quinta-feira, 26 de maio de 2011

Timor Leste: Zacarias da Costa apelou à revitalização do Movimento dos Não-Alinhados




MSO - LUSA

Díli, 26 mai (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, Zacarias da Costa, apelou hoje ao Movimento dos Países Não-Alinhados para que revitalize a organização, "a fim de responder eficazmente aos desafios globais contemporâneos".

Falando em Bali, onde participa na 16 ª Conferência Ministerial do Movimento dos Não-Alinhados, Zacarias da Costa considerou importante a revitalização do Movimento dos Não-Alinhados, "olhando para os seus princípios fundadores, mas também para as realidades contemporâneas".

"Devemos olhar também para áreas que são importantes para o nosso desenvolvimento e para a promoção ativa e efetiva da participação dos países em desenvolvimento na comunidade internacional. O diálogo construtivo entre os Estados em busca dos nossos objetivos e valores compartilhados, é fundamental para enfrentar os múltiplos desafios", disse o governante timorense.

No discurso proferido hoje de manhã, o ministro destacou a importância de capacitar e envolver as mulheres e os jovens nesse desenvolvimento, destacando o efeito exponencial que têm na sociedade.

"Os Princípios de Bandung devem ser um catalisador nesse esforço. No movimento no sentido de reconhecer a igualdade de todas as nações, raças e povos, é importante destacar também a necessidade de capacitar mulheres e jovens, a igualdade de género, porque são cruciais para o desenvolvimento sustentável dos nossos países", declarou.

Falando de Timor-Leste, Zacarias da Costa destacou o compromisso de país com o respeito pelos direitos humanos, a democracia e o Estado de Direito.

Por último lembrou "a difícil situação dos povos do Sara Ocidental e da Palestina e o seu direito à autodeterminação".

Timor-Leste aderiu ao Movimento dos Países Não-Alinhados em 2003.

Segundo uma nota divulgada pelo seu Ministério dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste o Zacarias da Costa reuniu à margem da Conferência com os seus homólogos da ASEAN, para discutir e promover a candidatura de adesão do seu país aquela organização.

Sem comentários:

Mais lidas da semana