sábado, 11 de junho de 2011

Aristides Lima espera que novo Governo reforce políticas de integração de caboverdianos




EA - LUSA

Lisboa, 10 jun (Lusa) - O candidato a presidente de Cabo Verde Aristides Lima espera que o novo Governo de Portugal possa reforçar as políticas de integração dos caboverdianos no país, considerando que "há condições para isso".

Aristides Lima está em Portugal para encontrar-se com os seus apoiantes e com eleitores nas eleições presidenciais de 07 de agosto, para as quais concorre com mais três candidatos.

Aproveitou a visita a Lisboa para felicitar o líder social-democrata pela vitória nas eleições legislativas e foi recebido por Pedro Passos ao final do dia.

Em declarações à agência Lusa, Aristides Lima disse desejar que as relações entre Cabo Verde e Portugal que são "excelentes" possam elevar-se "ainda mais para um novo patamar" nomeadamente na economia, relações comerciais, cultura e ciência.

Embora considere ser "natural" que a crise económica afete todos, "não só os portugueses mas também os caboverdianos", o candidato a presidente de Cabo Verde realçou que nos últimos anos "tem havido políticas interessantes de integração" dos caboverdianos.

"Desejamos que com o novo Governo essas políticas possam ter continuidade e ser ainda mais reforçadas, penso que há condições para isso", salientou.

Aristides Lima pretende explicar aos apoiantes em Portugal as razões da sua candidatura que é considerada uma "candidatura de cidadania" uma vez que não tem o apoio oficial dos principais partidos políticos caboverdianos.

O objetivo é "ser presidente de todos os caboverdianos, exercer o cargo com autonomia, com dinamismo e com muita proximidade das populações e ser um provedor das comunidades emigradas, velar pelo respeito dos direitos dos nossos compatriotas no exterior", como referiu.

"Penso que o Presidente da República deve ser alguém que esteja muito próximo do povo e a nossa comunidade é uma parte essencial", defendeu Aristides Lima.

Por isso, "vamos procurar contribuir para que os problemas desta comunidade sejam equacionados, quer nos países de acolhimento, quer no nosso próprio país e procurar reforçar o espírito de comunidade, apoiar as organizações e associações da comunidade" e dar apoio à cultura caboverdiana.

Questionado sobre o problema de falta de abastecimento de água que afeta a cidade da Praia, o candidato a Presidente referiu esperar que seja resolvido "em breve" já que "está a fazer-se tudo para que as dificuldades sejam superadas".

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana