terça-feira, 17 de maio de 2011

Europa: HELMUT KOHL ADVERTE CONTRA REGRESSO DE NACIONALISMOS





O ex-chanceler alemão Helmut Kohl advertiu, segunda-feira à noite, contra o regresso aos nacionalismos na Europa e exigiu solidariedade dos restantes países da União Europeia para com a Grécia, durante a entrega do Prémio Henry Kissinger da American Academy.

"Quem diz que temos de desmontar tudo e começar de novo, engana-se", afirmou Kohl, aludindo assim às críticas no seu próprio partido - os democratas cristãos das CDU - às ajudas à Grécia e às exigências para que este país saia da zona euro.

"Temos de continuar o nosso caminho, por mais difícil que ele seja, a Alemanha sempre teve sucesso quando ajudou os outros", disse ainda o ex-chanceler, de 81 anos.

O elogio na entrega do prémio esteve a cargo do ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, que considerou Kohl "o mais importante estadista europeu desde a II Guerra Mundial, lembrando o seu papel na reunificação das duas Alemanhas, na unidade europeia, na aproximação à Rússia e a outros Estados do leste europeu, e no reforço da NATO.

Kohl foi chanceler da República Federal da Alemanha de 1982 a 1998, cumprindo assim o mandato mais longo de todos os chefes do governo desde a fundação do país, em 1949.

O ex-secretário de Estado norte-americano, Henry Kissinger, entregou pessoalmente o prémio a Helmut Kohl.

A chanceler Angela Merkel, que também compareceu à cerimónia realizada na sede da American Academy, em Berlim-Wannsee, afirmou, em curta intervenção, que Helmut Kohl "impulsionou o processo da unidade alemã com grande visão, clareza e amor pelos alemães de leste", considerando também decisivo o apoio à reunificação dos então presidentes norte-americanos George Bush sénior e Bill Clinton.

O Prémio Henry Kissinger, que existe desde 2007, já foi atribuído também ao ex-chanceler alemão Helmut Schmidt, ao ex-presidente norte-americano George Bush sénior, ao ex-presidente alemão Richard von Weizsaecker e ao prefeito de Nova Iorque, Michael Bloomberg.

Sem comentários:

Mais lidas da semana