segunda-feira, 27 de junho de 2011

Decorrem contactos entre representantes do regime e rebeldes sobre destino a dar a Kadhafi




ANC - LUSA

Paris, 26 jun (Lusa) - Representantes do regime líbio e dos rebeldes estão a realizar contactos centrados sobretudo no destino a dar ao coronel Muammar Kadhafi, afirmou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Alain Juppé.

"Não conheço os pormenores, naturalmente, mas sei que estão, por exemplo, a tratar do destino reservado ao próprio Kadhafi, que é neste momento uma das questões centrais, antes de se chegar ao ponto que nos permita passar da fase militar à política", indicou o chefe da diplomacia francesa.

Numa entrevista ao programa Le Grand Jury/RTL/Le Monde, Juppé disse que esses contactos "são mais uma prova" de que se pode "ter esperança no processo de reconciliação nacional" na Líbia.

Após a fase política, chegará a fase da reconstrução, "que caberá à Líbia, mas na qual deveremos acompanhá-la", supervisionando "o cumprimento do cessar-fogo", sublinhou.

O ministro francês observou que se um assunto como este não o preocupasse "seria um irresponsável", mas defendeu que "há que superar as preocupações para agir" e expressou a sua confiança no Conselho Nacional de Transição (CNT) líbio, que reúne os opositores a Kadhafi.

"Seria surrealista dizer que não há qualquer risco [de que posteriormente a situação se degrade], mas penso que esse risco é pequeno, que temos perante nós pessoas responsáveis e que, dando-lhes acompanhamento, conseguiremos a reconstrução do país", sustentou Alain Juppé.

Sem comentários:

Mais lidas da semana