quarta-feira, 27 de abril de 2011

RAPIDINHAS DO MARTINHO – 04




MARTINHO JÚNIOR

ÁFRICA PRETENDE LUTAR CONTRA A EPIDEMIA DA “MODESS DEMOCRACY”

…E ao terceiro dia, conforme as escrituras, o continente africano, pela (in)consistência de suas “novas” elites (uma parte delas formatadas nos processos de ingerência agenciados pelas potências, bem como pelos seus interesses e pelas suas conveniências), despertou!

A representação da União Africana, que foi incapaz de se posicionar a tempo e horas em relação à Tunísia e ao Egipto, conseguiu encontrar expressão agora com a Líbia, sendo preciso para esse efeito que, de manipulação em manipulação se tornassem possíveis ingerências ao nível do AFRICOM , da OTAN e de seus aliados extra continentais!!!

Os três estados africanos presentes no Conselho de Segurança da ONU (Nigéria, Gabão e África do Sul), ingenuamente votaram pela ingerência das potências ocidentais, nem sequer esboçando a alternativa da paz e do diálogo, a fim de evitar mais derramamento de sangue, a divisão da Líbia e a delapidação avulsa do seu património face às aves de rapina!

As “novas” elites africanas agora têm bastos motivos para estarem receosas: elas conhecem como ninguém as minas e armadilhas que elas próprias contribuíram para semear intra muros quando optaram pela via capitalista, nas mal paradas parcerias formatadas sobretudo com os ocidentais de inspiração anglo-saxónica, reforçados pelos gauleses de Sarkozy e outros derivados europeus, pelo que agora procuram ensaiar o arrepio do caminho, começando pelo finca-pé em relação ao estrondoso caso da Líbia.

Se as monarquias não são bem vindas a África (e os rebeldes líbios começaram por “restaurar” a bandeira duma monarquia) em que patamar se vão agora situar determinadas castas africanas que tanto se têm esforçado por se identificar com o modelo de castas induzidas pelo império?

Se a “modess democracy” se expande pelo continente como uma virulenta gripe, há todo o risco da barbárie ainda se tornar mais barbárie, mas a África que não tenha ilusões: nada historicamente de novo nos chega do norte (é só constatar a história de mais de 200 anos da América Latina), pelo que África só tem a solução de busca de equilíbrios com o sul e com os emergentes, por muito frágeis que sejam ainda as suas posições no co-relacionamento de forças para com os vampiros!

Martinho Júnior - 25 de Abril de 2011

 ÁFRICA REJEITA PLANOS DOS ESTADOS UNIDOS


Responsáveis americanos e da União Africana (UA) não chegaram a acordo quanto a um plano para pôr termo à crise líbia. A União Africana rejeitou os pedidos de Washington para que Muamar Kadhafi renuncie ao poder e parta para o exílio.

O presidente da Comissão da União Africana, Jean Ping, e a secretária de Estado norte-americana, Hilary Clinton, reunidos durante a segunda cimeira de alto nível entre a UA e os Estados Unidos, que abordou temas como a democracia e as perspectivas políticas em África, não estão de acordo quanto à saída de Kadhafi do poder.

De acordo com um comunicado da União Africana ontem tornado público, o Governo americano tomou nota do empenho da UA a favor de um cessar-fogo na Líbia e o início de negociações sobre uma estratégia política para fazer face às necessidades a longo prazo dos líbios.

Os dois campos, que se reuniram durante dois dias, em Washington, não chegaram a consenso sobre uma estratégia comum para pôr termo à crise líbia.

Os responsáveis americanos fizeram da partida do dirigente líbio uma condição prévia para o relançamento do diálogo político neste país da África do Norte.

Jean Ping apresentou o plano da UA, que insiste na cessação imediata das hostilidades, o fornecimento de ajuda humanitária, a protecção dos estrangeiros que vivem na Líbia, o relançamento de um processo político inclusivo no país e define o período de transição para a aplicação das reformas políticas.

A União Africana insistiu que a questão da liderança política apenas pode ser resolvida pelos próprios líbios, acrescenta o comunicado da União Africana.

Um painel de cinco chefes de Estado foi constituído pela União Africana  para encontrar uma saída da crise na Líbia através do diálogo entre os rebeldes e o Governo de Muamar Kadhafi.

O painel compreende os presidentes Jacob Zuma, da África do Sul, o maliano, Amadou Toumani Touré, o ugandês, Yoweri Museveni, o mauritano, Mohamed Ould Abdel Aziz, e o congolês, Denis Sassou Nguesso.

Uma reunião ministerial do painel deve decorrer hoje, em Addis Abeba, Etiópia, para reflectir sobre os próximos passos a seguir no plano de acção da União Africana”.

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu gostaria de saber EM QUE SÉCULO este blog dirá alguma coisa sobre a Síria.

SÍRIA, um certo país do ORIENTE MÉDIO, QUE VAI VIRAR UMA NOVA LÍBIA.

Algum motivo para nada ser dito?

Página Global disse...

Tem alguma razão, mais que menos. Mas não há motivo especial. Tem calhado assim. Mas há um post aqui: http://paginaglobal.blogspot.com/search?q=siria

Na verdade é pouco.

Iremos dar mais atenção ao que ali se passa.

Obrigados pelo reparo.

Mais lidas da semana