o navio de reconhecimento russo Ivan Khurs na zona econômica marítima exclusiva da Turquia. Esta foi mais uma tentativa dos patronos da Otan, Londres e Washington, de escalar e expandir o conflito ucraniano. LINK - em inglês

South Front | # Traduzido em português do Brasil

Kiev lançou barcos não tripulados do centro de operações navais, inaugurado com o apoio dos Estados Unidos em Ochakov em 2018. O controle dos barcos era realizado por meios de inteligência dos EUA por meio de módulos Starlink instalados neles, que eram fornecidos a Kiev pelos Estados Unidos. Os drones usados no ataque provavelmente foram fornecidos pela Grã-Bretanha.

Apesar do apoio da Otan e das tentativas de Kiev de declarar outra falsa vitória, o ataque fracassou. Os barcos foram destruídos, e os Ivan Khurs retornaram triunfantes ao porto russo em Sebastopol sem nenhum dano menor.

Para acabar com a propaganda de Kiev, o Ministério da Defesa russo publicou uma entrevista com a tripulação do navio, que contou os detalhes do incidente.

Ler/Ver em South Front:

Como e por que a propaganda do regime de Kiev 'afundou' o navio 'Ivan Khurs' da Marinha russa

Em vídeo: Barcos não tripulados atacam navio russo no Mar Negro

Novas imagens confirmam que navio de inteligência russo não foi danificado em recente ataque ucraniano

CONFLITO ÉTNICO NO KOSOVO: CORTAR O NÓ GÓRDIO

 

A democracia e a legalidade não resolveram o problema, então os EUA também devem confiar na humanidade, na realidade, no interesse próprio e no puro bom senso.

Anatol Lieven | Responsible Statecraft | # Traduzido em português do Brasil

Na política terrivelmente complicada dos Balcãs Ocidentais, uma coisa pelo menos é bastante clara: sem a presença de tropas ocidentais e a ameaça de intervenção militar da OTAN, grande parte da região voltaria à guerra étnica em grande escala dos anos 1990. Se havia dúvidas sobre isso, elas deveriam ter sido dissipadas pelos últimos confrontos entre sérvios e albaneses no norte do Kosovo.

Estes confrontos, nos quais 30 soldados da Força de Paz Kosovo (KFOR) da NATO também ficaram feridos, tiveram origem num boicote dos sérvios em Mitrovica, às eleições municipais do mês passado, em protesto contra a recusa do governo de etnia albanesa do Kosovo em conceder maior autonomia ao seu distrito. As mesas de voto tiveram de ser vigiadas pela polícia de etnia albanesa depois de a força policial sérvia local se ter demitido no Outono passado em protesto contra a decisão do Governo do Kosovo de substituir as matrículas de automóveis sérvias por placas kosovares.

Mitrovica é o último grande enclave étnico sérvio remanescente no Kosovo, e o governo teme, com razão, que a população de lá use uma maior autonomia como forma de eventualmente se separar do Kosovo e se reunir novamente com a Sérvia. Os sérvios de Mitrovica receiam, com igualmente boas razões, que o estabelecimento do controlo total do governo de Mitrovica acabasse por levá-los a partilhar o destino dos sérvios étnicos noutras partes do Kosovo, que foram expulsos depois de a campanha aérea da OTAN de 1999 ter forçado o exército jugoslavo a retirar-se e estabelecido o domínio dos nacionalistas albaneses no Kosovo.

A independência do Kosovo foi reconhecida pelos Estados Unidos e pela maioria dos países ocidentais após 2008, mas quase metade dos membros da ONU (48%) continua a recusar-se a fazê-lo. A Sérvia nunca reconheceu a independência do Kosovo e, nesta recusa, conta com o apoio da Rússia. As negociações mediadas pelo Ocidente entre a Sérvia e o Kosovo nas últimas duas décadas não levaram a lado nenhum.

PRAZO -- Dia Mundial do Meio Ambiente


Guffo, México | Cartoon Movement - 5 Junho 2023

Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente: ainda temos tempo para salvar o planeta? Confira nossa coleção para mais desenhos animados sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente.

O DESTINO DOS EUA: REVOLUÇÃO OU FASCISMO? -- vídeo da entrevista


Daniel Lazare, nesta entrevista (em inglês) a Finian Cunningham, diz que os Estados Unidos da América estão presos numa fatídica crise política e económica que produzirá qualquer um dos dois resultados. Ou o país caminha para um regime mais autoritário ou haverá uma segunda revolução americana.

Finian Cunningham | Strategic Culture Foundation | # Traduzido em português do Brasil

Daniel Lazare é jornalista, escritor e comentarista especializado em analisar criticamente a política e a Constituição dos Estados Unidos. Ele é autor de vários livros, incluindo The Revolução de Veludo e o Declínio da Democracia Americana.

A pandemia de Covid-19 nos últimos dois anos expõe o estado patológico do capitalismo norte-americano, onde o lucro privado é priorizado em detrimento da saúde pública. Mais de um milhão de pessoas morreram nos EUA, de longe o maior número de mortos de qualquer outra nação.

Em contraste, o número de mortos na China por Covid-19 está em cerca de 5.200, ou 0,5% dos EUA. Isso mostra que a morte e a doença não são inevitáveis, mas sim resultado de uma escolha política. Essa escolha é feita em Washington sob os ditames dos imperativos capitalistas. E não importa se democratas ou republicanos estão no poder.

No entanto, apesar da terrível negligência da saúde pública e de outras necessidades vitais, os Estados Unidos são atormentados pelo militarismo e por uma política externa de busca de confronto com a Rússia e a China.

As contradições dos EUA (e de outros países ocidentais) demonstram que o capitalismo é um sistema sem saída.

A estrutura rígida bipartidária dos Estados Unidos e sua antiquada Constituição do século 18 significam que o sistema não é reformável, diz Lazare.

Premonitório, isso significa que os Estados Unidos, em sua condição de impasse político, estão se movendo em direção a um regime autoritário crescente sob democratas e republicanos, ou o povo assumirá o controle por meio de uma revolução progressiva que coloca os interesses dos trabalhadores e do público em geral em primeiro lugar.

Daniel Lazare apresenta uma escolha dura para o futuro que lembra a revolucionária alemã Rosa Luxemburgo. Escolhemos o socialismo ou a barbárie?

*Os pontos de vista dos contribuintes individuais não representam necessariamente os da Strategic Culture Foundation.

Strategic Culture Foundation - vídeo

Mais lidas da semana