terça-feira, 17 de maio de 2011

Tailândia: IRMÃ DE THAKSIN SHINAWATRA CANDIDATA A PRIMEIRA MINISTRA




MDR - LUSA

Banguecoque, 16 mai (Lusa) -- O principal partido da oposição na Tailândia, Pheu Thai, nomeou hoje a irmã do ex-chefe do governo exilado Thaksin Shinawatra como candidata a primeiro-ministro nas legislativas de 03 de julho.

Yingluck Shinawatra, 43, tem pouca experiência política e é vista como uma "marioneta" de Thaksin. Yingluck é a primeira mulher candidata à chefia do governo na Tailândia.

O Partido Democrata, no poder, não nomeou até agora o seu candidato a primeiro-ministro, mas a escolha deverá recair no atual chefe do governo, Abhisit Vejjajiva.

A Tailândia vive em instabilidade política desde que Thaksin, 61 anos, foi deposto por um golpe militar em 2006, sob a acusação de corrupção e de desrespeito pela monarquia.

Thaksin fugiu do país para escapar à prisão e está impedido de se candidatar a cargos públicos, mas continua a ser muito popular entre os eleitores, sobretudo das zonas rurais.

Yingluck fez carreira nas empresas ligadas à família Shinawatra. Thaksin, um dos homens mais ricos da Tailândia, fez a sua fortuna nas telecomunicações.

Thaksin Shinawatra nomeou diversas vezes familiares para cargos políticos. Em 2003 nomeou o primo Chaisit Shinawatra para comandante do exército e, em 2007e conseguiu que o partido nomeasse o cunhado, Somchai Wongsawat, para primeiro-ministro, embora este tenha sido demitido por ordem do tribunal.

Em 2010, os apoiantes de Thaksin, conhecidos como "camisas vermelhas", protagonizaram dois meses de manifestações na capital que degeneraram em violência, terminando com pelo menos 91 mortos e cerca de 1.400 feridos.

Sem comentários:

Mais lidas da semana