quarta-feira, 18 de maio de 2011

Timor-Leste disponível para apoiar exploração petrolífera em São Tomé e Príncipe




MACAUHUB

São Tomé, São Tomé e Príncipe, 18 Mai – O governo de Timor-Leste está disponível para ajudar São Tomé e Príncipe no processo que visa a exploração de petróleo através de cooperação bilateral, disse segunda-feira em São Tomé o secretário de Estado timorense dos Recursos Naturais, Alfredo Pires.

Pires fez esta declaração no final de uma palestra na capital de São Tomé e Príncipe sobre a experiência do seu país na indústria petrolífera numa perspectiva de apoiar a exploração petrolífera no arquipélago São Tomé e Príncipe.

Tendo manifestado a vontade de se estabelecer “um memorando de amizade” entre os dois países virado para o sector de petróleo, o governante timorense sublinhou que “podemos estabelecer uma parceria de troca de conhecimentos e experiências através de estágios de formação”.

Além de formação de quadros no sector de petróleo, Alfredo Pires admitiu uma eventual intervenção de Timor-Leste através de assessoria técnica, de entre outras possibilidades de cooperação no domínio petrolífero com São Tomé e Príncipe.

Além de vários encontros de trabalho com o ministro são-tomense dos Recursos Naturais, Carlos Vila Nova, o governante timorense que se encontra há quatro dias em São Tomé, teve audiências com responsáveis da Agência Nacional de Petróleo de São Tomé e Príncipe bem como com os da Autoridade Conjunta de exploração com a Nigéria.

Além de uma zona conjunta com a Nigéria na base de tratado político de exploração, São Tomé e Príncipe dispõe ainda de uma área marítima exclusiva ainda por explorar. (macauhub)

Notícias relacionadas:

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Alfredo Pires,

Presunção e água benta cada um toma a que quer. O Catuas Horta deportado politico, pagava as contas da familia e vendia Querosene lá em Laclubar, agora voçê que nem os sapatos sabe apertar vai-se oferecer para ajudar os São Tomenses a explorar o petróleo?? Eles não precisão têm lá os Nigerianos bem perto que para roubar sabem a missa toda melhor do que voçê. Cresça e apreça.
No final de 4 anos de governo ainda não vimos 1 gota de petróleo explorada pelo Sr. Alfredo Pires só Bla Bla Bla, que é a sua especialidade. Vá passar férias para outro sitio mais barato para as finanças do seu governo.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Mais lidas da semana