PORTUGAL
Autoridades luxemburguesas e espanholas levantaram dúvidas sobre a atividade do Union Capital Group (UCAP), que gere o World Opportunity Fund, que por sua vez controla o grupo detentor do “Diário de Notícias”, “Jornal de Notícias” e TSF
O grupo Global Media, detentor dos jornais “Diário de Notícias”, “Jornal de Notícias” e da rádio TSF, passou a ser controlado em setembro pelo World Opportunity Fund, registado num paraíso fiscal e detido pela gestora de fundos suíça Union Capital Group (UCAP). E, como escreve o “Público” esta quarta-feira, a UCAP espoletou alertas de várias entidades europeias.
Em janeiro de
Para esta instituição, a UCAP era “desconhecida” e não tinha sido “regulamentada” por ela, não tendo ainda “autorização para prestar serviços financeiros no Luxemburgo”.
Também em Espanha, diz ainda o “Público”, a Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNVM) visou a mesma entidade por não estar registada nem autorizada a “prestar serviços de investimento” no país.
Em Espanha, a United Capital Group está assim impedida da “guarda e administração, por conta de clientes, de instrumentos financeiros”, da “concessão de crédito ou de empréstimo aos investidores”, da “consultoria de investimento” e de “transações em moeda estrangeira”.
Imagem: José Paulo Fafe
Presidente da Comissão Executiva da Global Media na audição da Comissão da Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto na sequência da
crise na Global Media,
RELACIONADOS no Expresso:
Global Media: diretora da TSF acusa José Paulo Fafe de interferência e vai processá-lo
Sem comentários:
Enviar um comentário