sexta-feira, 3 de junho de 2011

Austrália: PRIMEIRA-MINISTRA ANUNCIA NOVO COMANDANTE DAS FORÇAS ARMADAS




FV - LUSA

Sidney, 01 jun (EFE).- A primeira-ministra australiana, Julia Gillard, nomeou hoje David Hurley como novo chefe das Forças Armadas, um anúncio feito após a morte de dois soldados na segunda-feira no Afeganistão, um deles atingido por um soldado afegão, num incidente ainda por determinar.

O tenente-general Hurley, segundo no comando das forças armadas australianas, vai substituir, a partir de 04 de julho, o marechal Angus Houston, que vai reformar-se depois de ter exercido o cargo durante seis anos.

Acompanhada pelo ministro da Defesa, Stephen Smith, Júlia Gillard confiou a nova liderança a Hurley num momento difícil e "dor" para as forças armadas, e anunciou que o contra-almirante Ray Griggs assumirá a liderança da Marinha, substituindo o vice-almirante Russ Crane.

Além destas alterações, o major-general David Morrison será o novo chefe do Exército, em substituição do tenente-general Ken Gillespie, e o vice-marechal Geoff Brown assumirá a liderança da Força Aérea, cargo antigamente ocupado por Mark Binskin.

A renovação da liderança militar acontece num contexto de atrito entre o Ministério da Defesa e as Forças Armadas pela alegada "falta de cooperação durante o ciclone Yasi no início deste ano" e por "gastos elevados numa série de projetos", avançou hoje o portal de notícias "The West Australian".

Recentemente, as forças armadas australianas viram-se envolvidas numa série de escândalos sexuais e de abusos de poder, supostamente cometidos em escolas de formação militar no Afeganistão.

Sem comentários:

Mais lidas da semana