quarta-feira, 18 de maio de 2011

Timor-Leste: Deputados concordam com adiamento na entrada para a ASEAN





Díli - O deputado timorense Adérito Hugo da Costa, membro do Congresso Nacional de Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), declarou que concorda com a decisão de Singapura que impede Timor-Leste de se tornar Estado membro da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), em 2012.

O deputado do CNRT considera que Timor-Leste se deve preparar antes de aderir à ASEAN. «Apesar de termos estipulado a entrada de Timor-Leste para a organização em 2012, não avaliámos claramente os nossos problemas», disse Adérito da Costa, afirmando ainda que está satisfeito por Singapura ter evidenciado as fragilidades do país.

O deputado do Partido Social-Democrata (PSD), Mário Viegas Carrascalão, concorda que Timor-Leste não possui recursos humanos suficientes para competir numa economia regional. «Singapura procura a criação de uma economia global na Ásia, e constataram que Timor-Leste não possui os recursos necessários para entrar para a organização», disse Mário Viegas Carrascalão.

Na opinião do deputado do PSD ainda é cedo para Timor-Leste competir com outros países, especialmente a Malásia e a Indonésia. Já o deputado Francisco Branco, da Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente (FRETILIN), confirma que os recursos humanos no país são mínimos.

Também o Primeiro-ministro Xanana Gusmão declarou recentemente que o povo timorense deverá aceitar a decisão de Singapura, afirmando ainda que o Governo e órgãos de soberania devem trabalhar em c
onjunto para incrementar esta questão.

(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Mais lidas da semana